Embora a multa por atraso de aluguel seja fixa, os juros vão se acumulando ao longo dos meses. Entretanto, os juros devem ser calculados de forma simples, ou seja, se o atraso for de 5 meses, os juros são de 5% sobre o total da dívida, sendo proibido incidir juros sobre juros até totalizar os 5 meses.
O que acontece se eu quebrar um contrato de aluguel e não pagar a multa?
Variando de acordo com o motivo da rescisão e as cláusulas do contrato, a quebra do mesmo pode ter diversas consequências, como: ação judicial; multa rescisória; indenização por danos ao imóvel.
Segundo a norma, quando a devolução do imóvel é decorrente de transferência do local de trabalho, o inquilino não é obrigado a pagar a multa. Para isso, é imprescindível notificar o proprietário, por escrito, no prazo mínimo de 30 dias de antecedência.
4 estabelece que o locatário não precisa pagar a multa rescisória no caso de transferência do seu local de trabalho. Nesse tipo de situação, o inquilino pode fazer a quebra de contrato de aluguel sem ônus, desde que notifique o locador com pelo menos 30 dias de antecedência.
Quanto tempo posso atrasar o aluguel sem pagar multa?
A Lei do Inquilinato permite que o proprietário inicie o processo de despejo logo após o 1º dia de atraso, ou seja, se o aluguel venceu no dia 10, a partir do dia 11 do mesmo mês, não sendo identificado o pagamento, o locador poderá pedir judicialmente o despejo.
Não é permitido, por exemplo, cobrar uma multa de 100% por atraso, mas existem padrões utilizados no mercado. A multa aplicada é geralmente uma proporção do valor do aluguel, com uma taxa que pode variar entre 10% e 20%, a depender da região e do proprietário.
O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.
Com exceção ao que estipula o § 2o do art. 54-A, o locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada.”
Como encerrar um contrato de aluguel sem pagar multa?
Sendo assim, desde que o inquilino notifique por escrito o proprietário e prove sua transferência, é direito do inquilino efetuar a rescisão antecipada isento de multas. Outro cenário que devemos destacar é caso seja identificado algum dano ao imóvel que seja anterior à negociação do contrato.
Assim, vale o que foi combinado entre o locador e o locatário. Em geral, a maioria dos contratos prevê multa de 10% em caso de atraso, mas pode ser outra quantia. Já os juros, o máximo permitido é de 1% ao mês (somente instituições financeiras podem cobrar mais do que 1% ao mês de juros).
É possível parcelar e negociar a multa rescisória? Como a lei não estabelece a obrigatoriedade de parcelamento da multa, essa questão depende do acordo entre locador e locatário. Mas, sim, é possível – desde que seja acordado.
Quebra de contrato por parte do locador: Se o locador violar o contrato de alguma forma, como não fornecer um ambiente habitável ou não realizar reparos necessários, o locatário pode ter o direito de rescindir o contrato sem pagar multa.
Deve ocorrer o pagamento da multa rescisória pelo Locador ao Locatário Após Rescisão Contratual, De acordo com o artigo 4 da lei 8.245/91, o locador é responsável pelo pagamento da multa rescisória em benefício do locatário.
O pagamento da multa por rescisão em contrato de locação deve ser pago de forma proporcional ao tempo da locação. Portanto, sim, é obrigatório o pagamento da multa por rescisão do contrato de aluguel na pandemia.
Para calcular a MULTA você precisa dividir o valor da multa pelo prazo firmado em contrato: R$ 2.000,00: 24 meses = R$ 83,33. Obtendo o valor da multa por mês você deve calcular a quantidade de meses que o contrato não foi cumprido e multiplicar pelo valor da multa mensal.
Quanto tempo posso sair do aluguel sem pagar multa?
Agora, caso o prazo para realizar as obras urgente demore 30 (trinta) dias o inquilino poderá realizar a rescisão do contrato de locação sem o pagamento da multa estipulada em contrato, conforme o artigo 26 da Lei do inquilinato. Vejamos: Art.
O locatário que for transferido de local de trabalho e necessitar entregar o imóvel antecipadamente, não precisa pagar a multa da rescisão contratual. Referida exceção está prevista no parágrafo único do artigo 4º da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991).
O que acontece se quebrar o contrato de aluguel e não pagar a multa?
A multa rescisória será aplicada na hipótese de quebra do contrato por descumprimento contratual, como inadimplência no pagamento do aluguel ou pedido de rescisão contratual antes do período de locação acordado.
É possível solicitar uma rescisão por conveniência ou com um recurso conhecido no universo jurídico como distrato bilateral. Com esse dispositivo, é permitido que ambas as partes possam rescindir o contrato por qualquer motivo, a qualquer momento, sem previsão de pagamento de multa ou cumprimento de carência.
É possível ter isenção da multa por quebra de contrato de aluguel?
É possível ter isenção da multa rescisória do contrato de aluguel quando o inquilino comprova a mudança motivada por transferência de emprego para outra cidade.
Qual o valor máximo de multa por atraso no aluguel?
Para Marcel de Toledo, especialista em direito imobiliário e Diretor de Marketing do Grupo SP Imóvel, a multa de 10% por atraso no pagamento do aluguel é legal caso esteja previsto em contrato. Não estando em contrato ela não pode ser aplicada, portanto, nas locações diretas não se pode cobrar multa.
Segundo a Lei do Inquilinato, o locatário que faltar com o pagamento do aluguel pode ser convocado a desocupar o imóvel até 15 dias. É importante ter em mente que o proprietário tem o direito de iniciar uma ação de despejo com um dia de atraso do aluguel.