Os cinco maiores produtores de abacaxi no mundo são Costa Rica, Indonèsia, Filipinas, Brasil e China. Os problemas mais enfrentados pela abacaxicultura são a fusariose, a murcha associada à cochonilha, a broca-do-fruto e o manejo inadequado da adubação. Todos esses fatores impactam na produtividade.
Qual é a cidade que produz mais abacaxi no Brasil?
A produção é cultivada em quase todo o Pará, com destaque para Floresta do Araguaia, município que sozinho reina como o maior produtor de abacaxi do Brasil. Ainda tem dúvida porque ele é majestade? O Brasil é o terceiro produtor mundial de abacaxi, com quase 1,5 bilhão de frutos colhidos em cerca de 60 mil hectares.
Quais são os maiores produtores de abacaxi do mundo?
Os cinco maiores produtores de abacaxi no mundo são Costa Rica, Indonèsia, Filipinas, Brasil e China. Os problemas mais enfrentados pela abacaxicultura são a fusariose, a murcha associada à cochonilha, a broca-do-fruto e o manejo inadequado da adubação. Todos esses fatores impactam na produtividade.
Em relação às principais frutas produzidas em 2018, destacam-se a Banana, Melancia, Maçã, Uva e a Laranja. Juntas estas espécies responderam por 57,6% do volume total da fruticultura mundial, que foi de 867,2 milhões de toneladas.
Conhecida como Terra do Abacaxi, a cidade de Pombos, localizada a 57 quilômetros do Recife, conseguiu despertar o interesse do maior gigante asiático, a China. A atenção do país chinês foi chamada pela fartura dos frutos mais doces do Brasil, em meio ao Agreste pernambucano, onde o clima é semiárido.
Existem duas variedades principais de abacaxi: Havaí e Pérola. As diferenças entre elas são muito evidentes. Há algum tempo apareceu o Jupi, um abacaxi do tipo Pérola com formato retangular. O abacaxi Pérola tem formato mais alongado, baixa acidez, a polpa branca e espinhos na coroa.
As cultivares mais conhecidas no Brasil são: Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne, Perolera e Primavera. É a cultivar mais plantada no mundo, correspondendo a 70% da produção mundial, conhecido também por abacaxi havaiano.
Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.
Qual é o País que é o maior produtor de café do mundo?
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Na safra 2023/24, a expectativa é colher 44,9 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21,4 milhões de café robusta.
O Brasil é o quarto maior produtor mundial, ficando atrás somente de Índia, China e Indonésia. De acordo com os dados do IBGE, a safra 2021/22 foi de cerca de 7 milhões de toneladas, em uma área de 453.273 hectares. Um mercado que movimenta mais de R$ 13,8 bilhões por ano.
Nos elaborados pratos das cortes, o abacaxi logo encontrou seu lugar de destaque culinário, nem que fosse apenas como enfeite; e até o início do século 19, em continente europeu, a fruta continuou sendo uma iguaria rara e cara. Hoje, como no Brasil, pode ser encontrado em supermercados da Europa quase o ano todo.
Piracicaba, 02 – Os principais estados produtores de abacaxi no Brasil são Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraíba e Pernambuco (80% do total).
Apesar de ser conhecido mundialmente pela produção de frutas típicas da região, como o guaraná, o açaí e o cupuaçu, o Amazonas gaba-se também de ter o abacaxi mais doce do planeta. O fruto tem alto teor de açúcar e baixa acidez, o que lhe confere características únicas de sabor.
A fruta mais doce do mundo, segundo o livro dos recordes Guinness Book, não está em florestas tropicais brasileiras, mas no continente asiático. Quem ganha o título é a manga carabao, ou manila. Originária das Filipinas, ela pode ser encontrada com facilidade em todo o sudeste da Ásia.
Conhecida mundialmente como “A Capital do Abacaxi”. Floresta é o município que mais produz abacaxi no Brasil, registrando produção de mais duzentos milhões de frutos por ano; com safra intensa de dezembro a maio.
O abacaxizeiro frutifica dentro de 24 meses após o plantio quando as mudas são do tipo coroa; 15-18 meses, quando as mudas são do tipo rebentão; e 20 e 22 meses, quando as mudas são do tipo filhote. De modo geral, pode-se obter de 15 - 20 mil frutas/ha por safra, servindo este valor como média para as variedades.
O abacaxi é uma das frutas tropicais mais consumidas no mundo. O cultivo comercial no Brasil iniciou nas primeiras décadas do século XX, com destaque para as regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
Embora não apareça na lista das cinco frutas mais vendidas, a banana é a fruta mais consumida no Brasil. No ranking de frutas divulgado pela Ceagesp, ela ocupa a 11ª, com 66.075,45 toneladas comercializadas na companhia.