Como saber se o motor precisa ser retificado?
Sinais de que um motor precisa ser retificado!
- Aumento no consumo de óleo lubrificante;
- Excesso de fumaça no escapamento;
- Perda de potência;
- Aumento no consumo de combustível;
- Superaquecimento do motor;
- Barulhos e/ou ruídos.
Qual o tempo de vida de um motor retificado?
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.Como eu sei que preciso retificar o motor?
Geralmente a decisão de retificar motor do carro vem seguida de alguns sintomas que possam identificar um desgaste das peças e um desempenho abaixo do esperado. Normalmente esse diagnóstico surge quando o automóvel chega a uma quilometragem muito alta, acima de 200.000 km rodados.O que é melhor retificar ou comprar outro motor?
Retificar o motor é o jeito mais eficiente e econômico de expandir a vida do seu automóvel e aumentar o valor na hora da revenda.O que é a retífica de motor? | Mecânica Fácil
Quanto tempo dura um motor sem retífica?
Um veículo que teve maior parte de sua quilometragem feita em rodovias e tendo manutenções em dia poderá atingir mais de 500 mil km sem precisar de retífica. Enquanto um motor que foi abusado em trajetos urbanos curtos sofrerá mais desgaste mesmo rodando memos.É bom comprar carro com motor retificado?
Em geral, a retificação é uma boa opção para seu veículo. Você terá um motor praticamente novo e o desempenho será o mesmo ou até melhor de antes de apresentar o problema. Com peças boas e profissionais qualificados para executar esse serviço, vale muito a pena retificar o motor de um veículo.Qual é o valor para retificar o motor?
O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.Como fica o motor depois de retificado?
Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente.Qual é a garantia de um motor retificado?
Irrestringível, irrenunciável e inegociável. O prazo para exercício de direito de Garantia Legal dos serviços de retífica de motores, considerado como serviços duráveis, é de 90 dias, a contar da data do término do serviço e entrega ao cliente.Como saber se a retífica do motor foi bem feita?
Como saber se o motor foi retificadoO que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Tem que amaciar motor retificado?
Num carro zero ou com o motor retificado, a maioria dos motoristas obedece a regrinha básica de amaciar o motor. Isso significa dar uma maneirada nos primeiros 500 a 1000 km para que as peças que se atritam, como os pistões nos cilindros fiquem bem assentadas.Como saber se uma retífica foi bem feita?
Como saber se a retífica foi bem-feita? Para saber se a retífica do motor foi bem-feita, você deve observar seu carro atentamente nos primeiros 1000 km rodados depois do serviço, lembrando de manter a água e o óleo dentro dos limites adequados.Quando o cabeçote não dá mais retífica?
Quando não é preciso fazer retíficaCaso o dano pelo superaquecimento seja menor, a retífica não é necessária. Assim, basta realizar a troca da junta. Quando isso acontece, o procedimento mais correto é desligar o propulsor e rebocar o veículo.
Como saber se o motor está cansado?
Quais os principais sinais de que o motor do carro está fundido?
- Ruídos leves. ...
- Superaquecimento do motor. ...
- Dificuldades em dar a partida. ...
- Odores repentinos. ...
- Aumento do consumo de combustível. ...
- Marcas de óleos visíveis no chão. ...
- Fumaça escura saindo do cano de escape.
Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica?
Quando se faz a identificação do problema com alguma antecedência, há uma grande possibilidade de que os gastos financeiros sejam menores, assim como os danos. Em geral, a retífica não é necessária se o problema é pequeno - nesse caso, costuma-se fazer a troca da junta do cabeçote, em vez de mexer em todo o sistema.Porque retífica é caro?
Uma retífica pode se tornar bem salgada dependendo do estado do motor e dos componentes. Imagine que o mecânico precisará abrir todo o bloco do motor e o cabeçote verificando item por item, além da mão de obra, tem também o custo das peças… por isso o trabalho se torna mais caro.Qual a diferença de fazer o motor é retificar?
Também conhecido como “fazer o motor”, a retífica consiste, basicamente, em desmontar o propulsor, trocar peças móveis e realizar a usinagem do bloco. A ideia é voltar às especificações de um motor novo. VEJA TAMBÉM: A incrível maracutaia do óleo grosso para esconder necessidade de retífica.Quando trocar o óleo do motor retificado?
A primeira troca de óleo do motor retificado deve ocorrer, geralmente, entre 500 e 1.000 quilômetros após o conserto. As trocas seguintes, via de regra, ocorrem 3.000 e 5.000 quilômetros após a retífica.O que trocar quando retificar o motor?
Um recondicionamento geral prevê a troca de componentes como bronzinas, anéis e pistões, além da “usinagem” de peças como virabrequim, bielas, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros. Porém, muitos projetos de motores permitem consertos parciais.O que fazer depois de retificar o motor?
Depois de retificar um motor, é necessário que se avalie o estado dela, a partir dos seguintes aspectos:
- Conferir se o bloco está seco e não apresenta água ou óleo em suas conexões ou juntas;
- Avaliar se, durante o tráfego do veículo, não há falhas, trancos, ruídos ou barulhos incomuns;