O que acontece se não trocar o amortecedor do carro?
Quando o amortecedor já está velho e deixa de cumprir suas funções ele pode acarretar no mal funcionamento de outros componentes, como aumentar o desgaste dos pneus, por exemplo. Isso, resultaria em um gasto ainda maior para o dono do veículo.
Quando eles estão desgastados, o veículo corre o risco de não manter os pneus no solo da forma como deveria, o que aumentam as chances de derrapagem, especialmente em pistas molhadas, e de eventuais acidentes.
Um dos principais sinais que os amortecedores estão desgastados é a sensação de vibração ou rolamento excessivo do veículo ao passar por solavancos, buracos ou irregularidades na estrada. Ao passar por um quebra mola ou buracos na pista, o carro pode ficar desconfortável devido a movimentação da carroceria.
A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km.
BARULHO NA SUSPENSÃO BATENDO MUITO VIBRANDO CLASSIC CELTA PRISMA CORSA AGILE MONTANA 1.0 1.4 1.6 1.8
Como saber se está na hora de trocar o amortecedor?
Quando o amortecedor perde pressão interna, a possibilidade de chegar ao final de seu cursor é maior. Por isso, se ao encarar buraco, por menor que seja, perceber uma batida 'seca', ou algum barulho ao passar por lombadas e subir rampas de garagem, provavelmente passou da hora de trocar o amortecedor.
Qual o problema de andar com amortecedor estourado?
- Balanço excessivo da carroceria, principalmente em curvas, frenagens ou arrancadas; - Desgaste irregular dos pneus, com marcas de escamação ou bolhas; - Dificuldade de manter o alinhamento e o balanceamento do veículo; - Vazamento de óleo na parte inferior do amortecedor.
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.
Riscos de Rodar com o Amortecedor de Carro Estragado
Como o amortecedor do carro está diretamente ligado ao contato que o pneu faz com o solo e a estabilidade do veículo como um todo, rodar com as peças desgastadas pode colocar você em perigo.
Eficiência reduzida da travagem – Os amortecedores gastos podem ter um efeito adverso no desempenho dos seus travões. A distância de travagem do seu veículo pode aumentar, o que pode ser crítico numa situação de travagem de emergência. Existe também um maior risco de derrapagem em pisos molhados.
O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. Garantindo mais estabilidade e segurança na condução. Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.
Quando troca o amortecedor, tem que fazer alinhamento.?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.
Em condições normais de uso, as fábricas recomendam a troca, em média, a cada 30.000 km. O motorista deve substituir as peças sempre aos pares. ``Trocar apenas um amortecedor nunca é recomendável, pois haverá diferença de pressão entre a peça nova e a usada'', afirma Nílson Aurélio Rey, da loja Pneu Rey.
Sendo assim, trocar apenas um amortecedor pode causar um desequilíbrio no sistema. Dessa forma, comprometendo a segurança e o desempenho do veículo. Portanto, lembre-se de trocar os demais. Porque, ao deixar os pares de amortecedores novos com os antigos, poderá haver diferença de pressão entre essas peças.
A questão é que não há necessidade de substituir os 4 amortecedores de uma só vez. Se apenas um dos dianteiros apresentar desgaste, reponha apenas a dupla do eixo frontal. A troca em pares de um mesmo eixo serve para preservar a segurança ao volante.
Sempre informamos ao cliente, que o tempo de serviço em loja para a troca dos amortecedores, leva em torno de 2 a 4 horas, após os amortecedores serem retirados do seu veiculo.
Como saber que está na hora de trocar os amortecedores? O ideal é checar os amortecedores da suspensão a cada 10.000 km ou em intervalos de 5.000 km, quando o carro já tiver mais de cinco anos de uso. As peças dão sinais de desgaste, embora por vezes não sejam perceptíveis.
As buchas de borracha e as articulações da suspensão podem se desgastar com o tempo e o uso, resultando em rangidos quando estão em movimento. Há ainda os amortecedores, projetados para absorver choques e impactos, que também fazem barulhos quando desgastados.
Quando o seu carro bate seco ao transitar por uma lombada, isso pode ser um sinal de que a suspensão não está operando corretamente. A suspensão é crucial para absorver os impactos do terreno, proporcionando uma condução confortável e segura.
O veículo inclina ao travar – Sente que a dianteira do seu automóvel se inclina rapidamente em direção ao chão quando trava? Esta situação é conhecida como "mergulho de nariz" e pode indicar amortecedores gastos. É perigoso, porque pode causar um aumento da distância de travagem.
Amortecedor não tem prazo para troca, nem quilometragem, nem um ano, nem dois anos. Amortecedor pode durar 10. mil quilômetros ou mais de 100 mil. Se você andar numa estrada esburacada, passar num buraco, o amortecedor acaba em 5 mil quilometros, já era.
Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.