Diferente do que muitos imaginam, saber de quanto em quanto tempo é preciso fazer a calibragem é bem simples: em geral, o ideal é que você faça o processo a cada 15 dias, em condições normais de uso. Em algumas condições específicas, a frequência para calibrar os pneus pode mudar um pouco.
Quanto tempo leva para um pneu esfriar para calibrar?
Temperatura dos pneus é fundamental
A calibragem deve ser feita sempre com os pneus frios. O veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Quando deve ser feita a calibragem de pneus? O indicado é que o condutor confira a pressão dos pneus regularmente, de preferência, todos os dias. Mas o enchimento dos pneus deve ser feito, pelo menos, a cada 15 dias.
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O que acontece se eu calibrar demais o pneu?
6 - A performance de frenagem de seu veículo pode piorar
Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.
Principalmente se você calibrar os pneus a cada 15 dias, diz a Quatro Rodas, pois o custo do uso da calibragem está na média de R$ 3 a R$ 8 ou até R$ 10 por pneu.
Em princípio, de acordo com alguns Procons consultados pela reportagem, não há irregularidade na cobrança. “É um serviço que pode ser cobrado ou não, mas o consumidor pode e deve escolher e não abastecer no posto. É uma escolha pessoal, já que isso sempre foi cortesia”, diz o órgão.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro.
Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta. Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento.
Em dias de chuva, a calibragem correta faz uma diferença ainda maior. Pneus calibrados com pressão abaixo do recomendado favorecem a aquaplanagem (perda total de aderência devido à água na pista).
Isso se dá por eles estarem quentes. A calibragem deve ocorrer no momento que eles estiverem frios. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento. Um pneu quente aumenta a pressão do pneu e pode causar acidentes.
Qual o melhor horário para calibrar os pneus do carro?
A melhor hora para calibrar os pneus é quando eles estão frios. Isso significa que o carro deve estar parado por pelo menos três horas ou ter rodado menos de 3 km a baixa velocidade. Pneus quentes expandem devido ao calor gerado pela fricção com a estrada, resultando em leituras de pressão incorretas.
Alguns minutinhos não vão prejudicar os seus ganhos, mas vão trazer maior segurança na hora de encher os pneus. É que, depois de rodar por um tempo, o ar dentro do pneu aquece e aumenta a pressão, e isso pode enganar o calibrador, colocando mais ou menos ar. Essa dica vale também pra quando o tempo está mais frio.
É importante realizar a calibragem também no pneu de estepe. O mesmo pode passar pelo procedimento uma vez a cada 60 dias e, indicamos utilizar uma pressão de até 5 psi acima dos demais pneus.
A calibragem inadequada pode causar perda de estabilidade em curvas e deixar a direção pesada. Isso acontece porque a área do pneu que entra em contato com o solo muda.
Em caso de cobrança, o consumidor deve escolher se quer ou não fazer o pagamento para fazer a calibragem. “A orientação é o consumidor fazer a aferição dos pneus durante o abastecimento para que não seja surpreendido ao utilizar o serviço”, finaliza.
Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi. - Pneus 195/55 R16: Utilizando da carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. No entanto, com carga máxima, essa pressão deve ser elevada para 35 psi.
Identifique a pressão recomendada pelo fabricante do veículo para os pneus dianteiros e traseiros. Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
Você sabia que no posto, POSTO, você pode contar com a ajuda gratuita dos frentistas para calibrar seus pneus? Aproveite para sempre checar a pressão, afinal, um pneu calibrado te mantém seguro nas ruas da cidade ou na estrada. 🚗 A ajuda pode até ser gratuita mas pra calibrar temos que pagar…
A boa notícia é que é muito simples saber a frequência correta para realizar a calibragem dos pneus do seu carro. Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.
Quanto tempo um carro parado para calibrar um pneu?
Especialistas indicam que o carro poderá ter algum dano mais complexo se ficar mais de 15 dias parado. No entanto, alguns cuidados podem ser fundamentais para evitar eventuais desgastes. Pneus: em relação aos pneus, é importante calibrar os pneus com a pressão máxima que consta no manual do veículo.
Se o ar no interior dos pneus estiver quente, ele se expande e provoca uma leitura errada da pressão, indicando um valor maior do que o real. “Se não for possível calibrar com os pneus frios, o recomendável é considerar uma diferença de 10% a 15% na pressão para compensar o efeito do ar quente”, observa Magliano.