Simplesmente ainda não sabemos qual é o impacto para a saúde humana mas sabemos que é prejudicial para os microrganismos. Então, a água da torneira é segura para bebés e leite para bebés? Por enquanto, os especialistas apontam para a água da torneira ser segura para bebés.
A água contaminada ocasiona graves problemas de saúde. Por exemplo, as doenças causadas por bactérias, vírus, vermes e protozoários como amebíase, febre tifoide, giardíase, hepatite tipo C e outras. Por isso, a seguir veremos mais alguns riscos que a água da torneira pode causar a sua saúde.
“Bactérias, como a Salmonella, vírus, como hepatite, e parasitas, como amebas e a Giardia, podem contaminar a água e levar a várias doenças. Os efeitos clínicos são diarreia, vômitos, febre e outras manifestações”, afirma Figueiredo.
Posso dar água da torneira fervida para o meu bebê?
Lembre-se que o organismo dos pequeninos não é como o de crianças maiores e adultos, portanto devem ter ainda mais cautela e jamais dar água da torneira. A água que o bebê irá tomar deve ser filtrada, tratada com cloro ou fervida antes.
A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.
Os Problemas em Beber Água em Excesso | Dr. Fábio Bastos
Por que não devemos beber água diretamente da torneira?
Benefícios e Riscos da Água da Torneira
Riscos de contaminação vêm de encanamentos. Alimentos crus devem ser higienizados corretamente. Fervura ou filtragem não eliminam o flúor, essencial contra cáries. Estudo mostra benefícios do flúor na saúde bucal.
Quando ferve a água o cloro sai? Quando a água é fervida, o cloro pode sim evaporar e sair da água. Isso ocorre devido ao processo de evaporação, no qual a água é aquecida a uma temperatura alta o suficiente para que as moléculas de água se transformem em vapor e se elevem para o ar.
O GLOBO conversou com especialistas que explicaram que a preferência na realidade deveria ser pela água filtrada. No entanto, garantiram que a da torneira pode sim ser utilizada para cozinhar, desde que seja após ser fervida ou durante o preparo de alimentos que permaneçam muito tempo no fogo.
Ferver a água da torneira não só ajuda a eliminar bactérias e outros patógenos, como pode reduzir em mais de 80% as partículas de nano e microplásticos (NMP) presentes.
o Use mamadeiras, bicos, recipientes de mistura e utensílios limpos. o Antes de preparar a fórmula, abra a água corrente por 1-2 minutos ou até que esteja fria ao toque. Nunca use água quente da torneira.
Entre os patógenos identificados, a bactéria Legionella se destacou como uma preocupação particular. Essa bactéria, frequentemente encontrada nos biofilmes, tem sido responsável por surtos devastadores em todo o país, especialmente nos sistemas públicos de abastecimento de água. Os números são alarmantes.
Por que a água da torneira pode causar dor de barriga?
A presença de bactérias, vírus e protozoários na água pode causar infecções que, consequentemente, são capazes de levar a quadros de diarreia, cólicas, desidratação e vômitos.
Uma torneira com filtro remove impurezas, sedimentos, cloro e outros contaminantes da água, proporcionando uma água mais limpa e segura para beber e cozinhar. Isso é especialmente importante para garantir a saúde da sua família, pois você estará consumindo água livre de substâncias prejudiciais.
Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.
A resposta simples é não. A água engarrafada pode conter demasiado sódio ou sulfatos e pode também conter chumbo, nitratos ou outros contaminantes nocivos, uma vez que os testes de qualidade não são tão frequentes como para a água da torneira. Pode também haver bactérias, uma vez que não é estéril.
A partir dos 6 meses podemos ferver apenas a água filtrada, usando a água mineral sem ferver, desde que essa água mineral seja de origem confiável", afirma o pediatra Fábio R. Picchi Martins, do Conselho Médico do BabyCenter.
O professor do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFPB e um dos inventores da patente, Fábio Sampaio, ressalta que, ao ferver a água para colocar no filtro, o flúor não é eliminado, visto que o ponto de ebulição dos fluoretos, particularmente o fluoreto de sódio, é acima dos 900 graus.
No momento da fervura completa, a água perde oxigênio, e ao coloca-la no pó de café, ele queima e deixa o café com o sabor amargo. Por isso, muitas vezes tomamos um café e tem um gosto de queimado ou não está tão saboroso, e esse é o motivo.
Considerada a água potável mais comum, a água da torneira deve ser evitada tanto no consumo de crianças, como de adultos. Essa bebida possui um pH de 6,5, que é considerado ácido e nocivo para a saúde. Isso sem contar o fato de que a água da torneira contém centenas de substâncias perigosas como, por exemplo: Flúor.
Sede constante, agitação, cansaço, moleira afundada, boca e pele secas, lábios rachados, olhos fundos, choro sem lágrimas, diminuição da quantidade de urina e urina muito concentrada e de cor amarelada são alguns dos sintomas de que seu bebê pode estar desidratado.
A água que bebe pode ser engarrafada ou água da torneira, dependendo do local onde vive e do seu próprio gosto pessoal. Pode-se trocar parte da água que se bebe todos os dias por sumos naturais, sem exagerar, e por chás de ervas compatíveis com a amamentação.
"A melhor escolha seria a água filtrada, pois o processo de fervura pode eliminar microorganismos, como vírus e bactérias, porém não remove cloro e outros contaminantes como metais pesados", explica a nutricionista Joice Machado.