As lambidas de cachorro contêm muitos germes Sim, a boca dos cachorros está carregada de bactérias. De acordo com o geneticista e bacteriologista Floyd Dewhirst, pesquisador e professor de medicina oral de Harvard, a boca de um cachorro contém, em média, 400 espécies de bactérias.
Se a lambida for diretamente na boca um bochecho ou até uma escovação são suficientes. Pesquisadores afirmam que lambidas na pele sem feridas tem um risco muito baixo de contaminação, porém devemos evitar que elas atinjam nossos olhos, nariz, mucosas e boca.
O gesto pode parecer banal e até mesmo uma demonstração de afeto, mas pode ser perigoso para a saúde de ambos, porque é possível transmitir vírus, bactérias e fungos pela boca e o nariz. Os cachorros geralmente não dão selinhos: eles preferem os “lambeijos”, quase sempre acompanhados por muita festa e alegria.
O que significa quando o cachorro lambe a boca do dono?
É uma forma de confirmação de vínculo entre os cães, ou entre o cachorro e o ser humano. A lambida pode acontecer também como uma forma de “cheirar melhor” algum cão, pessoa ou superfície. No céu da boca do cachorro existe um órgão específico para auxiliar na captação de moléculas de cheiro.
O que a saliva do cachorro pode causar no ser humano?
Após pesquisas e estudos científicos, se notou na saliva do cachorro a presença de algumas bactérias muito nocivas. Alguns exemplos são a Pasteurella multocida, que associada à meningite, a Capnocytaphaga caninorsus, associada à septicemia e a Salmonella typhi, associada à salmonelose.
Uma das grandes preocupações das pessoas, principalmente quando se trata de crianças, é se as lambidas dos cães podem transmitir alguma doença. Do ponto de vista afetivo, receber lambidas de cachorros pode ser uma delícia. Já do ponto de vista da medicina, o consenso é de que bem não faz.
É verdade que a boca do cachorro é mais limpa que a do ser humano?
1A boca dos cães é mais limpa do que a dos humanos
No entanto a veterinária afirma que se uma pessoa for lambida e não tiver ferimentos na pele não há grandes riscos - ela adverte para sempre lavar a mão após ela ser lambida por um cachorro, assim evita-se levar saliva do cão à boca e pegar doenças.
"A pele cria uma forte barreira à entrada de bactérias que causam infecções, pelo que há pouco risco de contrair uma infecção se um cão lamber a tua", destaca Sonya. Contudo, reforça, deves manter o teu animal longe de feridas abertas, como é o caso de borbulhas ou herpes labial.
Lamber a família humana é um comportamento que não requer preocupação ou acompanhamento. Afinal, a mais pura demonstração de carinho vem dos “lambeijos” que o cãozinho pode dar aos tutores. Ao fazer isso, ele está nos dizendo como somos importantes para ele.
Ainda assim, os cachorros são animais extremamente inteligentes e observadores. Por isso, eles conseguem entender com o tempo que os beijos humanos são uma maneira de demonstrar afeto no dia a dia. Para alguns bichinhos, receber beijinhos pode funcionar inclusive como uma forma de recompensa e/ou reforço positivo.
Nesse caso as lambidelas são geralmente mútuas e acontecem principalmente quando eles estão a descansar. Independentemente de ser dirigido a outros cães ou a pessoas, o lamber é sempre um cumprimento amigável, um sinal de alegria ou uma expressão de amizade.
Os vermes que afetam o intestino dos cães são muito comuns e alguns podem ser transmitidos para os seres humanos. Entre os tipos estão: vermes chatos ou cestódeos; vermes redondos ou nematódeos (transmissível aos seres humanos); vermes ganchudos (transmissíveis aos seres humanos) e os vermes chicote.
É muito comum cães apresentarem o comportamento de lamber a própria boca (mouth-licking, em inglês). Se isso ocorre quando o cão está prestes a ser alimentado ou diante de um alimento, trata-se de algo ligado à salivação e ao desejo de comer.
O que significa quando o cachorro fica muito perto do dono?
Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.
Porque o cachorro lambe a gente quando saí do banho?
Isso pode acontecer por alergia, irritação por produto de limpeza, problemas digestivos pra arrancar algo da pele, como espinhos, pulgas e carrapatos. Também existem as causas comportamentais, como ansiedade, compulsão e tentativa de chamar atenção.
Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.
Por que o cachorro fica olhando muito para o dono?
Se você percebe o pet olhando fixo nos seus olhos, esse é um sinal do cachorro demonstrando carinho. Ele pode ficar por vários minutos olhando profundamente o tutor, sem se movimentar.
Em uma matilha, o cachorro ou o lobo lambe os animais de que gosta. Atitudes como essa, antes reservadas apenas aos membros de sua própria espécie, passaram a ser aplicadas a seres humanos – em especial aos donos – quando os cães foram domesticados. Além de afeto, a lambidela pode ser uma demonstração de reverência.
Como o humano oferece alimento, carinho e atenção, eles podem usar as lambidas como uma forma de demonstrar identificação e agradecimento. Pela lambida eles consegue reconhecer o humor, identificar o estado de saúde, e ainda, descobrir por onde o humano esteve e até com quais pessoas ele andou antes de chegar em casa.
É comum ver donos de pets beijando os animais na boca ou permitindo que eles façam isso como uma demonstração de amor. Mas isso pode ser muito perigoso para a saúde de ambos. O risco de uma mordida e a chance de contrair doenças e infecções aumentam com essa ação.
O que significa quando o cachorro fica te cheirando?
É a partir do cheiro que eles conseguem perceber e conhecer o mundo ao redor. Pelo cheiro os animais se comunicam com outros animais e com seres humanos. Ao cheirar as partes íntimas das pessoas, o cachorro está procurando informações e buscando conhecer mais sobre a pessoa em questão.
Em comparação com nós, os cães enxergam bem menos cores, apenas o amarelo, azul e tons de cinza. Bem diferente de uma visão “preta e branca”, que é o que muitas pessoas imaginam. Se quando falamos de cores, nossa visão é superior à dos cachorros, o “jogo vira” ao falarmos da visão na escuridão.
Para eles, um beijo ou abraço não está necessariamente ligado às expressões de carinho. O cachorro só passa a entender esse gesto como afeto com o tempo, a partir da observação das reações dos humanos e da associação positiva.