Sou obrigado a vender se não tiver troco?
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta segundo a qual as diferenças em troco inferiores a R$ 1 serão pagas em favor do consumidor, quando o comerciante não puder dar o troco exato.O que fazer quando a loja não tem troco?
“Ofertar qualquer produto no lugar do troco é prática ilegal. Caso o comércio ou fornecedor de serviços não tenha o valor em espécie, deve arredondar o preço do produto para menos, evitando causar prejuízo ao consumidor”, afirma diretor-presidente do Procon-AM.O que acontece se a pessoa não tiver troco?
Caso o fornecedor não tenha o troco, em hipótese alguma ele poderá arredondar pra mais (mesmo que o valor seja de R$0,01).Pode exigir troco máximo?
Isso está errado. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, impor a substituição do troco por mercadorias, como a famosa “balinha”, é uma prática abusiva, assim como arredondar o valor do produto para cima ou se negar a devolver a diferença em dinheiro para o consumidor.TROCO EM BALA E FALTA DE TROCO - SAIBA SEUS DIREITOS COMO CONSUMIDOR
O que fazer quando o cliente pede 1 centavo de troco?
Nesses casos, o consumidor pode procurar o Procon de sua cidade ou registrar uma reclamação no Consumidor.gov. Caso o problema não seja resolvido na esfera extrajudicial, é possível recorrer à Defensoria Pública ou consultar um Advogado e exigir o cumprimento dos seus Direitos na via judicial!Pode dar 100 reais no ônibus?
“Trata-se de uma norma abusiva. O Código de Defesa do Consumidor é bem claro. Se o consumidor tem o dinheiro para pagar o serviço ou a mercadoria, é problema da empresa arrumar o troco para resolver. Dar bala, chocolate, mandar o passageiro descer, é prática abusiva.Pode se recusar a atender cliente?
Empresas não podem se negar a prestar serviços solicitados pelo consumidor. Este é o entendimento da 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com base no Código de Defesa do Consumidor, artigo 39.Qual o valor máximo para troco?
- Lei do Troco: o cliente não fica obrigado ao pagamento da passagem quando não lhe for fornecido o troco devido, desde que o valor dado em pagamento não exceda a 20 vezes o preço da tarifa (Lei nº 6.075/88).Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?
Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente? Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições.É lei ter troco?
O troco, assim como a emissão de nota fiscal, é obrigação legal de todo fornecedor de produtos e serviços. Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.Como pedir para o cliente facilitar o troco?
A primeira dica é garantir que a sua política seja favorável ao cliente, ou seja, que ele nunca saia no prejuízo. Na prática, o colaborador deve arredondar o valor para cima quando não tiver o troco de dinheiro exato, ou oferecer algum benefício em troca. Um desconto na próxima compra ou um brinde são bons exemplos.Como conseguir troco?
Pensando nisso, separamos aqui algumas opções de como conseguir moedas para troco:
- Ações com Clientes. ...
- Trocar Dinheiro com Vizinhos. ...
- Bancos para Conseguir Moedas. ...
- Serviço de Custódia para Compra de Moedas. ...
- Equipamento Coletor de Moedas. ...
- Troco no CPF: você não precisa de moedas.
O que fazer quando não tem troco no caixa?
O correto é reduzir o preço do produto até que haja troco. Essa prática é caracterizada como venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, e também pode ser tipificada como enriquecimento ilícito caso o comerciante devolva quantia menor que a devida, conforme estabelece o Código Civil.Pode se negar a vender?
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.Pode exigir um centavo de troco?
Devem estar atentos, pois os revendedores têm obrigação de devolver o centavo do troco. Produtos que têm o preço de R$ 1,99, R$ 2,99, o valor referente a 1 centavo deve sim ser devolvido e os consumidores têm todo o direito de pedir a devolução do troco.Precisa levar troco?
O consumidor tem o direito de receber o seu troco, recebe a bala de troco apenas se quiser. A obrigação do estabelecimento é de fornecer o troco devido. Artigos 4°, inciso l e 39, incisos 1, V e X do Código de Defesa do Consumidor e também Artigo 884 do Código Civil.Quanto deixar no caixa para troco?
Dê sempre um pouco a mais em caso de falta de troco. Exemplo: Se o troco devido é de R$4,95 e você não tem moedas, devolva R$5.Como funciona o troco em centavos?
Assim, por exemplo, se o valor da compra deu R$ 9,98 e o cliente pagou com uma nota de R$ 10,00 mas o supermercado não tem 2 centavos para dar troco, o caixa deve arredondar para 9,95 e, se ainda não tiver como devolver o troco, o valor deve ser arredondado para R$ 9,00 e assim até que o caixa tenha como lhe dar o ...O que fazer quando o cliente te humilha?
pode realizar um Boletim de Ocorrência pelo crime de injúria. Nesse caso, será importante ter consigo os dados das pessoas que presenciaram o fato. Nessa hipótese, além de responder um processo criminal, o Sr. poderá promover uma ação de indenização por danos morais em face de tal pessoa.O que não se deve dizer a um cliente?
25 frases proibidas para dizer ao cliente durante o atendimento
- “NÃO” [no início de qualquer frase]
- “Isso não é comigo. ...
- “Isso é com outro departamento.”
- “Não é minha culpa!”
- “Sem ofensa, mas…”
- “Você não entendeu o que eu disse.”
- “Não diga a ninguém que eu disse isso.”