Se um homem tomar as pílulas, pode provocar o aparecimento de características femininas no corpo. A pílula só tem efeitos anticoncepcionais na mulher, uma vez que é composta de hormônios femininos, principalmente a progesterona.
O uso de anticoncepcional para terapia de transição leva a redução do tamanho dos testículos e da produção de hormônios masculinos. É descrito que esses dois efeitos podem ser irreversíveis, causando infertilidade, no entanto é pouco provável que isso aconteça com o pouco tempo que você fez uso.
A pílula masculina funciona interrompendo a produção de esperma, mas o nível de hormônio necessário para fazer isso pode causar efeitos colaterais. Também há fatores sociais e econômicos em jogo. O campo da ciência e da medicina reprodutiva se concentrou principalmente no corpo das mulheres, negligenciando os homens.
O uso de progesterona aumenta o risco de trombose e também pode inibir a ação do estrogênio. Essa inibição pode causar o efeito reverso, provocando o aumento da libido e o crescimento de pelos faciais, mesmo com a redução da testosterona.
O que acontece se um homem tomar anticoncepcional injetável?
Dos efeitos colaterais possivelmente relacionados às injeções, cerca de 46% dos homens reportaram acne, cerca de 23% reportaram dor no local da injeção, cerca de 38% reportaram um aumento na libido e muitos reportaram distúrbios de humor, incluindo problemas emocionais, hostilidade, depressão e agressão.
O que acontece se um homem tomar anticoncepcional feminino? - FATOS RESPONDE
O que acontece quando um homem tomar hormônio feminino?
Riscos da terapia de estrogênio para homens
A terapia de estrogênio pode levar a alterações significativas nos níveis hormonais dos homens, o que pode causar efeitos colaterais indesejados. Esses efeitos colaterais podem incluir diminuição da libido, disfunção erétil, alterações de humor e ganho de peso.
Alterações genéticas nas células dos espermatozoides, alterações de humor e a perda de libido são exemplos de possíveis complicações decorrentes dos métodos testados. No âmbito social, a escassez de anticoncepcionais masculinos tem impactos no planejamento familiar e na saúde pública.
A progesterona é um hormônio sexual da classe dos esteroides. É produzida no corpo lúteo dos ovários, nos testículos e nas glândulas adrenais. Esse hormônio possui funções fundamentais no ciclo menstrual e na gravidez. Em homens, a progesterona atua na espermatogênese e na síntese de outros hormônios.
No organismo masculino, o estrogênio é responsável pelo desenvolvimento de espermatozoides saudáveis. Quando há estrogênio alto, os níveis de espermatozoide no sêmen tendem a diminuir, ocasionado problemas de fertilidade.
O anticoncepcional masculino não hormonal em gel, batizado de ADAM, foi desenvolvido para bloquear a saída de espermatozoides do corpo do homem durante o ato sexual.
Isso porque o nutriente é necessário para a produção de esperma e a manutenção do sistema reprodutor masculino. Dessa forma, em vez de utilizar hormônios, a pílula YCT-529 age inibindo um receptor de ácido retinóico. Assim, ele bloqueia o acesso à vitamina A e impede a produção de espermatozoides.
Esse anticoncepcional contém etinilestradiol e acetato de ciproterona na sua composição, duas substâncias que ajudam a regular os níveis de hormônios no corpo que, quando estão alterados, podem causar aumento da oleosidade da pele, pelos no corpo ou cistos no ovários.
Não há relatos de efeitos nocivos graves após a ingestão de vários comprimidos de Selene® de uma única vez. Caso isto ocorra, podem aparecer náuseas, vômitos ou sangramento vaginal. Mesmo meninas que ainda não tenham menstruado, mas acidentalmente tomaram esse medicamento, podem ter esses sangramentos.
Informações adicionais para populações especiais - Crianças Selene® é indicado apenas para uso após a menarca (primeira menstruação). - Pacientes idosas Selene® não é indicado para uso após a menopausa. - Pacientes com insuficiência hepática Selene® é contraindicado em mulheres com doença hepática grave.
Quais as contraindicações do Ciclo 21? Ciclo 21 não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou que apresentem ou já apresentaram trombose venosa profunda (coágulos nas veias) ou tromboembolismo (rompimento de um vaso sanguíneo).
Complementando a colega, se houver um aumento de peso associado ao uso do Ciclo 21, isso pode ocorrer nos primeiros meses de uso. No entanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas experimentam ganho de peso ao usar esse contraceptivo.
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela é produzida no corpo preferencialmente nos testículos e é responsável por diversas funções no organismo, como: Desejo sexual (libido). Produção de esperma.
O estrogênio é produzido nos ovários, nas glândulas suprarrenais e nas células de gordura. Durante a puberdade, esse hormônio promove mudanças no corpo da menina. Fazendo com que apareçam os pelos, acentuem as curvas e cresçam os seios.
O que acontece quando o homem tem muita testosterona?
Em excesso, o hormônio altera o organismo de forma geral. “Os níveis elevados de testosterona levam ao aumento do risco de trombose e da contagem de glóbulos vermelhos, o que pode provocar um acidente vascular cerebral.
Quando os níveis de estradiol em homens encontram-se muito altos, determinados sintomas podem ocorrer. Entre eles, merecem destaque: Ginecomastia: o estradiol elevado pode causar o desenvolvimento ginecomastia, o aumento do tecido mamário.
Pode ser perigoso para a sua saúde. Boa sorte! O uso da terapia hormonal, especialmente o estrogênio contido no climene em associação com a ciproterona, pode levar sim a maior chance de desenvolvimento de complicações cardiovasculares, principalmente trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
Os únicos métodos contraceptivos masculinos atualmente disponíveis no mercado continuam sendo a vasectomia e o uso de preservativo, afirmam os especialistas.