Se Yellowstone entrasse em erupção agora, ele jogaria suas cinzas tão alto que elas ficariam suspensas na atmosfera por vários anos, provocando uma redução média das temperaturas em cerca de 10ºC por todo o planeta, em virtude do bloqueio dos raios solares por essa “nuvem de cinzas”.
O que acontece se o super vulcão Yellowstone entrar em erupção?
Por exemplo, partes de Montana, Wyoming e Idaho (regiões próximas a Yellowstone), seriam atingidas por fluxos extremamente quentes de rochas, cinzas e gás -- chamados fluxos piroclásticos. Também seriam necessárias evacuações em massa para evitar mortes e perto do momento da erupção, o dia se transformaria em noite.
Se o vulcão de Yellowstone, o vulcão mais perigoso do mundo, entrasse em erupção, as consequências seriam devastadoras. Localizado no coração do Parque de Yellowstone, este gigante geológico poderia liberar uma força destrutiva capaz de alterar climas globais e desencadear uma cadeia de eventos catastróficos.
Yellowstone: o vulcão que pode acabar com a humanidade
Há 640 mil anos, um enorme vulcão entrou em erupção no que hoje é o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, criando uma caldeira de 45 quilômetros de largura e 75 quilômetros de comprimento.
A parte nordeste da Caldeira de Yellowstone, com o Rio Yellowstone que flui através do Vale Hayden e da caldeira. Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistiriam por meses ou até por anos.
E se o vulcão de Yellowstone entrasse em erupção amanhã?
Qual o vulcão mais poderoso da Terra?
O vulcão mais ativo do mundo é o Kilauea. Está localizado no arquipélago do Havaí e é visitado por milhões de pessoas todos os anos. Kilauea é um vulcão localizado no Havaí que é conhecido por ser o mais ativo do mundo.
E foi exatamente isso que aconteceu em 26 de agosto de 1883 pelo vulcão Krakatoa, também localizado na Indonésia. A altura das ondas que geraram a erupção do vulcão Krakatoa chegou a 41 metros acima do nível do mar, destruindo cidades inteiras e causando a morte de 36.417 pessoas.
Trata-se de um vulcão muito activo e a última vez que entrou em erupção foi a 9 de Junho de 2023. Devido à sua história recente, o Anak Krakatau, como é conhecido localmente na Indonésia, é considerado por muitos um dos vulcões mais perigosos do mundo.
Yellowstone tem drama: é aqui que os bisões vagam, as cachoeiras caem e as montanhas se erguem. Além disso, há a parte geotérmica: fontes termais, gêiseres e piscinas de lama ferventes. O ponto mais famoso é o Old Faithful, um gêiser que entra em erupção regularmente há décadas.
No final, a questão que permanece é: quem será vítima do brutal conflito entre irmãos? Se os planos atuais preveem o retorno de Kelly Reilly na próxima série de Yellowstone, Beth já está a salvo. Infelizmente, as coisas parecem diferentes para Jamie Dutton (Wes Bentley).
A má notícia chegou até nós em maio de 2023: apesar do sucesso, a série Yellowstone foi abruptamente cancelada após a 5ª temporada. O motivo é uma disputa nos bastidores e, como infelizmente acontece com muita frequência, o foco é o dinheiro.
Se Yellowstone entrasse em erupção agora, ele jogaria suas cinzas tão alto que elas ficariam suspensas na atmosfera por vários anos, provocando uma redução média das temperaturas em cerca de 10ºC por todo o planeta, em virtude do bloqueio dos raios solares por essa “nuvem de cinzas”.
Ao longo do seriado, diversas tramas familiares e políticas são contadas e mostram diferentes pessoas tentando tomar posse do rancho. Respondendo ao questionamento: não, Yellowstone não é baseada em fatos reais.
Onde está localizado o vulcão mais antigo do mundo?
Acredite se quiser: o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil! O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.
O vulcão Eyjafjallajökull é um titã de mais de 1.600 metros de altitude situado em uma geleira e, o mais incrível, está em atividade há 8.000 anos! Considerado o maior vulcão do mundo, ele já entrou em erupção várias vezes ao longo dos séculos.
Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
Qual brasileiro sobreviveu a uma erupção de vulcão?
O brasileiro Thiago Takeuti conta como sobreviveu à explosão de um dos vulcões mais ativos da Europa, localizado em uma pequena ilha, no sul da Itália.
O local paradisíaco é resultado de uma cadeia de montanhas submersas que se formaram por meio das atividades vulcânicas no País, há mais de 10 milhões de anos. No entanto, o vulcão mais antigo do Brasil está localizado na região amazônica, entre os rios Tapajós e Jamanxim, e teria sofrido com a ação do intemperismo.
Especialistas, no entanto, negam o risco de atividade vulcânica na região. Segundo a geóloga Marcela Lobato, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o vulcão "não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.