Dentre a classe dos Maia, três receberam grande destaque nas obras de Tolkien, sendo seus nomes mais conhecidos os de Saruman O Branco, Gandalf o Cinzento (posteriormente O Branco) e Sauron.
Gandalf é um Mago Istari, pertencente à raça dos Maiar, espírito angelical do mundo tolkienano, e costumava andar com Nienna com quem aprendeu a paciência e a compaixão (Silmarillion), mas diz-se que era conselheiro de Irmo Lórien.
Origem. Originalmente, Sauron era chamado Mairon, o mais poderoso maia do vala Aulë, o Ferreiro. Com Aulë muito aprendeu sobre forja e trabalho manual, tornando-se um grande artesão e «poderoso na tradição» do povo de Aulë. Ele era um dos Maiar de maior poder.
Na verdade, Gandalf significa literalmente "elfo de bengala". E o mago em questão nem é humano, mas sim um espírito Maiar, semelhante a um anjo. Por sua vez, Mithrandir significa, em sindarin, "peregrino cinzento", e é o nome que utiliza em Gondor e nas terras élficas.
Saruman foi criado antes da Música dos Ainur, a criação do universo. Ele era membro de uma raça chamada Maiar, e seu propósito era servir aos deuses do cânone do Senhor dos Anéis, os Valar.
Há evidências suficientes de que Sauron tinha alguma forma humanóide naquela época. O conceito do “Olho” é parte de sua persona maior do que a vida. É um símbolo de sua dominação e um lembrete de seu poder onisciente.
Quando você percebe que Galadriel tem cerca de 8.000 anos e Gandalf pelo menos 55.000 anos, e tem a aparência de um velho mago pelos últimos 2.000 deles. Realmente muda a cena, é uma piada entre velhos amigos.
Ele fumava tabaco, assim como Aragorn, Gimli, Sam, Merry, Pippin, Bilbo, Saruman e uma variedade de outros no Shire e Bree, no mínimo. Alguns ou todos os Anões em O Hobbit também fumavam.
Mithrandir quer dizer "o Peregrino Cinzento". Tharkûn pode ser traduzido como "o homem de bastão". Incánus significa "espião do Norte" ou "mestre do espírito". Já Olórin, o nome original que Gandalf usava em Valinor, evoca as noções de sonho ou visão.
Resposta dentro do universo: Porque ele não tem permissão. Ele é limitado no que pode usar sua magia, e a regra geral é que ele é proibido de realmente influenciar as pessoas ou eventos da Terra-média.
O Senhor dos Anéis é ambientado principalmente no ano 3019 da Terceira Era. Subtraindo os primeiros 1.000 anos, significaria que Gandalf tem cerca de 2.000 anos durante essa história e aproximadamente 80 anos a menos durante as aventuras de Bilbo em O Hobbit.
A ausência de interação entre Legolas e Frodo pode ser explicada pelo fato de ambos os personagens serem 'pessoas de poucas palavras'. Legolas, um dos personagens favoritos dos fãs de O Senhor dos Anéis, é conhecido por seu elegante, misterioso e ardente silêncio.
1° LUGAR - Galadriel Assim como Fëanor, Galadriel pode ser considerada a maior entre os Noldor da Terra Média. Sua extensa sabedoria apenas desenvolveu ao longo dos anos, chegando ao nível de lhe conceder o poder da percepção.
Aragorn tinha 87 anos e ainda não havia atingido o seu auge durante os eventos de 'A Sociedade do Anel' (2001) devido ao fato de ser descendente de númenorianos.
Bem, Saruman tinha um status mais alto que Gandalf, ele era o líder dos Istari e naturalmente teria mais poderes que Gandalf, mas tenho certeza que Gandalf não ficava muito atrás, depois que ele se tornou Gandalf o Branco, ele ficou bem OP.
Gandalf é muito mais sábio e poderoso que Dumbledore, mas não é justo compará-los; a natureza da magia é totalmente diferente em ambos os universos ficcionais. No final, Gandalf é mais forte porque recebeu poder do, e pode ser ainda mais fortalecido pelo, criador literal do universo.