Sendo assim, se for retirado, o veículo irá emitir mais gases nocivos na atmosfera, podendo gerar multas ao proprietário. Outros riscos incluem desregular o sistema de injeção eletrônica de contrapressão do escapamento, causando perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos.
A sua remoção desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento. Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos. Isso acontece pois a maioria dos carros modernos possuem dois sensores de sonda Lambda no escapamento.
O catalisador é uma peça essencial para reduzir a emissão de gases poluentes pelos veículos. Além disso, desde 1997, é um componente obrigatório dos automóveis e rodar sem ele, ou com a peça apresentando problemas, pode causar multa e dores de cabeça ao motorista e ao gestor de frotas.
Qual a diferença do carro com catalisador e sem catalisador?
O catalisador consiste em uma cápsula que contém um substrato, cerâmico ou metálico, com elementos ativos que transformam gases nocivos em água, gás carbônico e nitrogênio. Ou seja, a peça é essencial para o controle de emissões de poluentes e a sua retirada não resulta em aumento de potência do motor, por exemplo.
Multas e apreensão do veículo: no Brasil, o catalisador é obrigatório em todos os carros e sua remoção é ilegal, podendo resultar em multa e apreensão do veículo, além de ser um risco à saúde pública.
Quantos CV ganha tirando o catalisador? O ganho em cavalos costuma ser pequeno, frequentemente na faixa de 5 a 10 CV para a maioria dos veículos de passageiros, e pode ser ainda menor em carros com sistemas de exaustão e gerenciamento de motor mais atuais.
Desde a implementação da sua obrigatoriedade em 1997, o catalisador tornou-se um item obrigatório em veículos diversos. Circular em um carro sem catalisador ou em condições inadequadas pode gerar uma infração grave com a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$127,69.
Devido a isso, um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para alguns carros, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custar uma verdadeira fortuna.
O que acontece se andar com o catalisador estragado?
Perda na potência do motor
Um catalisador que não desempenha mais a função de realizar a troca dos gases do veículo, irá restringir a saída do ar do escapamento e isso irá desregular o sistema de injeção eletrônica, afetando assim o desempenho do seu carro.
Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.
O que acontece se eu tirar o miolo do catalisador?
1) Primeiramente, retirar o catalisador aumenta sim a potência, mas esse aumento é mínimo e, na maioria das vezes, nem mesmo é notado pelo condutor. Retirá-lo e colocar um chip de potência ou trocar o filtro vai resultar em um aumento de potência entre 5 e 15 cavalos, dependendo do modelo.
O que acontece se o catalisador do carro tiver ruim?
Quando o catalisador está obstruído, os gases não são expelidos corretamente, aumentando a pressão e a temperatura do motor. O catalisador entupido faz com que o motor tenha que trabalhar mais para manter a velocidade, resultando em uma queda perceptível no desempenho do veículo.
Em cada catalisador é usado cerca de 1,89 g de platina, 0,29 g de paládio e 0,10 g de ródio, mas o valor se torna interessante aos bandidos, especialmente porque esses metais têm uso em diversas aplicações da indústria e por isso são visados.
O roubo de catalisadores é mais comum em carros mais recentes, como os carros a motores a combustão e os carros híbridos, pois têm catalisadores pouco utilizados. O principal motivo é o facto de conterem partículas valiosas que estão em bom estado de conservação e, portanto, valerem mais.
Os catalisadores automotivos geralmente possuem platina, paládio e ródio, que são úteis na conversão dos gases nocivos produzidos durante a queima do combustível, em gases menos prejudiciais ao meio ambiente.
Você provavelmente já deve ter escutado por aí que o catalisador reduz a potência do motor de um carro e que muitos já até removeram o equipamento do conjunto. No entanto, esse ato é proibido por lei e pode gerar uma infração grave passível de multa, podendo gerar ainda a apreensão do veículo.
Se houver danos internos no catalisador, você poderá escutar ruídos no sistema de escapamento. Mas a alteração do barulho também pode indicar que a peça está entupida. É possível perceber, ainda, um aumento do consumo de combustível por causa da sobrecarga do motor, e pode ser que a luz de injeção acenda no painel.
O que acontece se não trocar o catalisador do carro?
Os gases poluentes emitidos pelo motor, como o monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio, são altamente nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Além disso, o mau funcionamento do catalisador pode causar problemas no motor, como o aumento da temperatura e da pressão dos gases de escape.
Qual o preço do catalisador? O preço do catalisador automotivo pode variar bastante de acordo com o modelo. Em grandes e-commerces como o Magazine Luiza, o catalisador do Gol 1.0 G5 é encontrado por R$ 765,31, enquanto o do Fiat Ducato 2.3 chega a custar R$ 5.200,00.
Não é recomendado andar com o catalisador do veículo estragado ou danificado no Brasil. Isso ocorre porque a legislação brasileira exige que todos os veículos tenham um catalisador em funcionamento, e a retirada ou danificação dessa peça pode resultar em uma multa e até mesmo na apreensão do veículo.
Combustível adulterado ou de má qualidade provoca queima irregular, com um resultado químico inadequado. Essa prática pode contaminar o catalisador com elementos com os quais ele não foi projetado para ter contato. Em alguns casos, o próprio lubrificante pode atingir diretamente o componente.