“Pode causar sensibilidade dentinária, queimaduras na gengiva ou uma desidratação dos dentes, aumentando a dor por sensibilidade durante o tratamento. Em casos mais graves, pode ocorrer pulpite, que é uma inflamação dos nervos e vasos sanguíneos do canal do dente”, explica.
O que acontece se ficar muito tempo com o gel clareador no dente?
Perda de eficácia
Se você notar alguma alteração na aparência ou na eficácia do gel clareador de dentes, é importante descartá-lo e substituí-lo por um novo. O uso de gel clareador de dentes vencido pode levar a resultados menos satisfatórios ou até mesmo danos aos dentes e gengivas.
"É importante ressaltar que o uso dos cremes dentais branqueadores não é proibido, mas o ideal é que a prescrição seja feita por um profissional qualificado, a partir da avaliação da causa ou origem das manchas nos dentes e da necessidade de associação com outros tratamentos clareadores", pondera Forlin.
Qual o maior efeito colateral do clareamento dental?
Os estudos indicam que quanto mais concentrada a solução clareadora e quanto maior o tempo de uso, maiores são os riscos de efeitos colaterais, como hipersensibilidade, irritação nas gengivas, prejuízo ao esmalte do dente e às restaurações.
Insta: @drdouglasaquino - Orientação sobre clareamento caseiro (de moldeira)
O que acontece se fizer muito clareamento?
Os problemas do clareamento dental sobre os dentes podem ir muito além da sensibilidade momentânea que acompanha o tratamento. Danos à superfície do esmalte dentário, lesões inflamatórias na polpa, queimaduras gengivais e agudização de gengivites estão entre os principais problemas.
O clareamento não é capaz de enfraquecer os dentes. O que acontece é que, dependendo da concentração do produto, alguns podem alterar a superfície do esmalte dentário em um nível microscópico, mas isso não quer dizer que o dente ficará mais fraco.
Em média são utilizadas 3 a 4 seringas para clareamento somente com moldeiras. Na técnica combinada é feita uma sessão no consultório e depois, utilização de 2 seringas com moldeiras como complemento.
“ A ingestão do gel clareador deve ser evitada, pois pode causar irritação na mucosa da boca. Por isso, não recomendamos a ingestão de água ou qualquer outro tipo de líquido enquanto a substância está em ação.
Além da sensibilidade momentânea que acompanha o tratamento, há risco de danos à superfície do esmalte dentário, lesões inflamatórias na polpa, queimaduras gengivais, agudização de gengivites, entre outros.
O que acontece se o gel clareador encostar na gengiva?
Géis clareadores podem provocar até sangramento se em contato com a gengiva. Quando o assunto é o clareamento dental caseiro, a responsabilidade do paciente aumenta consideravelmente. Isto porque ele é quem aplicará o gel nas molheiras e controlará o tempo do procedimento.
Precisa escovar os dentes depois do gel clareador?
Escove os dentes
O recomendado é aguardar um tempo e escovar a boca cerca de 30 minutos depois de comer. Com isso, a placa será neutralizada, evitando que os ácidos se espalhem pela cavidade bucal.
A presença da moldeira na cavidade bucal provoca maior salivação normalmente. Se ela estiver bem adaptada , com a quantidade certa de clareador , não haverá problema nenhum em engolir a saliva .
Muita gente tem essa dúvida na internet: - Fiz clareamento e os dentes continuam amarelos. É o seu caso? De fato, isso é mais comum do que se imagina. E tem a ver com os tipos de clareamento disponíveis no mercado, bem como com a condição mesma dos seus dentes.
Nos casos de pigmentação normal por idade, tabagismo, cafeína, ou ainda, nos casos de sensibilidade dental intensa, é indicada a utilização do gel a 10%. Nos casos de pigmentação acentuada, de difícil remoção, ou quando se deseja obter resultados visíveis em curto prazo, é indicada a utilização do gel a 22%.
O que acontece se não guardar o gel clareador na geladeira?
Se você NÃO guardar na GELADEIRA o gel clareador, o seu clareamento caseiro NÃO vai funcionar!! 😱 Ao manter em temperatura ambiente os compostos do gel clareador começam fazer o seu efeito fora dos seus dentes!!
Não é possível prever ou afirmar quantos tons o dente vai clarear. Depende da resposta biológica de cada um. O efeito do tratamento dura de 2 a 3 anos.
O tempo para ficar com o gel clareador será recomendado pelo(a) dentista responsável pelo tratamento, mas em média, a moldeira deve ser utilizada de 2h a 4h por dia.
Qual a diferença do clareador Whiteness Perfect e Simple?
Dentre as diferenças dos produtos podemos destacar que: O Clareador Whiteness Perfect tem Dupla ação dessensibilizante: Nitrato de Potássio e Fluoreto de Sódio. O Clareador Whiteness Simple tem unica ação dessensibilizante. A Dental Speed agradece o seu contato.
Ela é importante para que você feche a bisnaga corretamente após o uso. Dica: coloque apenas uma gotinha do gel clareador em cada dente da moldeira (metade do tamanho de um grão de arroz cru). Cada bisnaga de clareamento deve durar uma semana, por isso, não exagere e nem desperdice o produto!
Em média, o clareamento dental pode ser refeito a cada seis meses. Ou, até mesmo, anualmente. Isso depende muito da vontade do paciente e também dos hábitos que ele possui no dia a dia. Se você escova os dentes ao menos 3x ao dia, usa o fio dental e o enxaguante bucal, já tem vantagens.
Assim o café, refrigerantes a base de cola, beterraba, chocolate e chá preto podem interferir na durabilidade do tom alcançado no procedimento. Por isso, mesmo após o tratamento, é indicado sempre tomar cuidado com o que é ingerido. É recomendado também evitar os cigarros, já que podem causar manchas nos dentes.
Porque alguns dentes não clareiam com clareamento?
Avaliar o antes e depois do clareamento dental, sua idade, seus hábitos alimentares é importante. Pois se seus dentes eram muito escuros, dificilmente o profissional alcançaria um branco absoluto no primeiro clareamento.
Quais são os efeitos colaterais do clareamento dental?
(2008) os principais efeitos adversos provocados pelo clareamento dental são: dor e hipersensibilidade dental, irritação e inflamação gengi- val, reabsorção cervical externa, toxicidade, sensibilidade gástrica, alterações do pH dental, desmineralização da estrutura dentária e aumento das trincas do esmalte.