O que acontece se usar música com direitos autorais no YouTube?
Se você carregar um vídeo que inclua uma música protegida por direitos autorais, seu canal do YouTube e seu vídeo poderão sofrer diversas consequências . Seu canal do YouTube pode ser penalizado de várias maneiras, como as seguintes: Seu vídeo é silenciado. Seu vídeo é excluído do YouTube.
O que acontece se tiver direitos autorais no YouTube?
Se o seu canal faz parte do Programa de Parcerias do YouTube, você tem direito a sete dias de cortesia. Depois de três avisos de direitos autorais, você tem sete dias para agir antes do canal ser desativado. Durante esse período, seus avisos de direitos autorais não expiram e você não pode fazer upload de novos vídeos.
O que acontece se eu usar uma música com direitos autorais?
A lei de direitos autorais brasileira (9.610/98) garante ao criador e demais artistas a remuneração pelo uso de suas músicas quando elas forem utilizadas por terceiros. Por isso, todo lugar que usa música publicamente deve pagar direitos autorais aos titulares por meio do Ecad.
Como usar uma música com direitos autorais no YouTube?
Ideias, fatos e processos não estão sujeitos a direitos autorais. De acordo com a lei de direitos autorais, uma obra precisa ser criativa e estar fixada em uma mídia tangível para poder receber a proteção de direitos autorais. Nomes e títulos não estão, por si só, sujeitos a direitos autorais.
Como não ser pego nos direitos autorais do YouTube?
A melhor maneira de se proteger é ter uma autorização documentada, feita pelo possuidor dos direitos da obra. Não impede que futuramente seu vídeo seja denunciado, mas em caso de disputa judicial, o documento será muito útil.
A Unidade de Direito Autoral (UDA) é um dos fatores utilizados pelo Ecad para calcular o valor do direito autoral a ser pago pelo uso de músicas quando não é possível mensurar o valor bruto da renda de usuários de música. O valor atual da UDA, em 2022, é de R$ 87,68, sendo atualizado todos os anos pelo Ecad.
Para dar uma resposta simples: Sim, as músicas cover são protegidas por direitos autorais e, se você quiser gravar uma e distribuí-la legalmente, precisará da permissão do detentor dos direitos autorais.
E a grande pergunta como o youtube paga? os royalties ele somente paga pela quantidade de audiência, a publicidade que gera aquele vídeo ou música, desse valor gerado no mês, são separados 12%, que são destinados aos direitos autorais. Sendo que, 3% vai para ecad e 9% ao autor ou editora.
Você pode colocar qualquer música que seja livre de licença e gratuita. Só é possível colocar música com direitos autorais que você tenha comprado a licença ou possua autorização do dono do conteúdo.
O Youtube paga o criador de conteúdo a cada 1 mil visualizações (CPM – custo por mil) em torno de 0,25 a 4,50 dólares. Convertendo para o real, o valor fica entre 1 e 19 reais. Mesmo com várias formas possíveis de rentabilizar o conteúdo, não é muito fácil lucrar com a exibição de conteúdo no Youtube.
Como faço para pedir autorização para usar uma música?
Para utilizar músicas, é preciso ter a autorização dos titulares de direito (autores, editores etc), não do Ecad. A busca dos titulares pode ser feita no site Ecadnet. Em seguida, será preciso contatá-los para obter a autorização.
Se você quiser usar um vídeo do YouTube de outra pessoa, entre em contato com ela diretamente. Alguns criadores de conteúdo listam os dados de contato nos próprios canais. Um jeito fácil de encontrar músicas de fundo ou efeitos sonoros para usar nos seus vídeos é a Biblioteca de áudio do YouTube.
Promotores de eventos, blocos de rua, prefeituras e espaços que usam música publicamente, como clubes, casas de shows e bares, devem pagar direitos autorais aos artistas por meio do Ecad. É importante ressaltar que o pagamento deve ser feito previamente à utilização da música.
Para pagar o direito autoral, é preciso procurar o escritório do ECAD mais próximo e fornecer informações sobre como: a música será utilizada, a área que será sonorizada, dentre outros dados. O pagamento é feito exclusivamente através de boleto bancário e pode ser mensal, no caso de estabelecimentos comerciais.
Quanto tempo dura o direito autoral de uma música?
Cada música, fotografia, texto, filme, ilustração, peça de teatro e pintura tem um autor. Ele é dono de sua obra, independentemente de registro: é o que se chama direito autoral. Esse direito começa quando a obra é criada e termina apenas 70 anos após a morte do autor.
A forma segura, e dentro da lei, que o criador de conteúdo pode usar músicas com direitos autorais é conseguindo o direito de uso da canção entrando em contato com o detentor do copyright. Nada impede que poste vídeo com arquivos de áudio adicionado externamente, mas com a sua conta em risco.
Como saber se estou violando os direitos autorais?
Modificar uma obra sem a autorização do seu titular; Exibir uma obra sem mencionar o nome do autor dela, ou colocando em nome de outra pessoa; Não pagar ao autor os valores arrecadados pela exploração comercial da obra; E várias outras condutas.
Como saber se a música é protegida por direitos autorais?
Basta pesquisar no banco de dados do ECAD para verificar se a música está registrada. Se estiver, isso significa que a música é protegida por direitos autorais.