Segundo explica o Popular Science, a razão está no fato de a Terra ser redonda e girar em torno de seu próprio eixo. Por isso, enquanto o Sol ilumina uma parte da esfera, a outra permanece na escuridão. Além disso, se a Terra fosse plana, seríamos capazes de ver o Sol ainda que fosse de noite.
Poderíamos supor que durante o verão recebemos mais luz do sol e durante o inverno recebemos menos. Se assumirmos que a Terra é mesmo plana, poderíamos pensar que durante o inverno o sol está mais afastado da Terra plana e durante o verão está mais próximo, e dessa forma justificaríamos a variação da temperatura.
você teria a sensação de estar numa montanha. podendo enxergar ambos os lados da terra por completo. o curioso é que em cada centro desses lados do planeta. existiria uma grande diversidade das formas de vida. já que o acesso e a vida em outros locais do planeta.
Os terraplanistas acreditam que o planeta terrestre é um disco achatado, coberto por uma redoma invisível (o domo). O Ártico ou Pólo Norte estaria no centro. Nas "bordas" estaria uma muralha de gelo - a Antártida. A região atuaria como uma barreira para a superfície terrestre, segurando a água dos oceanos.
Se a Terra colapsasse de repente em um buraco negro, se você não estivesse no espaço, teria um destino igual ao de todos os demais seres humanos: quando olhássemos para baixo, se o material que compõe a Terra ainda conseguisse emitir ou refletir a luz ambiente, poderíamos ver o que aconteceu com a superfície sob nossos ...
O planeta Terra pode entrar em uma pequena Era Glacial a partir de 2030, segundo cientistas do Reino Unido. Atualmente, os astrônomos conseguem prever os ciclos do Sol com uma precisão muito maior do que era possível algumas décadas atrás.
Isaías 40/22-23 diz que Deus está sentado sobre o GLOOOOOBO terrestre ! Em nenhum momento a Bíblia afirma que a Terra é plana, em Isaías 11:12 diz: "levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.
A Terra foi descrita como plana por poetas gregos como Homero (1874) e Hesíodo. Muitos filósofos gregos, principalmente num período anterior a Sócrates, também descreviam a Terra como sendo plana, além de outras culturas.
Por volta de 200 a.C., o matemático, astrônomo e geógrafo Eratóstenes de Cirene usou uma abordagem simples para provar que a Terra não é plana. Mais que isso, ele usou geometria básica para calcular a circunferência de nosso planeta.
Como seria o mundo se a Terra fosse realmente plana?
Note que a sombra produzida é redonda. Mesmo se a Terra fosse plana, mas com forma de disco, não produziria esse tipo de sombra. "A única forma que pode produzir uma sombra curva, não importa qual a direção da luz, é a de uma esfera", explica Thaller.
No dia 24 de agosto de 2006, aproximadamente 76 anos após ser descoberto, a União Astronômica Internacional (IAU) revelou que Plutão foi reclassificado como um planeta anão. Isso acabou mudando a história do Sistema Solar — pelo menos para a humanidade.
O que aconteceria se a Terra fosse cortada ao meio?
Em tese, viveríamos metade do ano em completa escuridão e a outra metade em um dia escaldante. Nesse tempo, a maioria dos seres vivos que estivessem no hemisfério escuro da Terra seriam tomados por um inverno rigoroso e completamente escuro, enquanto o lado iluminado atingiria temperaturas altíssimas.
Heródoto em suas Histórias ridicularizou a crença de que a água cercava o mundo, mas a maioria dos clássicos concorda que ele ainda acreditava que a Terra fosse plana por causa de suas descrições literais de "fins" ou "bordas" da Terra.
Apesar de o horizonte parecer plano, fotos aéreas – algo inimaginável há menos de 200 anos – podem ser tiradas em voos comerciais, mostrando claramente a curvatura da Terra. Imagens de satélites em órbita da Terra também revelam que o planeta é uma esfera.
Se o eixo de rotação fosse perpendicular ao plano da órbita, as estações do ano não ocorreriam porque os hemisférios receberiam a mesma quantidade de luz e calor durante o ano todo.
Cerca de 560 milhões de anos atrás, a Terra estava descongelando na Era Glacial, e essa área foi inundada com água glacial, formando um mar raso. Você pode caminhar centenas de quilômetros em qualquer direção e ver registros dos animais que ali viviam, dispostos na superfície das rochas.
Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular. A figura matemática que mais se adapta a essa forma da Terra é o elipsoide (esfera achatada nos polos).
Como podemos ter certeza que a Terra tem esse formato?
As órbitas dos satélites, a Estação Espacial Internacional, o lançamento de astronautas desde Yuri Gagárin, primeira pessoa a sair do planeta, e as imagens captadas por satélite são excelentes evidências do formato circular do planeta.
1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.
O domo terrestre seria feito de algum material sólido e instransponível, ou seja, que não pode ser vencido (a ideia é parecida mesmo com um globo de neve) , logo, nada poderia adentrar no planeta, tornando ilusórios os meteoritos, satélites e viagens espaciais.
Um artigo científico publicado pela revista científica britânica Nature que afirma que o prazo máximo para que um colapso 'irreversível' é de 40 anos, na melhor das hipóteses. O artigo foi publicado em 2020. Segundo Morengo, a afirmação é uma 'projeção de modelos', mas não uma previsão.
A boa notícia é que essa conta ainda reserva um tempo considerável: o colapso só se iniciará em 1,5 bilhão de anos e vai demorar cerca de 7,5 bilhões de anos para a “morte” do Astro-Rei.
É provável que nosso mundo superaquecido ultrapasse um marco de temperatura importante pela primeira vez nos próximos anos, preveem os cientistas. Os pesquisadores acreditam que há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C de aquecimento global entre hoje e 2027.