Geralmente descrito como uma mistura de um gato com um embrião, Mew foi criado por Shigeki Morimoto, programador do Game Freak. Ele foi criado ao mesmo tempo que o seu clone Mewtwo.
Logo após o fim da batalha entre Groudon e Kyogre, Rayquaza teve que retornar para a camada de ozônio, mas antes criou Ho-Oh para ser o guardião dos céus.
Lugia foi criado por Arceus, como os demais pokémons. Ele deveria ser a ave-irmã de Ho-oh para levarem a paz e prosperidade aos humanos, porém ambos tem uma grande rivalidade. Atualmente ele é o Guardião dos Mares. Lugia se isola do mundo para proteger os humanos de seus poderes.
No começo antes do universo nasceu o primeiro pokemon Arceus. Arceus criou três seres: Mew para ajudar a criar o universo ,Dialga para controlar o tempo, Palkia para controlar o espaço. Arceus também criou Giratina para levar a alma dos Pokémons mortos para o Mundo Inferior.
O arceus criou rayquaza groundon e kyogre, todos esses lendários são considerados guardiões da terra. Groudon por exemplo tinha objetivo de criar toda terra existente,Já kyogre era responsável pela criação do oceano e rayquaza pela criação do ar.
Como guardião do amor, Arceus transformou um Carbink em Diancie e fez dela a princesa dos Carbink. Como guardião do caos e casualidade, nasceu Hoopa, que graças aos seus poderes pregava peças nos seres vivos. Satisfeitos, eles continuaram a criar mais e mais espécies para habitar o planeta.
Apesar de ser descendente de Mew, Mewtwo precede diretamente Mew na ordem numerica do Pokédex de Kanto devido à inclusão secreta deste último pelo programador da GameFreak Shigeki Morimoto.
Quanto ao nome Pikachu (ピカチュウ Pikachū, em japonês), Satoshi Tajiri, o criador de Pokémon, explicou em uma entrevista que ele foi criado a partir das onomatopeias japonesas de faísca (ピカ pika) e do guincho de um rato (チュウ chū), assim apresentando-o como um rato elétrico; porém, alguns sites de fãs presumiram que viram ...
Enquanto o nome de Ash em inglês é um trocadilho, em japonês, seu nome é Satoshi, uma referência ao criador da franquia Pokémon e CEO da Game Freak, Satoshi Tajiri.
Protagonista de Pokémon Legends: Arceus, a criatura mítica é conhecida como a representação do Deus do cristianismo dentro da série. Arceus é nomeado como o “Pokémon original” que criou todo o universo, incluindo os seres vivos e os lugares deste mundo.
Acredita-se que Arceus tenha criado a região de Sinnoh e possivelmente todo o mundo Pokémon, os guardiões do lago Uxie, Azelf e Mesprit; e o trio de criação Dialga, Palkia e Giratina. Por causa disso, Arceus é considerado um dos mais longevos de todas as espécies de Pokémon.
Isso, somado aos 115 pontos de velocidade, fazem de Rayquaza o Pokémon mais poderoso de todos em termos ofensivos, ainda que ele apresente fragilidade contra ataques do tipo gelo e dragão e tenha "apenas" 100 pontos de defesa física e defesa especial.
Sendo Mewtwo originário do DNA de Mew, é de se esperar que essa criatura também figurasse na nossa lista de Pokémon mais forte da franquia. Mew tem um aspecto bondoso – bem diferente de sua parte clonada –, e se torna extremamente forte pelo fato de poder aprender qualquer tipo de ataque e também se tornar invisível.
Dialga criou Celebi, o viajante do tempo, e o encarregou de patrulhar as bordas das dimensões para que tudo seguisse seu rumo: Passado > Presente > Futuro (Então Celebi representa essa linha), e Palkia criou Jirachi, a estrela dos desejos.
Após ficar muito agressivo, o Giratina foi banido para um universo paralelo, ou o “Distortion World”, em que o tempo não passa e o espaço é altamente volátil, logo, o contrário do mundo real, onde o tempo passa e o espaço é constante.
Regialpha começou a pensar em uma solução para fugir da fúria apocalíptica de Arceus, então, ao olhar para a pilha de detritos que restou de sua criação, decidiu criar um Pokémon para por a culpa. Dos materiais restantes, ele criou Regigigas, que acabou se tornando um monstro poderoso que possuía os 3 tipos dos golens.
Durante o início da criação do mundo Pokémon, ou até mesmo antes, Arceus criou mais três seres, Azelf, Mesprit e Uxie, para dar força de vontade, emoções e conhecimento aos seres vivos, tanto humanos quanto Pokémon.
Impossível falar sobre os pokémons mais fortes da franquia sem citar o Giratina. O pokémon lendário do Mundo Distorcido é o único que possui o poder avassalador de controlar, interagir e viajar através das diferentes dimensões.
Summary: Giratina é do tipo Fantasma/Dragão e membro do Trio de Criação de Sinnoh. A personificação da antimatéria, foi banido para o Mundo da Distorção por sua violência precipitada contra seus irmãos .