Nesse período, o gramado do estádio passou por uma reforma para troca do composto que havia derretido e deixado o campo em más condições para receber jogo. O problema identificado foi o derretimento do termoplástico, composto que tinha no campo sintético, instalado em 2020.
A grama sintética permanece a mesma, pois ainda está em perfeitas condições de uso. A única alteração foi a substituição do antigo composto termoplástico pela cortiça, devido ao derretimento causado pelo calor e poluição de São Paulo. Afinal, resultava em uma substância pegajosa nos calçados dos jogadores.
Trata-se do mesmo gramado sintético que está no Allianz Parque desde 2020. Não foi necessário mexer na grama porque a cortiça é colocada por cima dela, até que nivele e assente. “A grama é a mesma, tem memória, fica em pé. Foi feita na Holanda.
O que muda? A reforma consistiu em remover o termoplástico e colocar a cortiça. O primeiro composto provocou as más condições do gramado em decorrência de seu derretimento devido às altas temperaturas e poluição da cidade de São Paulo.
A reforma do campo sintético está em andamento desde fevereiro e consistiu em uma troca no composto colocado entre as cerdas do gramado: saiu o termoplástico e entrou a cortiça, transportada em aviões cargueiros de Portugal com 22 toneladas de produto.
BASTIDORES: FUI VER DE PERTO O ESTADO DO NOVO GRAMADO DO ALLIANZ PARQUE!
Porque molham o gramado do Allianz Parque?
Allianz Parque
O composto que fica dentro do gramado é um plástico expandido, como uma azeitona sem caroço. Há uma questão de recuperação, mas exige muito a irrigação, por si só retém muito calor em picos de sol, por exemplo, então é necessário molhar muito para que haja refrigeração, além da maciez.
A mudança no gramado do Allianz Parque aconteceu devido a um pedido do próprio Palmeiras. Nos primeiros jogos do ano, o termoplástico que revestia o gramado sintético derreteu e comprometeu o estado do campo. Assim, o clube exigiu que a WTorre, que gerencia o estádio, providenciasse a troca do gramado.
Os atletas se depararão com um gramado diferente em relação à última vez que jogaram lá. Durante o período que o Verdão ficou longe de casa, o Allianz passou por uma reforma, que começou em fevereiro e terminou no último dia 16 de março.
A instalação desse gramado sintético envolveu um investimento de 10 milhões de reais, resultando em uma redução nos gastos de manutenção de 80 mil para 25 mil reais.
A irrigação garante a manutenção térmica do campo sintético, solucionando o problema da temperatura. Com o local sendo resfriado pela água, a solução se torna completa. O mais interessante é que isso se aplica até mesmo a campos mais antigos.
O Palmeiras rescindiu nesta segunda-feira o contrato comercial que tinha com a Soccer Grass, empresa responsável por instalar o gramado sintético do Allianz Parque e da Academia de Futebol. A Soccer Grass, segundo o CEO Alessandro Oliveira, afirmou que a empresa ainda não foi notificada formalmente da decisão.
Quando colocaram grama sintética no Allianz Parque?
A instalação foi feita no início de 2020, como uma opção para resolver os problemas que o Palmeiras e a WTorre tinham com o gramado natural do Allianz Parque por conta da agenda de shows.
No topo da estrutura estão os dois telões com área superior a 103m², e em dias de grandes espetáculos a capacidade sobe para 55 mil pessoas com a ocupação da área do gramado.
Com a escovação do gramado, a areia, que é a base de todo gramado sintético, sobe. A areia será retirada e reposta. O próximo passo já é a colocação da cortiça, que foi trazida do exterior. Por conta de todos esses processos, o Palmeiras ficou impedido de jogar no Allianz Parque.
Serão cerca de 20 toneladas do novo produto. O composto será a única mudança na arena, já que além da constatação de que a grama não sofreu desgaste, o shock pad (manta de absorção que fica abaixo do campo) também está intacto. A avaliação é de que com esta troca, o gramado voltará ao seu melhor momento.
O gramado do Allianz Parque segue em obras de manutenção após a retirada do composto termoplástico antigo e aplicação do novo material, que será de cortiça, e promete melhorar a qualidade do campo do Palmeiras. A ESPN teve acesso a vídeos que mostram o estado atual do gramado.
O Allianz Parque foi vetado pelo Palmeiras no fim de janeiro, porque o termoplástico do campo derreteu e passou a grudar na chuteira dos atletas. Em seguida, foi interditado pela FPF por falta de condições de receber partidas.
Desta forma, o gramado estará pronto para os devidos testes dos jogadores do Palmeiras e pela Federação Paulista de Futebol para a liberação de disputa de partidas oficiais já na sexta-feira (15/03).
Cortiça granulada para grama artificial é um investimento a longo prazo com materiais naturais. Silêncio é ouro: A cortiça efetivamente reduz o ruído, criando um ambiente de jogo mais silencioso com cortiça granulada. Fácil manutenção: Campos com granulado cortiça precisam de menos água para irrigação.