Esposa de Davi (Petrônio Gontijo) em Reis morreu de forma misteriosa ao ser atacada fora dos muros de Jerusalém. Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade.
A história de Hagite não é descrita nas escrituras, mas sabe-se que seu filho tentou usurpar o trono do pai em seus últimos dias de vida. Após o longo reinado de Davi, quando o rei já estava idoso e passaria o trono para Salomão - herdeiro com a esposa Bate-Seba - o filho de Hagite tentou roubar a coroa.
Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento. Teve a seus pés Davi, o herói judeu que matou o gigante Golias e depois se transformaria em rei de Israel.
Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade. O corpo dela foi encontrado por Benaia (Angelo Coimbra) e pelo exército de Israel no início da nona temporada de Reis, A Sucessão.
Quando Saul começou a desconfiar que Davi era o novo ungido de Deus, acendendo a inveja dentro dele. O rei, então, descobre que sua filha, Mical, amava Davi.
A emocionante trajetória de Bateseba na série Reis chegou ao fim na nona temporada, A Sucessão. A esposa de Davi (Petrônio Gontijo) morreu após ser atacada por Rezom (Nando Rodrigues) no palácio.
Rei de Hebrom lamenta a morte da esposa com um grito de dor e sofrimento. Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.
Bate-Seba, Betsabé ou Batseba, Betseba (em hebraico: בת שבע, Batsheva ou Batseba) foi, de acordo com a narrativa bíblica, rainha consorte de Israel como uma das esposas do rei Davi. Era filha de Eliã ou Amiel, e esposa de Urias, o guerreiro hitita a serviço do rei hebreu.
Abisague sofre com fortes dores e não consegue dar à luz por causa da posição em que o bebê está. A israelita desmaia e Salomão se desespera por ajuda. Então, a parteira sugere cortar e abrir a barriga da concubina para salvar a criança. “Mas ela não resistiria desse jeito”, responde o rei, aos prantos.
Quando soube que Bate-Seba estava grávida, ele chamou Urias para descansar em casa com a esposa. Ele achou possível esconder seu pecado, enganando o próprio marido traído. Mas Urias não facilitou o plano de Davi.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
Em resumo, a figura de Hagite na Bíblia é mencionada como uma das esposas do rei Davi, porém, poucas informações são apresentadas sobre ela. É possível inferir que sua importância esteja mais relacionada ao seu papel como mãe dos filhos de Davi, do que a algum destaque em si mesma.
Jônatas e Davi se preocupavam profundamente um com o outro de uma forma que era indiscutivelmente mais forte e íntima do que uma amizade platônica. Os estudiosos destacam, por exemplo, que, ao conhecer Davi, o narrador descreve Jônatas como sentindo algo que só pode ser definido como “amor à primeira vista”.
“O que nos leva para uma fase triste da história de amor dos dois, pois Mical fica alguns anos separada de Davi e, quando retorna para ele, Davi já não é o mesmo que ela conheceu e já está casado com outras mulheres”, diz. Assim, Mical deixa o posto de primeira esposa para ser a última.
A destemida Hagite entra na Filistia e encontra o sobrinho de rei Davi comemorando com o exército inimigo. A mulher fica muito desconfiada com a cena que presencia. Em um novo movimento dos guerreiros, Gate e toda a nação da Filistia passa a ser dominada.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
Novela Reis: Davi enfrenta tragédia familiar e recebe revelação sobre seu sucessor. Ainoã desabafa com Bateseba sobre as atitudes de Amnon. Davi tenta reconquista Hagite.