Nínive caiu em 612 a.C., e foi arrasada até o chão. O povo na cidade, que não pôde escapar para as últimas fortalezas assírias no oeste, foi massacrado ou deportado. Muitos esqueletos não enterrados foram encontrados por arqueólogos no sítio.
Quanto tempo depois de Jonas Nínive foi destruída?
Deus novamente ordena que Jonas viaje para Nínive e profetize a seus habitantes. Desta vez, ele entra e entra na cidade, gritando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".
A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.
Ele foi a Nínive e disse ao povo que se arrependesse ou o Senhor destruiria a cidade. O rei e o povo se arrependeram. O Senhor os perdoou e não destruiu Nínive.
QUEM ERAM OS NINIVITAS: A HISTÓRIA DO POVO DA CIDADE DE NÍNIVE
Qual foi o fim de Nínive na Bíblia?
Nínive caiu em 612 a.C., e foi arrasada até o chão. O povo na cidade, que não pôde escapar para as últimas fortalezas assírias no oeste, foi massacrado ou deportado.
Ele considerava injusta a pregação àquele povo. O profeta Naum descreve o cenário de Nínive: "Ai da cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo e que não solta a sua presa" (Na 3.1).
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque.
Todos os filhos de Deus precisam ouvir o evangelho.
Nínive fazia parte do império assírio, um inimigo de Israel conhecido por sua violência e crueldade. Para Jonas, provavelmente parecia impossível que o povo de Nínive estivesse pronto para aceitar a palavra de Deus e se arrepender.
Seus reis se gabavam publicamente da sua crueldade. Deixaram registros dos métodos de tortura que usavam e das suas práticas de extermínio dos inimigos vencidos das formas mais dolorosas imagináveis. Arqueólogos têm encontrado evidências abundantes da maldade da Assíria.
2 – Por que Jonas se recusou a pregar?: Para entender a razão porque Jonas tentou fugir do compromisso de pregar a Nínive, é preciso saber que o povo dessa cidade era guerreiro, extremamente cruel, violento e avassalador. Os ninivitas, portanto, representavam uma séria ameaça e um tremendo perigo para Israel.
Jaffa (ou Jope) é atualmente um bairro de Tel Aviv, mas antigamente foi o porto de onde saiu Jonas e foi engolido pelo grande peixe. Em seguida. Lá também encontramos a casa de Simão, o curtidor, onde Pedro teve a visão dos alimentos impuros.
7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, e feriu a aboboreira, e ela secou. 8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Porque a cidade de Nínive era importante para Deus?
Uma cidade que tinha como protetora Ishtar, a deusa do amor e da guerra. Por sua importância comercial e geográfica, Nínive foi transformada em uma das capitais do império no reinado de Sargão II (721-705 a.C.) e, no tempo de Senaquerib (704-681 a.C.), se tornou a única capital do império assírio.
Deus destruiu Nínive a capital Assíria em 612 a.C., aproximadamente. Cerca de cem anos antes, a cidade fora poupada, devido ao arrependimento pela pegação do profeta Jonas conforme o texto a seguir (Jonas 3:4–10):
Jonas é milagrosamente salvo por ser engolido por um peixe grande, em cuja barriga ele passa três dias e três noites. Enquanto estava no grande peixe, Jonas ora a Deus em sua aflição e se compromete a agradecer e a pagar o que prometeu. Deus então ordena que o peixe vomite Jonas.
Társis é uma cidade ou local, mencionado no Antigo Testamento, mas cuja localização não foi determinada, indo desde um porto no Oceano Índico até Cartago ou um porto fenício na Espanha.
Os assírios travavam muitas guerras e Nínive era uma cidade de constante derramamento de sangue. Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem.
Qual o motivo da raiva de Jonas pelo povo de Nínive?
Sua missão era ir a Nínive, uma grande cidade que estava muito corrompida pela maldade e pelo pecado. O profeta tentou fugir da presença de Deus e embarcou numa viagem para Társis e para longe do propósito para o qual o Senhor o havia chamado.
O jejum de três dias de Nínive comemora os três dias que o Profeta Jonas passou dentro da barriga do Grande Peixe e o subsequente jejum e arrependimento dos ninivitas na mensagem de aviso do profeta Jonas, de acordo com a Bíblia. (Livro de Jonas).
Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.
JONAS pediu a MORTE, porque NÃO GOSTOU de ver QUE a CONTRIÇÃO dos ninividas TOCOU o coração de Deus a ponto de Deus não destruir a cidade conforme Jonas HAVIA profetizado (Jn 3:10; 4:1-3).
Jonas 4 Jonas fica furioso com a decisão do Senhor de mostrar misericórdia ao povo. O Senhor ensina a Jonas a respeito de Sua preocupação pela salvação do povo de Nínive.