O Golpe do Tinder acontece quando pessoas mal intencionadas usam perfis falsos para conhecer as vítimas, ganhar confiança delas e, depois, pedir dinheiro, oferecer esquemas fraudulentos, etc. Eles usam a técnica de Engenharia Social, onde o golpista engana e ilude a vítima com histórias mentirosas.
Assédio, ameaças, bullying, intimidação, doxing, sextortion, chantagem ou qualquer coisa feita intencionalmente para causar danos são proibidos. O Tinder não é lugar para discurso de ódio. Nós nunca vamos tolerar racismo, fanatismo, ódio ou violência com base em quem alguém é, como se identifica ou na sua aparência.
Bandeira vermelha nº 1, eles fazem muitas perguntas pessoais. Você nunca deve compartilhar muitos detalhes pessoais antes de conhecer alguém na vida real.
Red flag #2, Eles pedem que você envie dinheiro. ...
Red flag #3, Eles continuam enviando links estranhos.
O Incognito Mode, ou Modo Anônimo, é a alternativa do Tinder para navegar pelo app de relacionamentos sem aparecer no feed de outras pessoas. O recurso permite usar a plataforma de maneira discreta, porém ainda dá a liberdade de curtir ou recusar outros perfis.
Os membros do Tinder poderão acessar a aba “bloquear contatos” nas configurações de seu perfil. A partir daí, eles podem inserir quais de seus contatos preferem não ver ou não aparecer no Tinder.
Tem como saber se alguém está ativo no Tinder? De modo nativo, não existe uma aba ou opção de busca que permita descobrir perfis específicos que estejam ativos na plataforma.
Diferente de muitos aplicativos, o Tinder exige uma remoção interna da conta. Apagar o app, por si só, não vai remover seu perfil e ele vai continuar a ser exibido para quem estiver por lá. Suas fotos, matches, mensagens e outras informações permanecem acessíveis.
Os golpistas buscam aproximação das vítimas, normalmente aquelas que fornecem muitas informações pessoais nos sites, para obter dinheiro ou os dados do cartão de crédito. Os usuários precisam estar atentos para identificar desde pequenas mentiras na interação com parceiros reais até perfis completamente falsos.
Há mais um fator: o comportamento do usuário. O Tinder considera “Curtidas” e “Não curtidas” de cada usuário e usa isso para identificar quais perfis têm um interesse em comum para gerar um possível match. Por um tempo, esses dados pontuavam os perfis, quem era mais popular ou não. Era a chamada Pontuação Elo.
Por que as pessoas caem tanto em golpes? Porque, com o avanço da tecnologia nos serviços financeiros, as operações bancárias estão tão rápidas quanto mensagens instantâneas, e o excesso de estímulos em canais diferentes (e-mail, aplicativos de conversas e redes sociais) deixa as pessoas mais vulneráveis a ataques.
Bastante comum é o uso do perfil falso e do chamado “Catfish”, que é o golpe que não costuma ter como objetivo um crime e sim um encontro. Entretanto, a pessoa usa fotos e informações falsas em seu perfil, levando o outro a se interessar por alguém que, na verdade, não é com quem se conversa.
Mais da metade dos usuários do Tinder são casados ou comprometidos, diz pesquisa. Uma nova pesquisa sobre o nível de satisfação das pessoas com o Tinder mostra que 65,3% dos usuários do aplicativo eram casados ou estavam “em um relacionamento”, e 50,3% não tinham realmente interesse em marcar encontros.
Não é permitido achar alguém no Tinder pelo número ou nome. O Tinder não explica por que não implementou uma função para achar outras pessoas através da busca. Entretanto, tem tudo a ver com privacidade, já que, provavelmente, nem todos os usuários querem ser encontrados no aplicativo de relacionamentos.
Abra o Tinder e toque na aba representada por um boneco (no canto inferior direito). Depois, vá até o ícone de uma engrenagem (no canto superior direito) e, na área “Controlar visibilidade”, toque em “Modo anônimo”.
Role a tela para baixo e selecione “Bloquear contatos” Conceda permissão ao Tinder para acessar seus contatos. Na aba “Contatos”, selecione as pessoas de sua lista de contatos que você deseja evitar.
O Tinder anunciou o lançamento de um "Modo Anônimo", no qual assinantes dos pacotes Plus, Gold e Platinum poderão usar o aplicativo sem se revelar ao público —nessa opção, o perfil aparece apenas para os usuários que receberem curtidas. O recurso está disponível desde esta terça-feira (7).
O status aparece em dois momentos. Quando o perfil é mostrado na área de descoberta, ele pode acompanhar o aviso "Online recentemente". Esse recurso é nomeado "Ativo recentemente" e mostra se o usuário acessou o Tinder nas últimas 24 horas.
O que é o perfil verificado? Como na maioria das redes sociais, o perfil verificado apresenta um selo na cor azul ao lado do nome do usuário. Este selo indica que o aplicativo reconhece que aquela pessoa é, de fato, quem diz ser.