Em 1959, apresentou a Barbie, cuja trilha de sucesso já se estende por seis décadas. Naquela altura, Ruth era vice-presidente executiva da Mattel, que se tornaria a maior fabricante de brinquedos do mundo. Competitiva e ambiciosa, se destacava em uma época em que havia poucas mulheres na liderança.
Ruth Handler, cofundadora da Mattel, teve que lidar com o machismo até da imprensa. Todos sabem que Barbie é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro: a boneca responde por quase US$ 1,6 bilhão em receita, o equivalente a 73% do faturamento da fabricante de brinquedos Mattel.
A inspiração para a boneca Barbie veio da filha de Ruth e Elliot, Barbara Handler. Ao ver a filha brincando com bonecas de papel e imaginando-se em papéis adultos, a empresária se deu conta da oportunidade de oferecer às crianças uma boneca que estimulasse a imaginação e os sonhos delas para a vida adulta.
O executivo americano Richard Dickson, presidente e COO da Mattel, tradicional fabricante de brinquedos, é responsável por revitalizar algumas de suas principais marcas.
Quem é a senhora que a Barbie encontra na cozinha?
A primeira vez que vemos Perlman como Ruth é quando Barbie (Robbie) entra em uma das salas no prédio da Mattel e encontra a personagem tomando chá em sua cozinha.
Ao longo de sua história, a boneca com mais de 1 bilhão de unidades vendidas colecionou polêmicas, da desaprovação conservadora a um brinquedo “sexualizado” à acusação feminista de que a Barbie promoveria um padrão de beleza impossível.
Segundo o Conar, a decisão pela suspensão ocorreu após o órgão receber uma denúncia de um consumidor, alegando que o trailer em questão não seguia as recomendações da Seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Ter todo mundo vendo a Barbie ir ao ginecologista normaliza a experiência. Ela solidifica o entendimento de que a saúde reprodutiva é parte da saúde geral.
A sinopse oficial do filme da Barbie ainda não foi divulgada, mas rumores afirmam que a trama mostrará Barbie sendo expulsa da Barbielândia por não ser perfeita o suficiente. Longe da “vida de plástico”, ela precisará aprender a se virar no mundo real.
É aí que aparece Ruth (Rhea Perlman), idosa que já tinha sido introduzida anteriormente no filme, quando Barbie foge dos executivos da Mattel. O filme revela que ela é Ruth Handler, a inventora da Barbie.
Ao longo do filme, o "Senhor Mattel" toma diversas decisões controversas, como tentar prender Barbie de novo em uma caixa, para que ela não se "contamine" pelo mundo humano ou titubear sobre um lançamento de importância social por não trazer retorno financeiro para a empresa.
Nos últimos dias, entretanto, surgiu a informação de que Bárbara Handler, filha de Ruth Handler, a criadora da Barbie, aparece como participação especial no live-action, como uma homenagem à mãe.
A Mattel nasceu em uma garagem na Califórnia, em 1945, e foi criada fruto do espírito empreendedor de Ruth Handler e o marido Elliot Handler, assim como do amigo do casal Harold "Matt" Matson. O nome Mattel é a junção de "Matt" + "El" de Elliot" = "Matt-el".
Entre as diversas referências ao mundo real que aparecem no longa, está, como não poderia deixar de ser, a homenagem à criadora da boneca, Ruth Handler e à "verdadeira" Barbie, Barbara Handler, filha dela. A empresária Ruth Handler, que faleceu em 2002 aos 85 anos, foi co-fundadora e presidente da Mattel.
E em meio aos personagens revelados, uma que chamou bastante atenção foi Midge, a amiga grávida da Barbie que será interpretada por Emerald Fennell. Todavia, mesmo alguns grandes fãs da Barbie sequer conhecem a boneca Midge — de fato, uma das menos populares deste universo —, ou mesmo parte de sua história.
Barbara Handler tem 82 anos hoje; veja fotos. Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, terror, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.