O que aconteceu depois que os dinossauros foram extintos?
Esta extinção (chamada extinção K-T ) não apenas marcou o fim dos dinossauros, mas sim o de toda a Era Mesozoica, dando início a uma nova Era, a Cenozoica. O primeiro período da Era Cenozoica é chamado Paleogeno ou Terciário, e primeira época, logo após a extinção K-T é chamada Paleoceno.
Depois de milhões de anos, a exemplo do que aconteceu na Era Mesozóica, o planeta era agora dominado por um outro tipo de animal: agora era a vez dos mamíferos. A nova era, chamada de Cenozóica, é a que dura até hoje.
O que aconteceu para os dinossauros serem extintos?
Durante décadas, os cientistas souberam que um asteroide gigante colidiu com o que hoje é a Península de Yucatán, há cerca de 66 milhões de anos. A maioria dos especialistas concorda que o evento desencadeou uma extinção em massa que eliminou três quartos de todas as espécies, incluindo quase todos os dinossauros.
Quais foram os animais que sobreviveram à extinção dos dinossauros?
Essa extinção em massa preparou o terreno para uma grande profusão de diversificação que acabou dando lugar a baleias-azuis, guepardos, arganazes, ornitorrincos e, claro, nós, seres humanos.
Uma perda catastrófica de espécies deixaria um buraco enorme nos ecossistemas do mundo, e todos os tipos de vida provavelmente evoluiriam para preencher os buracos deixados para trás. Para considerar com o que estamos lidando quando falamos de extinções em massa, podemos olhar para o passado.
Onde fica o buraco do meteoro que matou os dinossauros?
Uma cratera encontrada na região da Guiné Bissau, costa da África Ocidental, pode ter ligação com asteroides responsáveis pela extinção dos dinossauros. Escondida sob 3000 pés (900 metros), a origem do buraco ainda é desconhecida pelos cientistas.
Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível. O maior motivo é que o DNA é uma molécula que não envelhece bem.
Ainda assim, os ecossistemas só viriam a se recuperar totalmente alguns milhares de anos depois — no fim do Paleoceno. Sem os dinossauros, pterossauros e outros grandes predadores, novas portas foram abertas para que animais pequenos e que viviam nas sobras como os mamíferos, se desenvolvessem.
O ano de 2024 começa com a descoberta de uma nova espécie de dinossauro herbívoro para o mundo. Trata-se do Sidersaura marae, um animal herbívoro cujo fóssil foi encontrado por uma equipe de paleontólogos do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina.
Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.
Alguns membros da comunidade científica mais ampla eram céticos quanto à hipótese. No entanto, em 1991, cientistas descobriram que a cratera de Chicxulub tinha a idade certa para ter sido formada por um impacto de asteroide massivo, coincidindo com o fim dos dinossauros.
O que acontece se os dinossauros não fossem extintos?
"Que, se os dinos não tivessem sido extintos, não haveria a expansão dos mamíferos e, portanto, não haveria o desenvolvimento de Primatas e, depois, do homem", explica Buchmann.
Ancestrais gigantes dos rinocerontes, mastodontes, mamutes, tigres-dentes-de-sabre e preguiças gigantes foram algumas das feras que ocuparam o planeta depois dos dinossauros.
Nos anos 1980, os cientistas Luis e Walter Álvarez, pai e filho, sugeriram que o desaparecimento dos dinossauros foi provocado por uma mudança de clima após o impacto de um asteroide, que cobriu o mundo de poeira.
Muitos milhões de anos atrás —aproximadamente, 66—, um asteroide muito grande, com mais de 10km de diâmetro, caiu na Terra, em uma parte do México. Essa é a teoria mais aceita pelos cientistas para a extinção da maior parte das espécies de dinossauro.
Pesquisa mostrou que poeira do asteroide Chicxulub impediu a passagem de luz e fez com que a temperatura caísse em média 15°C, dizimando dinossauros. Pesquisa descobriu que a poeira do asteroide que atingiu a Terra há 66 milhões de anos permaneceu na atmosfera durante 15 anos.
O asteroide que acabou com o Cretáceo levou consigo dinossauros famosos como o Tiranossauro e o Tricerátops, assim como criaturas menos conhecidas, mas bizarras, como o Anzu (ou "galinha do inferno").
A paleontóloga reforça que, hoje, não existe nenhum outro dinossauro na Terra a não ser as aves, pois graças às penas e asas, eles conseguiram voar e sobreviver às consequências do meteoro que levou à extinção dos dinossauros não-avianos.
A Bíblia não fala diretamente sobre os dinossauros. Mas ela diz que Deus 'criou todas as coisas', o que com certeza inclui os dinossauros. * (Apocalipse 4:11) Embora não mencione os dinossauros, a Bíblia fala de grupos de animais em que eles talvez estejam incluídos: “Grandes animais marinhos”, ou “monstros”.
Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável. “Estudos recentes mostraram que, a cada 521 anos, o DNA perde metade da sua informação. Isto é, metade da sua sequência de nucleotídeos é degradada.
Onde caiu o asteroide que acabou com os dinossauros?
O asteroide, com cerca de 14 quilômetros de largura, deixou uma cratera de impacto de cerca de 100 quilômetros perto da península mexicana de Yucatán. Além de acabar com o reinado dos dinossauros, o golpe direto desencadeou a extinção em massa de 75% da vida animal e vegetal do planeta.
No primeiro dia, o Senhor separou a luz das trevas. Ele chamou à luz dia e à escuridão noite. No segundo dia, Ele dividiu as águas entre as nuvens no céu e os oceanos na Terra. No terceiro dia, o Senhor formou grandes oceanos e terra seca.