Em 01 de janeiro de 1869, as tropas brasileiras ocupam Assunção e a guerra do Paraguai aproxima-se do fim, entretanto, Solano López ainda resistirá por mais de um ano.
Após dez anos de obras no escaldante calor do deserto, em 17 de novembro de 1869 era inaugurado o Canal de Suez, hidrovia que interliga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. No litoral sul do Mar Mediterrâneo, na entrada do Canal de Suez, havia uma estátua gigantesca até 1956.
O maior conflito armado na história da América Latina era marcado na segunda metade do século 19 pela rivalidade entre as Forças Armadas do Paraguai contra a fortalecida Tríplice Aliança, formada pelas forças do Uruguai, Argentina e Brasil.
14 de fevereiro: A Sociedade Médico-Cirúrgica é fundada no Rio de Janeiro. 27 de março: A Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo é criada. 2 de julho: A Sociedade Promotora de Imigração é criada em São Paulo. 23 de julho: A República de Cunani, localizada no atual Amapá, é proclamada.
Em 01 de janeiro de 1869, as tropas brasileiras ocupam Assunção e a guerra do Paraguai aproxima-se do fim, entretanto, Solano López ainda resistirá por mais de um ano.
O dia 13 de maio é conhecido por ter sido o dia em que a escravatura foi abolida do Brasil, em 1888. A abolição da escravatura foi abolida por meio da Lei Áurea, libertando mais de 700 mil escravos. Essa conquista foi fruto da luta dos escravos, do movimento abolicionista e da sociedade civil brasileira.
22 de março: Revolta do Ano da Fumaça, em Ouro Preto, na então Província de Minas Gerais. 26 de abril: Revolta do Forte do Mar na Bahia. 13 de maio: Revolta de Carrancas: rebelião escrava nas propriedades da família Junqueira, ao sul da província de Minas Gerais. 17 de maio: Fundação do município de Nazaré da Mata.
1870 – Ocorreu o lançamento do Manifesto Republicano. 1871 – Foi promulgada a Lei do Ventre Livre, que dava liberdade aos filhos das escravas nascidos a partir daquela data. 1872 – Ocorreu a fundação do Partido Republicano. 1872 a 1875 – Houve um conflito pelo poder entre a igreja católica e a monarquia brasileira.
Eventos. 16 de fevereiro: A São Paulo Railway é aberta ao tráfego. 27 de março: Assinado entre Brasil e Bolívia o Tratado de Ayacucho. 24 de setembro: Acontece a Batalha de Estero Rojas durante a Guerra do Paraguai.
No que se refere à industrialização, o Brasil viveu um pequeno surto de desenvolvimento industrial entre as décadas de 1840, 1850 e 1860. Nesse período, o país teve um aumento na navegação a vapor e viu as estradas de ferro se multiplicarem, sobretudo visando ao aumento das exportações do país.
O Brasil teve um período de monarquia entre 1822, ano da nossa independência, até 1889. A Proclamação da República brasileira resultou de um movimento militar liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca que culminou, em 15 de novembro de 1889, com a destituição do então chefe de Estado, o imperador D.
Moeda de 20 Réis de 1869, antiga bem conservada, envelhecida devido ao tempo, idêntica a foto. Anverso: Efígie do Imperador Pedro II, circundada pela inscrição PETRUS II.
A Revolução de 1868 ou La Gloriosa, foi um levantamento revolucionário que ocorreu na Espanha em Setembro de 1868 e implicou o destronamento da rainha Isabel II e o começo do período denominado Sexênio Democrático.
Em 1886, a Câmara Geral proibiu o açoite e após mais de 350 anos de escravidão e um processo longo que custou a vida de muitos, em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea aboliu a prática no país, declarando em seu artigo primeiro a extinção da escravidão no Brasil.
O Brasil ganhou definitivamente os territórios disputados ao norte do rio Apa, hoje parte do estado do Mato Grosso do Sul. A Argentina ganhou definitivamente a disputada Província de Misiones e todos os territórios disputados ao sul do Rio Pilcomayo que atualmente constituem a Província de Formosa.
A abolição da escravidão foi um dos fatores que determinaram a queda do Império em 1889. Dom Pedro II perdeu o apoio dos cafeicultores, que tiveram de libertar os escravos após a assinatura da Lei Áurea e não receberam nenhuma indenização por parte do governo central.
A primeira exibição do telefone para o público ocorreu em 4 de julho de 1876, na Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos. D. Pedro II, então imperador do Brasil, era um dos presentes no evento e logo se encantou pela novidade.
Em 1858, houve mais uma, dessa vez com parte da população da cidade tomando as ruas e ecoando o grito de “carne sem osso e farinha sem caroço”. O episódio, que ficou conhecido como Revolta da Farinha, ocorreu em 28 de fevereiro de 1858.
A Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.
O atual nome Redenção, oficializado em 1889, faz referência ao fato da cidade ter entrado para a história como a primeira no Brasil a libertar totalmente seus escravos. Isso ocorreu por declaração, em 1º de janeiro de 1883, resultante de sugestão de Deocleciano Ribeiro de Menezes.
Em 1° de janeiro de 1863, entrava em vigor o Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln. O ponto central da lei era a libertação de cerca de 4 milhões de escravos negros. "Não haverá tranquilidade nem sossego na América enquanto o negro não tiver garantidos os seus direitos de cidadão…