Guerra de Canudos foi uma série de conflitos armados envolvendo o Exército brasileiro e sertanejos que seguiam o líder religioso Antônio Conselheiro, tendo ocorrido entre 1896 e 1897, no Arraial de Canudos, interior do estado da Bahia.
A Guerra de Canudos foi um confronto bélico entre o exército brasileiro e a comunidade liderada pelo religioso Antônio Conselheiro, em Canudos, interior da Bahia. O conflito aconteceu entre 7 de novembro de 1896 e 5 de outubro de 1897.
Em 1887 houve uma grande fuga nos cafezais paulistas, o que deixou alarmados os proprietários rurais, receosos de ficar sem mão de obra. Desde o início de 1886, o quilombo do Jabaquara, na cidade de Santos, passou a ser considerado território livre. E era para lá que costumavam ir os fugitivos.
O conflito foi causado pelas desavenças entre o povo, a Igreja e os poderes públicos, que começou em virtude da grande pobreza que assolava a região, após a implementação da República em todo o país. Acredita-se que a Guerra de Canudos resultou na morte de cerca de 20 mil sertanejos e 5 mil militares.
Com o crescimento do arraial de Canudos, no começo dos anos 1890, espalhou-se a notícia de que se tratava de uma revolta contra a República recém instalada, pois Conselheiro criticava a República e era contra a separação entre Igreja e Estado promovida pelo novo regime.
1987 Greve na Companhia Siderúrgica Nacional envolve 24 mil operários. 1987 Instalado em Brasília o Congresso Constituinte. 1987 O presidente Sarney anuncia, pela televisão, a moratória unilateral da dívida externa. 1986 Brasil recebe refugiados do Chile.
O Império foi o período da história do Brasil que se iniciou com a independência, em 1822, e estendeu-se até 1889, quando a República foi proclamada. Dom Pedro II, imperador do Brasil de 1840 a 1889, foi um dos grandes nomes – se não o maior – do Brasil Império.
1875 – Começou a época de imigração. Alemães, espanhóis, italianos e japoneses chegam ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café e nas indústrias. 1880 – Aconteceu a Revolta do Vintém, Rio de Janeiro.
A Guerra de Canudos (1896-1897) foi um dos principais conflitos do período de transição para o sistema republicano, ocorreu no arraial de Canudos e envolveu o Exército contra Antonio Conselheiro e seus seguidores.
1897 (MDCCCXCVII, na numeração romana) foi um ano comum do século XIX do actual Calendário Gregoriano, da Era de Cristo, e a sua letra dominical foi C, teve 52 semanas, início a uma sexta-feira e terminou também a uma sexta-feira.
Introdução. Foi o cientista Joseph John Thomson que descobriu, em 1897, as partículas subatômicas denominadas elétrons. Ele demonstrou, por meio de um experimento usando um aparelho chamado tubo de raios catódicos, que o átomo não é indivisível, como acreditava Dalton.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
No início da década de 1850, o Brasil gozava de estabilidade interna e prosperidade econômica. A infraestrutura do país foi sendo desenvolvida, com o progresso na construção das estradas de ferro, do telégrafo elétrico e de linhas de navios a vapor que uniam o Brasil em uma entidade nacional coesa.
O Brasil, oficialmente, comemora 524 anos de descobrimento (pelos europeus) nesta segunda-feira (22). A data faz referência à suposta chegada dos portugueses onde hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde supostamente avistaram o Monte Pascoal.
Governo Prudente de Morais (1894-1898) - Presidente enfrenta Canudos. O paulista Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil da Primeira República.
Acontecimentos. Formou-se a primeira médica no Brasil, Rita Lobato. Heinrich Hertz descobre as "Ondas Hertzianas", 2º passo para a descoberta do rádio. August Weismann propôe que o número cromossómico teria pois que ser reduzido para metade, no caso das células sexuais (gametas).
Em 1889, no Rio de Janeiro, até então capital do pais, Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma ofensiva que derrubou a Monarquia, na época, sob o comando do Imperador Dom Pedro II. Na mesma noite, o Marechal assinou um manifesto que deu início à República Federativa e Presidencialista no Brasil.
A segunda-feira negra também é conhecido como o crash de 1987, pela magnitude das perdas. Os tombos começaram já na abertura das bolsas asiáticas e se espalharam pelo mundo. O grande destaque ficou para a variação do índice acionário norte-americano Dow Jones, que despencou 22,6% naquele dia.
Canudos é um município brasileiro do estado da Bahia. Está a uma altitude de 402 metros e encontra-se inserido no Polígono das Secas e no vale do rio Vaza-Barris. O município possui uma área de 3.565,377 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 16 832 habitantes.