Parte da Serra do Mar deslizou sobre a cidade em março de 1967. O desastre, conhecido como hecatombe, deixou cerca de 450 pessoas mortas, segundo registros oficiais. Há 56 anos, um deslizamento de terra devastou a cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, e matou cerca de 450 pessoas.
Quantas pessoas morreram na catástrofe de Caraguatatuba em 1967?
As enchentes e deslizamentos de terra em Caraguatatuba, estado de São Paulo, em março de 1967, coletivamente denominadas Hecatombe, ocasionaram 436 mortes, número oficial. 436 mortes oficialmente, mas o número é maior.
Após vários dias de muita chuva em Caraguatatuba, as encostas, fragilizadas, deslizaram na madrugada do dia 17 de março, levando tudo o que havia pela frente, derrubando casas e soterrando moradores. A cidade ficou isolada, sem acesso, sem energia elétrica e sem água.
No início do século XX, a maior parte dos moradores da cidade habitavam a zona rural em agrupamentos de pescadores distribuídos pelas praias. Em 1910, a vila de Caraguatatuba possuía 3.562 habitantes e em 1927 contava apenas com uma praça e poucas ruas.
HECATOMBE DE 1967, A MAIOR CATASTROFE CLIMATICA DE CARAGUATATUBA E DO BRASIL - 55 ANOS DEPOIS
Quem descobriu Caraguatatuba?
O novo povoado foi elevado à condição de Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba em 27 de setembro de 1770, a pedido de Dom Luiz Antônio de Souza Botelho Morgado de Mateus, o então capitão geral da Capitania de São Paulo.
Chovia forte há meses em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, quando uma tromba-d'água atingiu a cidade e matou mais de 400 pessoas em 18 de março de 1967.
Porto Alegre: enchente de 1941 durou 22 dias e deixou 70 mil desabrigados. As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul afetaram 425 cidades e mudaram a vida de quase 1,5 milhão de pessoas no estado.
A Praia do Porto Novo é considerada a última praia de Caraguatatuba. Ela tem como característica um mar calmo e raso, perfeito para banhistas. A areia é compacta e acinzentada, sendo que há muitas opções de quiosques na faixa de areia.
De acordo com o Cemaden, o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceu no estado do Rio de Janeiro em 2011. Um deslizamento causado por fortes chuvas na região serrana do estado deixou 947 mortos e mais de 300 desaparecidos. Os municípios mais afetados foram Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
Qual a melhor praia para se ficar em Caraguatatuba?
A praia do Centro é uma ótima opção para se hospedar em Caraguatatuba, com grande variedade e quantidade de estabelecimentos comerciais. A área central da cidade fica entre a praia de Martim de Sá e do Indaiá e além da praia, que costuma ter o mar tranquilo, o calçadão também é muito procurado pelos turistas.
Em 1983, a enchente no Vale do Itajaí deixou 49 mortos. Em 5 de julho, a chuva forte atingiu a região por cinco dias e o rio Itajaí-Açu atingiu 15 metros. A enchente deixou 197.790 mil desabrigados em 90 municípios catarinenses, segundo a Defesa Civil do estado. A Prefeitura de Blumenau ficou completamente ilhada.
As águas do rio Iguaçu cobriram a cidade. A chuva perdurou por uma semana e fez com que o rio de 2,50 metros chegasse à 10,42 metros, diante de tal realidade a maior parte dos moradores deixou tudo para trás.
Foram inundados 36 km de trechos da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com tráfego de trens paralisado durante duas semanas e posterior interrupção da extração do minério de ferro, e rodovias como a BR-101 precisaram ser interditadas. Houve grande repercussão mundial.
A Fundação de Caraguatatuba tem suas origens nos anos de 1653/1654, quando João Blau, capitão-governador da Capitania de Nossa Senhora de Itanhaém (1653-1656) da qual era donatário a Condessa de Vimieiro, fundou a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.
Folhas secas ou outros materiais flutuando no rio é indício importante de que uma tromba d'água pode estar a caminho. É preciso prestar (muita) atenção!
A tromba d'água é um tornado que se forma sobre uma superfície de água. O vórtice de ar girando suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos.
O novo cidadão caraguatatubense diz ter orgulho de ter escolhido Caraguá para morar e criar seus filhos, sendo dois homens e duas mulheres, todos nascidos e criados em Caraguatatuba.