Em 2008, Felipe Massa liderava o GP de Singapura e a disputa pelo título da Fórmula 1. A corrida, disputada nas ruas de Marina Bay, contou com uma batida proposital do também brasileiro Nelson Piquet Jr, na época correndo pela Renault.
O brasileiro questiona o resultado do campeonato mundial de 2008 a respeito da não-anulação do GP de Singapura. "Sobre a manipulação, para quem não sabe: foi uma manipulação no GP de Singapura. Houve uma batida intencional do Nelsinho para ajudar o seu companheiro, o Alonso. No ano seguinte, isso foi assumido”.
A 261 km/h, Felipe acelerava em Hungaroring a caminho dos boxes quando uma mola do carro de Rubens Barrichello soltou e atingiu em cheio o capacete de Massa. O capacete de Massa foi perfurado e o impacto o deixou inconsciente. Assim, a Ferrari foi direto para o muro de Hungaroring.
Em 2008, Nelson Piquet Jr bateu de forma proposital no GP de Singapura para forçar a entrada do safety car e beneficiar a estratégia do companheiro Fernando Alonso, que venceu a corrida. Os dois eram pilotos da Renault.
No ano passado, Massa declarou que era o "verdadeiro" campeão de 2008 devido ao incidente conhecido como "Crashgate" ou "Singapuragate", que acabou marcando a temporada que se encerrou com Lewis Hamilton levantando a taça.
Entenda o ESCÂNDALO DE SINGAPURA da F1 em 5 minutos
O que houve com Felipe Massa em 2008?
Em 2008, Felipe Massa liderava o GP de Singapura e a disputa pelo título da Fórmula 1. A corrida, disputada nas ruas de Marina Bay, contou com uma batida proposital do também brasileiro Nelson Piquet Jr, na época correndo pela Renault.
O primeiro título de Hamilton, em 2008, foi conquistado justo em Interlagos - e em uma prova em que Felipe Massa poderia sagrar-se campeão, caso vencesse e o britânico chegasse em sexto. Não foi o que aconteceu: o piloto da Ferrari triunfou, mas Hamilton foi quinto após a famosa ultrapassagem sobre Timo Glock.
Segundo o Motorsport, ele precisou mudar de planos após receber um pedido da própria F1. Massa foi à Justiça para ser reconhecido como o campeão da temporada em que atuava pela Ferrari, o que tiraria de Lewis Hamilton seu primeiro título mundial.
Acontece que a Ferrari liberou o piloto com a mangueira de reabastecimento ainda presa ao carro. Com o erro da equipe italiana, Massa despencou na classificação e não pontuou na corrida. De quebra, ele ainda foi punido por quase tocar em Adrian Sutil, da Force India-Ferrari, ao ser liberado de forma insegura na parada.
Piloto da Haas é o primeiro a ser banido em 12 anos. Kevin Magnussen não poderá correr em Baku após ser punido durante o GP da Itália e extrapolar o limite imposto pela FIA, Federação Internacional de Automobilismo, para a Fórmula 1.
Felipe Massa foi quem mais chegou perto de voltar a conquistar um título para o Brasil, vice-campeão do britânico Lewis Hamilton com diferença de apenas um ponto. Ele foi o último titular a representar o Brasil na F1, correndo em 2002 e de 2004 a 2017.
Massa só voltou a pilotar um carro de Fórmula 1 em 2010, e ficou na Ferrari até o ano de 2013, quando no fim da temporada, acertou com a Williams para 2014, onde ficou até 2017. Após o acidente em 2009, Massa nunca mais venceu uma corrida na Fórmula 1.
Segundo informações do Wall Street Journal, brasileiro alega que a F1 falhou em investigar um escândalo de manipulação de corridas conhecido como Crashgate, ou Singapuragate, que lhe custou o título. Publicado em 12 de março de 2024 às 06h29.
O ex-piloto de F1 Felipe Massa afirmou no último domingo que decidiu analisar suas opções legais sobre o título de 2008 - conquistado por Lewis Hamilton por um ponto de diferença em relação ao brasileiro.
Com uma carreira marcante na categoria, Felipe Massa teve ganho estimado de US$ 110 milhões na Fórmula 1, segundo a revista Forbes, em levantamento feito em 2019. Desta forma, o patrimônio do piloto pode girar em torno de R$ 492 milhões, na cotação atual.
Co-fundador e secretário-geral do Partido da Ação Popular (PAP), Lee levou o partido a uma vitória esmagadora nas eleições de 1959, coordenou a separação de Singapura da Federação da Malásia em 1965 e foi o líder nacional durante a transformação de Singapura.
No domingo, o narrador publicou uma foto ao lado de sua esposa Desiree Soares, do ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa e sua esposa Raffaela Massa. "Jantar muito especial com os amigos queridos Felipe Massa e Raffaela Massa, e meu amor Desiree Soares!!
O chamado “Cingapuragate”, um dos casos mais rumorosos da história da F-1, aconteceu em setembro de 2008, na 15ª de 18 etapas daquela temporada. Na ocasião, Massa disputava o título com Hamilton. Foi o pole position da corrida e liderava a prova quando Nelsinho Piquet sofreu uma batida, o que mudou os rumos da disputa.
Decidimos não fazer nada, queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um escândalo. Havia uma regra que dizia que a posição de um campeão mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA.
O Singapuragate foi um dos maiores escândalos da Fórmula 1. Em 2008, Nelson Piquet Jr, então piloto da Renault, bateu intencionalmente no muro do Circuito de Marina Bay durante o GP de Singapura. A ação favoreceu seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que venceu a corrida.