A Restauração foi consolidada em 1868 quando o Imperador Meiji (seu nome era Mutsuhito) ascendeu ao trono como Imperador japonês. Ao contrário do que esperavam as elites, o Imperador Meiji aprofundou as reformas e acentuou as transformações que estavam em curso no Japão.
O maior conflito armado na história da América Latina era marcado na segunda metade do século 19 pela rivalidade entre as Forças Armadas do Paraguai contra a fortalecida Tríplice Aliança, formada pelas forças do Uruguai, Argentina e Brasil.
A Restauração Meiji foi um processo político e militar que ocorreu no Japão, em 1868, e marcou o fim do poder dos xoguns, do sistema feudal e da fragmentação do Japão. Durante o xogunato dos Tokugawa o Japão se fechou para o comércio externo e era caracterizado por ser um país agrário.
Após dez anos de obras no escaldante calor do deserto, em 17 de novembro de 1869 era inaugurado o Canal de Suez, hidrovia que interliga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
A “longa década de 1860”, começando com a Rebelião na Índia em 1857 até a Comuna de Paris de 1871, assistiu a uma extraordinária sequência de guerras: a Rebelião Taiping, na China, a Guerra Civil Norte-Americana, a Guerra do Paraguai e as guerras de unificação da Itália e da Alemanha.
A Guerra Franco-Prussiana ocorreu entre 1870 e 1871. Ela terminou com a vitória prussiana, o fim do segundo império francês e a fundação do Segundo Reich alemão. A Confederação da Alemanha do Norte venceu a França na Guerra Franco-Prussiana.
1870 – Ocorreu o lançamento do Manifesto Republicano. 1871 – Foi promulgada a Lei do Ventre Livre, que dava liberdade aos filhos das escravas nascidos a partir daquela data. 1872 – Ocorreu a fundação do Partido Republicano. 1872 a 1875 – Houve um conflito pelo poder entre a igreja católica e a monarquia brasileira.
O período Meiji foi marcado por inúmeras mudanças estruturais do Japão, tais como a instauração de uma monarquia constitucional, a formação de universidades, a criação e instalação de um Poder Legislativo formado por um Parlamento bicameral, a estruturação de um sistema bancário e tributário, ente outras.
O termo xógum representa o título oficial do governante militar nacional do Japão, designado pelo imperador. No Japão feudal, que se estendeu do início dos anos 1600 até o final do século XIX, os xóguns eram nomeados como uma linha de governadores militares até a Restauração Meiji.
A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1868 foi a vigésima-primeira eleição presidencial do país. Foi a primeira eleição após a Guerra de Secessão, durante o período conhecido como Reconstrução.
O Xogunato Tokugawa tardio ou Último Xogum (幕末; Bakumatsu) foi o período entre 1853 e 1867 durante o qual o Japão acabou com sua política isolacionista estrangeira, chamada sakoku, e modernizou-se de um xogunato feudal para o Governo Meiji. Este período situa-se no final da Era Edo, precedendo a Era Meiji.
O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.
Em 01 de janeiro de 1869, as tropas brasileiras ocupam Assunção e a guerra do Paraguai aproxima-se do fim, entretanto, Solano López ainda resistirá por mais de um ano.
A Guerra Franco-Prussiana foi travada entre Prússia e França entre os anos de 1870 e 1871. Foi um dos eventos finais do processo de unificação da Alemanha, em curso desde o início do século XIX.
O dia 28 de setembro de 1864 marca a fundação em Londres da Associação Internacional de Trabalhadores, historicamente conhecida como a Primeira Internacional.
A Guerra Austro-Prussiana – também conhecida como Guerra das Sete Semanas – ocorreu em 1866 e opôs o fortalecido reino prussiano contra o império austríaco pela disputa dos territórios dos ducados de Schleswig e Hosltein, que ambos os países haviam conquistado da Dinamarca, em 1864, durante a Guerra dos Ducados.
Uma legislação brasileira promulgada em 4 de setembro de 1850, que recebeu esse nome em homenagem ao seu autor, o deputado Eusébio de Queirós. Essa lei teve como objetivo principal a proibição do tráfico negro no Brasil, ou seja, a importação de africanos como escravos.
Após dez anos de obras no escaldante calor do deserto, em 17 de novembro de 1869 era inaugurado o Canal de Suez, hidrovia que interliga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.No litoral sul do Mar Mediterrâneo, na entrada do Canal de Suez, havia uma estátua gigantesca até 1956.
Em 1800, no Brasil Colônia a população vivia em média 25 anos. Média que se estendeu até o Brasil Império (1822) e final dele com cerca de 27 anos, até a Proclamação da República, 1889 do século XIX. A média mundial no começo de 1800 era 28,5 anos. Neste período todos os países eram pobres e doentes.
Em 1889, no Rio de Janeiro, até então capital do pais, Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma ofensiva que derrubou a Monarquia, na época, sob o comando do Imperador Dom Pedro II. Na mesma noite, o Marechal assinou um manifesto que deu início à República Federativa e Presidencialista no Brasil.