** Anna Nery É considerada a pioneira da enfermagem brasileira, tendo sido a primeira enfermeira profissional do país. É conhecida por sua atuação durante a Guerra do Paraguai, onde trabalhou como voluntária para prestar assistência aos soldados feridos em combate.
Há 135 anos, morria Ana Néri, a heroína brasileira que prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.
Humanização do cuidado: Anna Nery acreditava na importância de um atendimento humanizado, centrado no paciente e em suas necessidades. Ela defendia a empatia, o respeito e a compaixão como pilares fundamentais no cuidado com os enfermos, independentemente de sua origem ou situação.
Ficou conhecida como “mãe dos brasileiros” pelo afinco que tinha em sua função. Ao retornar da Guerra do Paraguai, Ana Néri recebeu diversas homenagens do governo brasileiro, conquistando o direito de receber uma pensão vitalícia.
Trajetória que marca o pioneirismo e os legados da categoria
A história da Enfermagem no Brasil é marcada por importantes marcos na formação e profissionalização do cuidado. A fundação das primeiras escolas foi essencial para a estruturação e desenvolvimento da profissão no país.
É considerada a pioneira da enfermagem brasileira, tendo sido a primeira enfermeira profissional do país. É conhecida por sua atuação durante a Guerra do Paraguai, onde trabalhou como voluntária para prestar assistência aos soldados feridos em combate.
Qual motivo levou Ana Néri a participar da Guerra no Paraguai?
Resumo sobre Ana Néri
Ela atuou durante a Guerra do Paraguai. Ela nasceu na Bahia, casando-se com um militar e gerando três filhos. Quando os seus três filhos foram para a guerra, ela decidiu ir junto para atuar como enfermeira.
Florence Nightingale é considerada a criadora da profissão de Enfermagem. Ela foi uma enfermeira inglesa que se destacou durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ao cuidar dos feridos de forma diferenciada.
A teoria Holística foi desenvolvida por Myra Estrin Levine, em 1967, com o objetivo de direcionar o cuidado de enfermagem a par- tir da compreensão do paciente como um ser complexo, dinâmico e em constante interação com um ambiente que também sofre altera- ções.
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
Quais foram as dificuldades que Ana Néri enfrentou para conquistar o que pretendia?
As dificuldades enfrentadas por Ana Néri como voluntária na Guerra do Paraguai são: recursos humanos e materiais escassos, condições de higiene péssimas; precariedade nas instalações para os feridos; manutenção o trabalho voluntário após a morte do próprio filho em combate no Paraguai.
Tornou-se a primeira mulher enfermeira do país. Apesar da falta de condições, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Ana Néri chamou a atenção, por sua dedicação ao trabalho como enfermeira, por todos os hospitais onde passou.
Com o pedido aceito, ela foi para o Rio Grande do Sul onde aprendeu noções básicas de Enfermagem. Após o aprendizado, Ana Néri foi enviada para os locais de batalha onde realizou seus serviços, tornando-se a primeira enfermeira do Brasil.
Florence, objetivamente, cria a enfermagem; Ana Néri torna-se o exemplo nacionalmente reconhecido da enfermeira. São símbolos preciosos que se completam na feição.
Vocês já ouviram falar da famosa "Maldição da Florence"? Reza a lenda que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas os profissionais da enfermagem que se formam sem ter um namorado(a) ficam solteiros para o resto da vida...
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
Historicamente Hipócrates é considerado o pai da enfermagem, pois em, 460 a.C. já orientava seus discípulos a cerca da necessidade de observação e assistência ao doente, através de pessoas com conhecimentos e habilidades; desenvolveu assim, um papel fundamental na área da saúde, já que aboliu os misticismos e ...
A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam durante a década de 1860.
Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854. Ao retornar da guerra, esta se tornara uma figura popular nacionalmente; seu nome era sinônimo de doçura, eficiência e heroísmo.
Quais as contribuições para a enfermagem contemporânea que Ana Néri e Florence Nightingale trouxeram para a área da enfermagem?
Nightingale enfatizou a importância da higiene, do saneamento e das condições ambientais na recuperação dos pacientes. Seu trabalho pioneiro na coleta de dados e estatísticas contribuiu para a formulação de padrões de higiene hospitalar e para a prevenção de infecções.
Mediante o Decreto n° 76.853/1975, o curso foi reconhecido após avaliação do Conselho Federal de Educação. Em 1976 abriu seu primeiro Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Mestrado em Enfermagem e em 1993 o Curso de Doutorado.