Anita Malfatti se viu no meio do tiroteio e foi atingida mortalmente pelas balas perdidas. Considerada por Pietro Maria Bardi como a maior pintora brasileira, ela jamais se recuperou do golpe sofrido. Como diria mais tarde Mário de Andrade: Ela fraquejou, sua mão, indecisa, se perdeu.
Anita Catarina Malfatti nasceu na cidade de São Paulo em 2 de dezembro de 1889. Era filha de imigrantes – um engenheiro italiano e uma pintora estadunidense. Ela tinha uma deficiência física: o braço e a mão direita nasceram atrofiados, isto é, não completamente desenvolvidos.
Anita Malfatti nasceu em 02 de dezembro de 1889, na cidade de São Paulo. Seu pai era um engenheiro italiano e sua mãe, uma pintora estado-unidense. O convívio com a mãe contribuiu para o seu interesse pela arte. No entanto, a menina tinha uma atrofia no braço direito.
Anita Malfatti, pintora brasileira, nasceu em 2 de dezembro de 1889, em São Paulo. Aprendeu a pintar com a mãe. No entanto, a artista estudou, em 1914, no Museu Real de Artes e Ofícios, na Alemanha, e, em 1915 e 1916, na Arts Students League of New York e na Independent School of Art, nos Estados Unidos.
A Semana de Arte Moderna de 1922, um dos marcos culturais da história do Brasil, começou há exatos 100 anos. E após um século, o atrito entre Monteiro Lobato e Anita Malfatti, dois dos principais artistas da época, ainda é lembrado por quem estuda o tema.
O que aconteceu entre Monteiro Lobato e Anita Malfatti?
Na crítica chamada originalmente de “A propósito da exposição Malfatti”, mas que ficou conhecida como “Paranoia ou mistificação?”, Lobato condena veementemente as 53 obras expostas, a maioria pintada por Malfatti durante uma viagem aos Estados Unidos.
Porque Anita Malfatti foi duramente criticada em sua exposição de 1917?
Ela desejava na verdade apresentar um novo tipo de representação artística à elite em 1917. Isso explica-se de forma muito simples: Anita Malfatti tinha diversos esboços de homens nus ou semi nus. Ou seja, se ela quisesse polemizar, poderia ter feito uma exposição trazendo-os para a conservadora São Paulo de 1917.
O Homem amarelo representa um imigrante italiano pobre que posou para a artista na época em que ela estudava no exterior, a artista comenta que o modelo sustentava 'um olhar desesperado' naquele dia.
“Eu pinto aspectos da vida brasileira, da vida do povo”, dizia a artista que sempre defendeu o fazer da arte popular brasileira. Anita Malfatti tem um posto incontestável na história da arte do Brasil.
Quem foi Anita Malfatti qual sua importância para a arte brasileira?
A importância da obra de Anita é fundamental para se compreender o modernismo no Brasil com todas as suas implicações, sua atitude combativa frente às adversidades, de uma lutadora consciente das suas potencialidades, acrescentou expressividade a um movimento que revolucionou a cultura nacional.
Por que Monteiro Lobato cancelou Anita Malfatti 1917?
A origem da Modernidade brasileira remonta a 1917, quando Anita Malfatti montou uma exposição com suas obras em São Paulo. Ao ver os quadros, o escritor Monteiro Lobato criticou ferozmente a artista recém-chegada da Europa.
Na carta do mês seguinte enviada a Mário de Andrade, Sérgio Milliet criticou mais uma vez os caminhos de Anita Malfatti, enquanto passava a notícia dos outros brasileiros: Di e senhora, na miséria, levando uma vida de cachorros - Rego Monteiro, dançarino.
Ao retornar ao Brasil, em 1914, Malfatti trouxe consigo uma nova visão artística, que viria a desafiar os padrões acadêmicos e tradicionais do país. Em 1917, Anita Malfatti realizou sua primeira exposição individual, intitulada “Exposição de Pintura Moderna”, em São Paulo.
A pintora viveu por mais de dez anos em Diadema, acompanhando a emancipação da cidade, em dezembro de 1958. O livro Anita Malfatti no Tempo e no Espaço, de Marta Rossetti Batista, traz reprodução do trecho de uma carta que ela escreveu a outro modernista, Mário de Andrade, no qual ela relatava os encantos de Diadema.
Anita Malfatti (considerada a precursora do movimento modernista no Brasil com sua exposição inovadora individual em 1914, antes mesmo da Semana de Arte Moderna), Zina Aita (pintora, desenhista e ceramista), Regina Graz (artista têxtil) e Guiomar Novaes (pianista).
O ato de educar é algo que Anita aprendeu com sua mãe, que também ensinava pintura como forma de sustento e ensinou o básico para a artista quando ela era criança. Além de dar aulas, fazia exposições e participou de grupos importantes da Família Artística Paulista e Sindicato de Artistas Brasileiros.
A ideia de se retratar a “boba”, envolvia uma aposta no retratismo um tipo de reciprocidade que a sociabilidade europeia não engendraria nesse gênero, algo capaz de trazer para o campo da pintura uma teatralidade complexa e contigua a elementos ditos congeniais das vanguardas, no Brasil.
Onde e como ocorreu a exposição de Anita Malfatti?
A Exposição de Pintura Moderna - Anita Malfatti, realizada em São Paulo, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, é considerada um marco na história da arte moderna no Brasil e o "estopim" da Semana de Arte Moderna de 1922, nos termos do historiador Mário da Silva Brito.