Nesses versículos aprendemos o seguinte princípio: Para receber a vida eterna, precisamos estar dispostos a abandonar qualquer coisa que o Senhor nos pedir.
Marcos 10 é o décimo capítulo do Evangelho de Marcos no Novo Testamento da Bíblia. Neste capítulo, Jesus começa a sua viagem final em direção a Jerusalém, na qual Jesus trata principalmente da aceitação do reino de Deus, seja entre os divorciados, os ricos ou as crianças.
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
Jesus mostra que a criança deve ser nosso modelo, não na infantilidade, na criancice, mas na entrega, na espera, no abandono e na confiança. Deixe-se abraçar por Jesus como uma criança e receba as bênçãos do reino que se manifesta dentro do seu coração de criança.
O que aprendemos com o pedido dos filhos de Zebedeu?
O pedido dos filhos de Zebedeu - Mc 10, 35-45. No âmago da existência, o que nos impulsiona não é propriamente um interesse geral, abstrato, mas sim uma razão viva, constante, mais de fundo, que nos envolve e se traduz em manifestações e orientações específicas, que regulam nosso agir e nossas decisões.
Marcos 10 Estudo: O MAIOR DO REINO DE DEUS (Bíblia Explicada)
Quais foram os pedidos dos filhos de Zebedeu?
Nisso a mãe de Tiago e João, filhos de Zebedeu, trouxe os dois filhos a Jesus, inclinou-se e pediu um favor. “Qual é o seu pedido?”, perguntou ele. Ela respondeu: “Permita que, no seu Reino, os meus dois filhos se sentem em dois tronos, um à sua direita e outro à sua esquerda”.
Zebedeu foi um homem que viveu nos tempos bíblicos do Novo Testamento. Os Evangelhos citam-no como esposo de Salomé e pai de João e de Tiago (Mateus 10:2).
(Mc 10:13-16). Outra cena muito semelhante mostra Jesus tomando uma criança e dando-lhe o exemplo para os seus discípulos, uma vez que eles estavam a disputar sobre quem era o maior entre eles: "Para quem se humilha como esta criança, ele é o maior no reino dos céus".
Se queremos a vida eterna, temos de olhar para Jesus, contemplá-lo, ou seja, aprender a viver a vida eterna. Ele se encarnou entre nós para nos mostrar que é completamente possível viver o divino no humano, e o humano no divino.
O que está escrito em Marcos 10 versículo 13 e 14?
Marcos 10:13-14 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: ― Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam, pois o reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.
O Evangelho de Marcos retrata a morte de Jesus como um sacrifício expiatório pelo pecado. A cortina do Templo, que servia como uma barreira entre a santa presença divina e o mundo profano, rasga no momento da morte de Jesus - simbolizando o fim da divisão entre o homem e Deus.
Embora o evangelho de Marcos seja primariamente histórico, também recebe forte coloração teológica. O primeiro versículo nos dá a nota chave: “… evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Por muitas e muitas vezes, a divindade de Jesus é enfatizada, quer explícita quer implicitamente.
O Evangelho de Marcos nos apresenta um Salvador que é verdadeiramente divino, verdadeiramente homem e que dá Sua vida de uma forma única como expiação substitutiva pelos pecados de Seu povo. Nos beneficiamos de Sua morte pela fé, mesmo quando aprendemos com Ele que o caminho da glória é o caminho do sofrimento.
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato rápido que muitas vezes centraliza-se nos feitos poderosos do Salvador. O primeiro deles é a Expiação, que Marcos enfatiza como a missão central de Jesus como o Messias há muito prometido.
9 Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 10 E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disso mesmo. 11 E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. 12 E se a mulher deixar seu marido, e casar com outro, adultera.
Marcos 10:25 . O que “passar um camelo pelo fundo de uma agulha” significa? Alguns afirmam que o fundo da agulha era uma porta pequena na muralha da cidade de Jerusalém, que exigia que o camelo fosse despojado de sua carga, a fim de entrar. Não há evidência de que tal porta tenha existido.
Ele não se justificou nem acusou a ninguém pela sua desgraça, apenas confiou na misericórdia de Deus que cura, salva e liberta. Assim também nós precisamos fazer: reconhecer a nossa cegueira causada pelo pecado, pedir piedade ao Senhor, jogar fora o manto que pesa nos nossos ombros para acolher a cura da nossa alma.
Em Marcos 10:35–45 aprendemos que Tiago e João perguntaram a Jesus se eles poderiam sentar-se em lugares de honra à direita e à esquerda de Jesus no reino eterno. O Salvador então ensinou os Doze Apóstolos que eles não precisam ser como os líderes gentios que exercem autoridade sobre outras pessoas.
O problema do jovem rico é que ele queria a vida eterna, mas também ter. O segredo da catequese de Jesus é que o ser tem relação com a vida eterna, e o ter com o poder. O ser tem relação com a nossa essência, o ser bom, justo nas relações, assim como Deus.
Salomé (em hebraico: שלומית; romaniz.: Shlomiẗ) foi uma seguidora de Jesus citada brevemente nos evangelhos canônicos e que aparece nos apócrifos do Novo Testamento. Ela é por vezes identificada como sendo a esposa de Zebedeu e mãe de Tiago e João, dois dos apóstolos de Jesus.
Porque eles perguntaram a Jesus se deveriam invocar fogo do céu sobre uma aldeia de samaritanos que O havia rejeitado (ver Lucas 9:51–56), esse apelido pode sugerir que eles eram impetuosos ou pelo menos tinham personalidade forte.
Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; André, e Filipe, e Bartolomeu, e Mateus, e Tomé, e Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, e Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, o que o traiu.