Aristóteles afirmava que “a família é uma comunidade de todos os dias, com a incumbência de atender as necessidades primárias e permanentes do lar”. Ou seja na concepção de Aristóteles os laços são mais importantes que a estrutura.
A família deixa de ser a referência da ordem social para dar lugar ao indivíduo. O indivíduo é a partícula menor da socialidade. A família é a primeira escola de socialização. A sociedade acaba sendo, de alguma maneira, uma geradora de valores e interesses que entram em choque com a ordem familiar.
Qual é o papel da família na cidade segundo Aristóteles?
Uma família composta de homem, mulher e filhos como prevista na constituição já era para Aristóteles o principio de uma cidade justa e feliz, evitando-se a barbárie e decadência educacional.
Kant: a família enquanto uma esfera de dever e direito. O fim supremo da natureza é a conservação da espécie: essa é a tese fundamental de Kant acerca do fim natural humano, a qual norteará suas reflexões acerca da união matrimonial e da família.
“O homem é, por natureza, um animal político.” “O homem é um animal de linguagem.” “O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito na medida em que avança.” “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.
Aristóteles afirmava que “a família é uma comunidade de todos os dias, com a incumbência de atender as necessidades primárias e permanentes do lar”. Ou seja na concepção de Aristóteles os laços são mais importantes que a estrutura. Diante desses fatos faz-se necessária à ação social de todas as esferas.
Karl Marx em sua obra Ideologia Alemã (1845-46) demonstra que a família é parte constituinte das relações sociais primordiais; assim como os indivíduos devem produzir os meios de subsistência eles também de (re)produzir outros indivíduos.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
Na grécia havia um sistema de subordinação ordenada: as mulheres se submetiam aos homens, os filhos aos pais e os escravos aos senhores. O lar era o lugar onde os gregos desfrutavam a vida familiar e satisfaziam suas necessidade básicas[6].
Para a psicanálise freudiana, a concepção da família é, portanto, fundada no assassinato do pai pelo filho, na rivalidade deste em relação ao pai, no questionamento da onipotência patriarcal e na emancipação das mulheres da opressão paterna.
Filhos não devem imitar cegamente os pais, mas os mesmos devem testemunhar ações coerentes entre o que se prega e o que se faz, ficando clara a busca com humildade e com trabalho, da educação em uma perspectiva ética e democrática, não assumindo atitudes puritanas. “Moral, sim, moralismo não” (FREIRE, 2000, p. 38).
A sociedade comunista não pretende separar os filhos dos pais, nem arrancar o recem nascido do peito de sua mãe. Não existe a menor intenção de recorrer à violência para destruir a família como tal. Nada disso. Essas não são as aspirações da sociedade comunista.
“ 9 Dessa forma, Marx aponta a família em sua forma burguesa como opressiva e como algo que deve ser significativamente mudado para que uma sociedade melhor se concretize.
"Havia problemas de saúde na família", observou o historiador britânico. Duas das filhas sofriam de insônia, "entre outras doenças". Houve um período em que os Marx viveram em pobreza angustiante. O professor Aragüés lembra que em Londres, quando um dos filhos morreu, a família não tinha dinheiro para comprar o caixão.
Nesse sentido, a família é o momento no qual seus membros estão mais ligados à natureza, embora já estejam no âmbito do espírito. Por isso, Hegel determina, no seu conceito de família, papéis para seus membros de acordo com seus respectivos sexos, em uma tentativa de suprassumir a natureza no espírito, sem negá-la.
O conceito de família – especialmente do núcleo familiar, formado por laços mais próximos – tem uma série de implicações jurídicas, repercutindo em questões como legitimidade na sucessão, direitos previdenciários e a ideia de bem de família para efeito de impenhorabilidade.
A ideia de quatro causas de Aristóteles é uma teoria filosófica que explica como os fenômenos ocorrem a partir de quatro tipos de causas: material, formal, eficiente e final.
Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa.