32 Aristóteles entende que a comunidade política deva ser formada de governantes e governados. constituem a maioria. Assim ele diz, que somente existe democracia sempre que os cidadãos livres detêm a supremacia.
Segundo Aristóteles, não se deveria classificar a democracia como o Governo que a maioria domina, pois mesmo que, em uma cidade, a maioria dos indivíduos fosse rica e eles dominassem isso seria chamada de uma democracia, mesmo tendo uma maioria seria uma oligarquia, pois o poder estaria nas mãos, somente, dos ricos.
Assim, a crítica aristotélica ao regime democrático consiste em afirmar que, os interesses da maioria vigorariam e acabariam por escantear os direitos e anseios da minoria. Já Platão é conhecido por ser crítico ferrenho do sistema democrático.
A principal tese de Aristóteles, responsável por fundamentar essa definição de democracia por parte de Wolff, é a seguinte: o juízo do démos, de um conjunto de cidadãos ou de homens livres, é sempre superior ao de qualquer um dos indivíduos, mesmo se considerássemos o mais excelente entre todos.
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra.
Qual é para Aristóteles a principal finalidade da democracia?
Nesse caso, a democracia seria o regime da riqueza, e assim a definição per si é inexata. No segundo caso, ele apresenta uma combinação da riqueza com os poucos e a pobreza com os muitos, e a democracia como o regime em que os mais pobres, sendo muitos em número, estão no poder.
O pensamento de Aristóteles representa uma notável contribuição à filosofia política no que diz respeito à qualificação do homem como um ser que realiza os seus mais altos fins na relação indissociável com a comunidade (polis) na efetivação de um bem comum.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
Que critério Aristóteles usava para classificar as formas de governo?
Efetivamente, a versão convencional supõe que a classificação aristotélica das formas de governo se funda inteiramente sobre dois princípios ou critérios que podemos considerar bastante externos ou acidentais: o número dos que governam e o fim a que eles se propõem.
Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.
Democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos. O termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo), kratos (poder).
Quais são as críticas que Aristóteles faz à democracia?
A democracia segundo Aristóteles deve então ser totalmente soberana, mas com duas limitações: não deve ir além dos órgãos de deliberação e julgamento, pois estes são poderes coletivos expressos em uma constituição (o conjunto do povo é superior a cada um dos indivíduos) e não exigem competência técnica; a segunda ...
Respectivamente, as melhores formas de governo são a monarquia, a aristocracia e a democracia. A corrupção dessas formas seria a tirania, a oligarquia e a demagogia. Neste contexto a monarquia é a melhor e também pode ser a pior. A democracia, por outro lado, é a pior entre as melhores e a melhor entre as piores.
Nesse sentido, a democracia, em sua forma extrema e desmesurada, seria o regime que, ao ver de Platão, institucionalizaria o amadorismo e o diletantismo como práticas políticas correntes e cotidianas, instaurando um governo dos ineptos que põe em risco a ordem moral e institucional da pólis.
Qual era a forma de governo que Aristóteles defendia?
Aristóteles via a aristocracia como uma forma de governo ideal, desde que os governantes fossem virtuosos e governassem em benefício de toda a sociedade. A democracia é um regime político em que o poder é exercido pelo povo como um todo.
Qual era a forma de governo preferida por Aristóteles?
A forma de governo preferida por Aristóteles era a chamada "politeia" ou "república". Ele acreditava que a melhor forma de governo era aquela em que o poder era exercido por uma classe média virtuosa, representando o interesse de todos os cidadãos.
Quais seriam as formas de governo injustas para Aristóteles?
E os desvios seriam a tirania, a oligarquia e a democracia, respectivamente. Aristóteles, portanto, utiliza para designar o governo da maioria o mesmo termo empregado por Platão em outro contexto.
Foi o que Platão, o grande filósofo de Atenas — o berço da democracia —, afirmou há cerca de 2.400 anos no Livro VI da República, um dos primeiros e mais influentes textos sobre...
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.
Seu legado de conhecimento obtido pela observação, método e lógica seguem desde a antiga Grécia como fundamentos indispensáveis da boa ciência. Para pensar - Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem – e isso queria dizer, entre outras coisas, viver uma vida prazerosa.
Quais as principais características do pensamento político de Aristóteles?
Conforme Aristóteles, o conceito de cidadão varia de acordo com o tipo de governo. Isso porque o cidadão é aquele que participa ativamente da elaboração e execução das leis, sendo estas elaboradas pelo rei (monarquia), por poucos (oligarquia) ou por todos os cidadãos livres (democracia).
Existem hoje três sistemas de governo: presidencialista, semipresidencialista e parlamentarista. Neste último, incluem-se as monarquias, nas quais o poder de fato é exercido pela figura do Primeiro Ministro, como é o caso da Inglaterra.
O estado, então, é superior ao indivíduo, porquanto a coletividade é superior ao indivíduo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no estado efetua-se a satisfação de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do estado.