A psicologia das cores pode ser aliada das marcas que desejam aumentar o poder de persuasão e, consequentemente, o número de conversões no marketing. As cores fazem parte da vida das pessoas e, segundo a psicologia, têm o poder de despertar sentimentos, emoções e ações.
As cores, por exemplo, têm papel fundamental na comunicação e na forma como as pessoas vão se relacionar com uma marca. Por isso, qualquer estratégia de marketing ou branding precisa definir a paleta de cores que representará melhor a mensagem que se deseja transmitir.
As cores podem afetar as emoções dos clientes em uma campanha de marketing de diversas maneiras. Por exemplo, o vermelho aumenta a excitação e a energia, enquanto o azul transmite tranquilidade e confiança. O verde sugere crescimento e prosperidade, e o amarelo estimula o otimismo e a felicidade.
Em marketing e branding, a influência das cores está focada em como elas impactam as impressões sobre uma marca e se elas convencem ou não os consumidores a considerar marcas específicas ao fazer uma compra.
A identificação dos tons é subjetiva, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja são dinâmicas e estimulantes; já as cores frias, como azul, roxo e verde, possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas.
A PSICOLOGIA DAS CORES - Significado das Cores no Marketing
Como as cores atraem e influenciam os consumidores?
as cores influenciam a percepção de preço que os consumidores têm; 80% dos consumidores, somente pela cor, já conseguem reconhecer marcas; É 26% maior a efetividade do anúncio colorido em comparação com versões preto, branco e/ou cinza.
A correta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo gerador de bem estar, o que eleva a auto estima e reduz o stress, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia e depressão.
Para aqueles que desejam cores vibrantes nos anúncios, o laranja é a cor perfeita. Trata-se de uma cor enérgica, que dá ânimo às pessoas, estimula a criatividade e colabora para atração de consumidores. Aplicado ao marketing, o laranja significa criatividade, alegria e desperta confiança nas marcas.
A cor amarela é chamativa, por isso, remete aos estímulos de cuidado e atenção, sendo bastante utilizada no marketing digital em ícones e botões com chamadas para uma ação.
As cores possuem significados e transmitem sensações baseadas na natureza de forma a várias culturas a perceberem de forma coletiva. Por exemplo, muitos dizem que o azul (cor do céu) transmite o sentimento de calma. E o que o amarelo (cor do sol) passa a sensação de energia.
Confira as principais cores que chamam atenção para vendas:
Roxo. O roxo é uma cor que transmite sofisticação, luxo, criatividade e mistério e pode ser usada para vender produtos ou serviços de alto valor agregado, como joias, cosméticos, artes ou tecnologia. ...
O branco é a cor mais produzida pelas fábricas e é também a mais procurada pelos consumidores. Por se tratar de uma cor neutra, os carros brancos são muito fáceis de vender. Outra grande vantagem é que o branco reflete a luz com facilidade, por isso é mais visível à noite.
A cor não apenas provoca certas emoções nos clientes, mas também pode atrair certos tipos de clientes. Para atrair compradores por impulso, deve ser usada uma cor vermelho/laranja mais forte.
As cores que mais atraem dinheiro e prosperidade no ano novo são: o amarelo, o dourado e o vermelho. Essas cores são associadas à riqueza, ao sucesso e à boa sorte.
1- Vermelho: paixão e aventura A cor que faz seu coração bater mais depressa, seja de amor ou pela adrenalina correndo em suas veias. O vermelho transmite coragem, aventura, força, sensualidade, agressividade, perigo.
Como já vimos anteriormente, azul é uma cor ligada à inovação e tecnologia. Outras cores,como o vermelho, o laranja ou o verde possuem uma ligação simbólica mais forte com erro, atenção ou sucesso, o que torna o azul excelente alternativa para designers.
Alguns exemplos de cursos que usam a cor azul são Arquitetura, Publicidade, Jornalismo, Psicologia, Filosofia, História, Moda, Turismo, Design Gráfico, Ciências Biológicas, Administração, entre diversos outros.
A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas, e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.
Qual cor representa ética? O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível, incorporativa e unificadora. É a cor da compaixão, e também uma cor feminina, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança.
O amarelo causa isso por ser um cor de alerta. Os resultados de tal pesquisa explicam porque caminhões de bombeiros e novos hidrantes estão sendo pintados de amarelo. A cor é um grande dispositivo persuasivo. Este processo acontece em um níveltotalmente subconsciente.
O vermelho é uma cor que desperta a atenção, a paixão, a energia e a urgência e pode ser usada para criar um senso de escassez ou de oportunidade, como em promoções, ofertas ou lançamentos.
Qual é a cor mais cara? A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.