O que as crianças aprendem nas escolas quilombolas?
O currículo de uma escola quilombola deve oferecer atividades e metodologias que contemplam e valorizam os saberes e fazeres locais, a oralidade e a ancestralidade, fazendo com que os estudantes não se sintam invisíveis e desconexos da sua realidade.O que as crianças fazem nas comunidades quilombolas?
No quilombo, as crianças mantêm uma grande rede de relações, vivenciando aprendizagens e socializações em diferentes momentos e lugares, com adultos, adolescentes e, especialmente, com seus pares. Estão em diferentes espaços: na cachoeira, no riacho, no lago, no campo de futebol ou no parque.O que se ensina em uma escola quilombola?
Na formação inicial e continuada de professores/as para a educação escolar quilombola, as diretrizes destacam a importância da inclusão do estudo de memória, ancestralidade, oralidade, corporeidade, estética e do etnodesenvolvimento, produzido pelos quilombolas ao longo do seu processo histórico, político, econômico e ...O que aprendemos com os quilombolas?
Com os quilombos, podemos aprender o que é justiça para esses grupos. Trata-se de uma justiça reconciliatória com nosso passado, presente e futuro, baseada na responsabilização de todas as pessoas em reconhecer seus lugares de fala, de escuta e de ação.Infâncias Quilombolas: desenhos e histórias | #TecnologiaseArtes
O que a história dos quilombos nos ensina?
Parte importante da história brasileira, os quilombos são resistência e força da identidade negra e nos ensinam sobre o respeito à vida e valorização da memória coletiva.Qual foi o principal objetivo dos quilombolas?
Os quilombos eram comunidades de africanos e seus descendentes que fugiam da escravidão. Nesses locais viviam em liberdade, produzindo o que necessitavam para viver. Eram locais onde tinham a possibilidade de resgatar suas tradições culturais e religiosas.Qual é o principal objetivo da educação quilombola?
Objetivo: Fortalecer os sistemas municipais, estaduais e do Distrito Federal de educação, envolvendo o apoio à coordenação local na melhoria de infraestrutura, formação continuada de professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos, visando à valorização e a afirmação dos valores étnico-raciais na ...O que são escolas quilombolas e o que elas ensinam?
Destina-se ao atendimento educacional diferenciado das populações quilombolas rurais e urbanas e deve ser garantido pelo poder público e organizado em articulação com as comunidades quilombolas e os movimentos sociais. Por escola quilombola entende-se somente aquela localizada em território quilombola.Por que as crianças quilombolas param de estudar?
A falta de infraestrutura escolar, as dificuldades de transporte e o apagamento histórico dos quilombolas no conteúdo das disciplinas são alguns dos entraves. Em 2012, foram criadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.Como é ser uma criança quilombola?
As crianças quilombolas dão sentido ao que fazem em relação com os significados que produzem sobre o ambiente e isso implica diretamente na constituição de uma noção de pertencimento em relação ao território no qual vivem.Qual a diferença entre a escola quilombola e as demais escolas?
O que diferencia uma escola quilombola de uma escola regular é o respeito à cultura e à história do local. Por causa disso, o projeto político pedagógico da escola precisa, além do núcleo comum, estar voltado para a realidade local.Como é a educação nas comunidades quilombolas?
A educação quilombola acontece nas comunidades por meio do compartilhamento de conhecimentos e saberes entre todos. Já a educação escolar quilombola visa uma aproximação entre os saberes da comunidade e os curriculares.Como as crianças da comunidade quilombolas fazem para frequentar a escola?
A comunidade quilombola trata-se de um fértil território educativo, onde crianças recebem uma educação integral, brincando, experimentando, conversando e observando as demais crianças e adultos.O que deve garantir a educação escolar quilombola?
14 A Educação Escolar Quilombola deve ser acompanhada pela prática constante de produção e publicação de materiais didáticos e de apoio pedagógico específicos nas diversas áreas de conhecimento, mediante ações colaborativas entre os sistemas de ensino.Como os quilombolas estudam?
A principal delas diz, textualmente: “A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios ...Quais são os benefícios da educação quilombola?
A educação Quilombola é de muita magnitude para este povo, é através dela que ocorre as articulações, diversidades e potencialidades. Em suas ações pedagógicas deve ser voltada ao local, sempre valorizando a ancestralidade, oralidade e etno desenvolvimento produzido pelos próprios quilombos.O que é um estudante quilombola?
É a pessoa que, morando ou não em um quilombo, se identifica com a cultura quilombola. Ela pode estar matriculada em qualquer etapa da Educação Básica, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA).Qual é a origem da educação quilombola?
A Educação Escolar Quilombola foi implantada a partir de discussões no campo educacional iniciadas na década de 1980, dotada de forte mobilização e visando à reconstrução da função social das escolas que atendem essas comunidades.Qual a importância de estudar o povo quilombola?
Sabemos que a educação escolar quilombola parte da necessidade de respeito a história negra desde África até as formas desumanas, violência, sequestro e violação do corpo em América.Qual é o objetivo do movimento quilombola?
O movimento de luta das comunidades quilombolas por seus direitos e por sua identidade é histórico e político. Traz em seu íntimo uma dimensão secular de resistência, na qual homens e mulheres buscavam o quilombo como possibilidade de se manterem física, social e culturalmente, em contraponto à lógica escravocrata.Qual a importância da educação quilombola para o desenvolvimento e formação das pessoas?
2 DIREITOS DOS QUILOMBOLASA educação é um instrumento privilegiado para formar cidadãos capazes de conhecer e compreender, para saber discernir e, se necessário, mudar a sociedade em que vivem. É um meio de alcançar a liberdade intelectual, tornando o individuo capaz de tomar suas próprias Page 4 decisões.