Na grande maioria das religiões não há qualquer restrição. Na Igreja Católica, por exemplo, a cremação é totalmente aceita, desde que as cinzas sejam respeitadas e os motivos pela escolha sejam cristãos. Até 1963 a cremação era proibida pelo catolicismo.
Quem professa a fé cristã pode ser cremado? Essa é uma pergunta bastante comum no religioso. Ainda hoje estudiosos dizem que a Bíblia, não traz nenhuma posição que seja vista como contrária à prática. Inclusive, um dos reis mais emblemáticos de Israel, Saul, foi cremado pelos guerreiros após ser morto em uma batalha.
Além da Igreja Católica, as Igrejas Metodista, Anglicana e Luterana são favoráveis à cremação. Religiões como judaísmo e islamismo são contrárias a cremação porque julgam-na como uma agressão ao corpo visto como obra de Deus.
A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé. "A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo.
No Espiritismo, a cremação é perfeitamente aceita e não existem argumentos contrários, a não ser apenas que haja um intervalo de 72 horas entre a morte e o início do ritual.
O que acontece com o espírito de uma pessoa quando é cremado?
O espírito sofre com a cremação? O entendimento nessa religião é de que o espírito não sofre com o processo de cremação porque, no momento em que ocorre a morte, o espírito já não está mais ligado ao corpo.
A resposta é – sim! A cremação é um procedimento que reduz o corpo da pessoa falecida em cinzas, essa técnica vem se popularizando no Brasil nos últimos anos.
Chico Xavier – Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legítima para todos aqueles que a desejem, desde que haja um período de pelo menos 72 horas* de expectação para a ocorrência, em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito dos despojos humanos em ambiente frio.
A incineração é um processo de queima de resíduos, lixo e outros materiais de uma só vez, até a redução em cinzas. A Cremação, é um processo específico para corpos humanos ou de animais, onde é feito sem a mistura de outros materiais e pode ser feito de forma coletiva ou individual.
Porque tem que esperar 72 horas para cremar um corpo?
De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição. Já para católicos, evangélicos e protestantes, não há restrições rígidas.
QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.
Cremação – Procedimento funerário reduzindo um corpo a cinzas por queima. “Para a possibilidade de realização de cremação de corpo, o cidadão que desejar ser cremado deverá, em vida, fazer uma declaração de sua vontade, com 3 (três) testemunhas, em cartório de Títulos e Documentos.
A cremação é pecado segundo a Bíblia? Não. Como comentamos acima, não há nenhum tipo de condenação à cremação na Bíblia. Tampouco a cremação é mencionada como pecado, seja no Antigo ou Novo Testamento.
A preservação das cinzas no lar apenas será permitida “em casos de graves e excepcionais circunstâncias” ou quando uma pessoa faça o pedido “por piedade ou proximidade”, disse o espanhol Ángel Rodríguez Luño, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, durante a conferência de imprensa para a apresentação do ...
Quem é cremado tem velório? Sim, é comum realizar um velório mesmo quando a pessoa será cremada. O velório é uma prática cultural que oferece aos familiares e amigos a oportunidade de se despedirem do falecido, compartilharem suas memórias e expressarem condolências uns aos outros.
Por décadas, o Vaticano estabeleceu que fosse conservado o costume de enterrar os cadáveres dos fiéis, acrescentando, que a cremação não é “em si mesma contrária à religião cristã”. A Santa Sé dizia ainda, que não deviam ser negados os sacramentos e as exéquias àqueles que pediram para ser cremados.
Sob a ótica de questões de saneamento e saúde pública, cremar é melhor e é o processo mais eficaz contra disseminação de doenças, por isso é quase obrigatório em casos de pandemias.
Houve um tempo que, de fato, a Igreja proibiu a cremação dos corpos. Isso ocorreu logo após a Revolução Francesa quando as pessoas, descrentes da vida eterna e da ressurreição dos mortos, incineravam os cadáveres para “provar” que não haveria jeito de Deus ressuscitar ninguém.
Você pode transportar cinzas ou restos humanos cremados como bagagem de mão em uma urna funerária apropriada, devidamente coberta e disfarçada, e com uma embalagem inquebrável. Além disso, as Certidões de Óbito e Cremação podem ser exigidas no aeroporto de origem, portanto, você deve sempre estar com elas.
Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação. A ciência define o processo de cremação como a combustão, vaporização e oxidação de corpos mortos em compostos químicos básicos. Estes componentes incluem gases, cinzas e fragmentos minerais que mantêm a aparência de osso seco.
Segundo Márcia Fernandes, alguns autores espíritas não recomendam a cremação em virtude do espírito sentir as chamas que consomem o corpo. Porém, dentro da crença, há o entendimento de que o corpo se desliga, em algum momento, do chamado cordão fluídico, "que liga o perispírito ao corpo material".
Acredita-se que, para a alma sair do corpo, demora cerca de 24 horas. Por isso, recomenda-se uma espera de um dia para que o enterro possa ser realizado. Além disso, se a família optar pela cremação, é preciso esperar no mínimo 72 horas para garantir a liberação da alma e sua purificação.