Tecnicamente, o consumo de energia elétrica de um mesmo aparelho apenas com as opções de voltagem diferentes (127v ou 220v) é a mesma. Isto porque o gasto não é medido pela voltagem, mas sim pela potência, medida em Watts (w). A tensão padrão no Brasil é 127 volts e não 110 como ainda escutamos às vezes.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.
Qual voltagem de ar-condicionado gasta menos energia?
Como a corrente é bem mais elevada na rede elétrica de 110V, são necessários fios mais grossos, elevando o custo da construção ou manutenção. Portanto, um ar-condicionado 220v pode consumir um pouco menos de energia ,trabalha com fiação mais fina devido a menor corrente que utiliza.
Os aparelhos de ar-condicionado 110V, bivolt e autovolt existem, mas são mais difíceis de serem encontrados. Isso acontece pois, fabricar e comercializar esse modelo de equipamento tem um custo muito alto.
🤔 DESLIGAR GELADEIRA a NOITE ECONOMIZA ENERGIA? Mito ou VERDADE 🔌
Por que ar-condicionado 220 é mais barato?
Todo mundo, um dia, escutou que ar-condicionado em 220v é mais econômico que em 110v. Pois bem, isso é mito! Ambos os aparelhos precisam da mesma potência para trabalhar, o que difere é a corrente que passa pelos fios para a potência ser alcançada.
Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.
A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.
A maior parte das empresas prefere produzir aparelhos 220v porque a fiação utilizada é mais fina e, portanto, mais barata. Isso impacta em produções de grande escala, o que é revertido no bolso do consumidor. Assim como também não há modelos de ar-condicionado bivolt, mesmo muitas pessoas buscando isso no mercado.
Isso acontece porque grande parte do Brasil conta com tensão de 220v, o que influencia no processo de fabricação das empresas – que acabam optando por não produzir mais tantos modelos de ar-condicionado 110v. Existe uma crença de que os ares-condicionados 220v são mais econômicos, mas isso não é bem verdade.
Como fazer para o ar-condicionado consumir menos energia?
Se possível, desligue as luzes e evite deixar equipamentos eletrônicos ligados desnecessariamente no mesmo espaço; A temperatura ideal do ar-condicionado é de 23 °C. Menos que isso forçará demais o compressor do aparelho e gastará mais energia; Mantenha o filtro do aparelho limpo.
O principal ponto é que a instalação elétrica fica mais barata: fios que suportam uma corrente elétrica elevada precisam ter a sua bitola (área) de material condutor maior e isso sai caro.
Qual a diferença do ar inverter para o dual inverter?
Ambos oferecem eficiência energética, conforto térmico e economia a longo prazo. O ar-condicionado inverter é uma opção confiável com controle de temperatura, economia de energia e menor ruído, mas o dual inverter se destaca pela maior eficiência energética, resfriamento mais rápido e estável.
Qual é a tensão com manutenção mais barata? Resposta Esperada: É a 220 volts. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais finos e mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final. Também nas residências a espessura dos fios pode ser menor quando se usa 220 volts.
Quanto custa para mudar o padrão de energia de 110 para 220?
Em média, o custo para instalar um padrão de energia fica em torno de R$500,00, já incluindo a mão de obra. Porém, o valor depende muito do padrão de entrada que será instalado (monofásico, bifásico ou trifásico).
Quanto maior a queda, mais fácil se retirar energia. Comparando-se com exemplos reais, 220V exige a passagem de menos elétrons e, portanto, menor gasto energético nos fios que conduzem eletricidade até a tomada.
Muitos acreditam que a tensão elétrica impacta diretamente no consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado, mas não é bem assim. Independentemente da voltagem, seja 127 (110V) ou 220V, o que determina o gasto de energia é a potência do aparelho e sua eficiência energética, indicada pelo selo Procel.
Em relação à eficiência energética, os modelos mais antigos de ar-condicionado tendem a consumir mais energia devido à tecnologia menos avançada das peças internas.
Então: A potência é quem determina o consumo. Um equipamento que consome 1500w em 127v vai consumir 1500w em 220v. A conta de luz vai ser a mesma para as duas máquinas, mas a grande diferença está no custo da instalação elétrica e no perigo que ela pode oferecer caso a corrente total do imóvel seja superada.
Geladeiras de 110V tendem a ser mais eficientes energeticamente em regiões onde a voltagem da rede elétrica é 110V. Isso ocorre porque a voltagem está mais próxima daquela para a qual a geladeira foi projetada. Geladeiras de 220V, da mesma forma, são mais eficientes em regiões com rede elétrica de 220V.
Qual a temperatura do ar-condicionado que gasta menos energia?
23 graus é considerado uma temperatura de referência para o rendimento do ar-condicionado, fazendo o aparelho trabalhar de maneira mais eficiente. Ao ajustá-lo nessa temperatura, ele alcança seu melhor desempenho em termos de refrigeração, garantindo conforto e economia de energia.