A curcumina é a substância ativa da cúrcuma, uma planta muito utilizada na culinária indiana, sendo famosa por sua cor amarelo-ouro e seu sabor picante.
Para melhorar a absorção e o aproveitamento dos ativos da cúrcuma, o mercado de suplementação oferece cápsulas com extrato seco da especiaria. Esses suplementos já vêm acompanhados com extrato de pimenta preta, que aumenta a biodisponibilidade da curcumina em até 2000%.
Para aumentar a biodisponibilidade, é ideal a suplementação com piperina (extrato de pimenta preta) – um composto que aumenta a absorção – acompanhada de refeições com gordura. Mas atente-se: sempre faça um acompanhamento nutricional, além de fracionar em 2 ou 3 vezes por dia.
Para que o organismo aproveite melhor a curcumina, é recomendável consumi-la com pimenta preta (pois contém piperina, que contribui para a absorção da curcumina) e uma fonte de gordura (já que a curcumina é solúvel em gordura). Há também a opção dos suplementos em cápsulas ou comprimidos.
Curcuma longa tem como princípio ativo a curcumina, agente corante amarelo característico da raiz do açafrão-da-terra (Curcuma longa). O extrato seco especializado de Curcuma longa contém um conjunto de substâncias denominadas curcuminoides, incluindo a curcumina.
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, possui de cor amarelada e é cientificamente chamada de Cúrcuma longa e suas propriedades de dão através do componente ativo presente na raiz da Curcuma Longa chamado curcumina. Ou seja, ambos têm propriedades antioxidantes, mas são diferentes.
A Cápsula de Curcumina com Cúrcuma Orgânica Turmerax Forte é a sua melhor fonte de curcumina confiável para o seu dia a dia, e a Kampo de Ervas é a única a oferecer cúrcuma em cápsula com certificação orgânica.
Para melhorar a absorção dos antioxidantes presentes na cúrcuma, deve-se consumir a especiaria junto com óleos (como azeite, óleo de coco ou de abacate) e pimenta do reino (preta).
A curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, pode diminuir a ansiedade, alterando assim a química do cérebro e protegendo o hipocampo. Outra especiaria que a psiquiatra recomenda é o açafrão. A pesquisa mostrou, explica Naidoo, que o açafrão tem efeitos sobre o transtorno depressivo grave.
Quanto ao melhor horário para tomar Cúrcuma, não há um consenso científico. No entanto, como mencionado anteriormente, é recomendado tomar as cápsulas com uma refeição para melhor absorção. Você pode escolher a refeição que mais se adequa à sua rotina e preferência.
O chá de maça com canela e açafrão da terra é bastante usado na medicina tradicional indiana, o ayurveda. Os três ingredientes possuem propriedades sinérgicas, que se potencializam mutuamente.
O tempo para observar os efeitos da cúrcuma pode variar. Em estudos clínicos, alguns efeitos anti-inflamatórios foram observados após algumas semanas de uso contínuo. No entanto, o tempo para perceber melhorias significativas, especialmente em condições crônicas como o lipedema, pode ser mais longo.
A segunda razão é que no organismo a curcumina é metabolizada no intestino, antes mesmo de entrar na corrente sanguínea, e depois novamente no fígado, o que terminaria por protegê-lo de uma eventual dose excessiva dessa substância.
Primeiramente, lembre-se de que o açafrão-da-terra não é tão facilmente absorvido pelo organismo. Algumas substâncias antioxidantes presentes em outros alimentos também têm esse processo dificultado. Para melhorar a capacidade de absorção da cúrcuma, é recomendável associá-la a alguma gordura.
A combinação de curcumina com algumas substâncias carreadoras pode aumentar sua biodisponibilidade, como visto em alguns estudos que a combinam com piperina. A piperina, um alcaloide presente na pimenta negra (Piper nigrum L.), pode aumentar sobremaneira a biodisponibilidade da curcumina.
A vitamina B-12, ou cobalamina, é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais.
Já o açafrão, popularmente usado na culinária, além de temperar os alimentos, é uma especiaria que tem atuação vascular peculiar, auxiliando no controle da ansiedade, como conta Paula Molari.
Diversos estudos recentes constataram os benefícios da curcumina no tratamento da esteatose hepática, principalmente quando não alcoólica. Em um dos estudos, os pesquisadores administraram 1000 mg de curcumina por dia, durante oito semanas, em 87 indivíduos com a doença.
O que acontece com meu corpo se eu tomar cúrcuma todos os dias?
“A cúrcuma pode melhorar a função do endotélio, a camada de células que reveste os vasos sanguíneos, ajudando a regular a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas”, explica a nutróloga. “Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes contribuem para a saúde cardiovascular.”
😎 Devido aos seus poderes antioxidantes, a Cúrcuma e a Coenzima Q10 podem atuar na recuperação muscular e ainda diminuir os riscos de lesão. Por isso eles são indicados para quem pratica atividade física regularmente.
Ambos os suplementos têm propriedades benéficas para a saúde e podem ser consumidos em conjunto sem problemas. O ômega-3 é uma gordura poli-insaturada que oferece diversos benefícios para a saúde, como contribuir para a saúde cardiovascular, melhorar a função cognitiva e fortalecer o sistema imunológico[7].
No entanto, se você está fazendo uso terapêutico da curcumina, como auxiliar no tratamento de quaisquer condições mencionadas acima, pode levar de 4 a 8 semanas para começar a perceber os benefícios da cúrcuma para a saúde.
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma raiz da família do gengibre rica em vitaminas C e B6, potássio, ferro, cálcio e minerais. Ela possui forte efeito antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano e antibacteriano. Por isso, é bastante utilizada no tratamento e prevenção de diversas doenças.