A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.
Dá pra tomar creatina em qualquer horário do dia. Mas o nutriente chega mais rápido no cérebro e nos músculos quando vem acompanhado de algum carboidrato, como batata-doce ou arroz, ou de uma proteína, como carne ou queijo vegetal. Por isso, vale a pena fazer uma refeição leve antes ou junto do nutriente.
O que não pode comer quando está tomando creatina?
Interações medicamentosas. Normalmente, a creatina não apresenta interações significativas com outros suplementos, medicamentos ou alimentos. Porém, é sempre fundamental informar o seu médico ou nutricionista sobre quaisquer outros tratamentos simultâneos.
A creatina pode ser ingerida antes ou depois do treino, visto que os resultados são adquiridos pela continuidade da suplementação e não por imediatismo. Mas certos estudos garantem que há uma maior eficácia do suplemento quando o mesmo é ingerido após o treino, junto com carboidrato de elevado índice glicêmico.
Apesar da cafeína cortar ou atrapalhar a absorção e efeito de diversos nutrientes, o consumo de creatina não sofre interferência quando associada ao café. Ambas substâncias promovem melhora no desempenho por meio de mecanismos independentes, sem interferir no desempenho uma da outra.
CREATINA: os EFEITOS REAIS no CÉREBRO, no RIM e na MASSA MUSCULAR
O que quebra o efeito da creatina?
Entretanto, o uso da cafeína, que está presente também em outros alimentos que podem fazer parte da dieta de atleta e praticantes de exercícios físicos, como café e chás, e o excesso pode comprometer os benefícios da creatina.
É importante consumir a creatina juntamente com alguma refeição, de preferência alimentos fontes de carboidratos e proteínas, pois estimulam a liberação de insulina no pâncreas. A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos.
Algumas pessoas optam por iniciar a suplementação de creatina com uma fase de saturação, para aumentar rapidamente os níveis de creatina nos músculos. A fase de saturação dura cerca de 5 a 7 dias e a recomendação é consumir uma dose diária mais alta, em torno de 20 gramas por dia, dividida em 4 doses de 5 gramas.
Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios aparecem no prazo de seis a oito semanas, a depender das diferenças entre os indivíduos e dos exercícios realizados. De toda forma, é importante contar com um bom acompanhamento médico, para alcançar o melhor resultado possível sem comprometer a saúde.
Qual o melhor carboidrato para tomar com a creatina?
No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
Por que a creatina incha a barriga? A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.
O consumo de creatina, em especial em grandes quantidades, pode gerar desconforto gastrointestinal - como náuseas e diarreia -, além de inchaço, cãibras e desidratação. Além disso, existe a possibilidade de sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
A creatina isolada, sem realização de exercícios não trará o efeito desejado. Não terá benefício nem malefício. Sabemos que com a idade ocorre perda de massa muscular, portanto é de extrema importância a realização de atividade física e fortalecimento muscular nesta faixa etária.
O principal quando se toma creatina é ser consistente com a dose diária, seja de manhã ou à noite, para manter os níveis adequados da substância nos músculos. Tomar a creatina antes dos treinos pode oferecer uma fonte extra de energia disponível durante os exercícios, o que melhora o desempenho.
Quanto tempo leva para creatina ser absorvida pelo organismo?
Diferentemente de outras substâncias que têm ação imediata, a creatina leva aproximadamente três semanas para surtir efeito, isso se ingerida diariamente de forma correta. É esperado esse prazo para que haja o estoque da substância no organismo.
Ela dá mais força, potência e resistência, além de ajudar a aumentar a massa magra. Por isso, faz muito sentido que as pessoas que praticam exercícios adorem os resultados desse suplemento, já que todos esses benefícios ajudam no desempenho e no resultado das atividades.
A creatina deve ser ingerida pelo menos por um mês, sem pausas, para que o efeito seja visível. Porém, é possível passar por uma fase de saturação no começo, onde se aumenta a dosagem tomada por dia, durante um período de três a cinco dias, para ter resultados mais rápidos e potentes.
Entre os pacientes que respondem bem à creatina, seus efeitos começam a ser sentidos após cerca de 1 a 2 semanas em quem fez a fase de carga rápida e em 3 a 5 semanas em quem fez a fase de carga lenta (mais adiante explicamos como se deve tomar a creatina).
A combinação da creatina com carboidratos de absorção rápida, elevam o indice glicêmico, que por sua vez faz aumentar ainda mais a absorção de creatina pelas células musculares. O papel dos carboidratos é facilitar o transporte de creatina para o músculo.
“A creatina deve ser consumida com frutose para uma melhor absorção”, aponta a expert em nutrição. Embora seja considerada “segura” para a maioria dos usuários, o suplemento pode desencadear efeitos colaterais quando utilizado de forma inadequada.
Ou seja: colocar o pó direto na boca não traz mais efeitos, já que não aumenta a absorção. Além disso, é importante saber que isso é perigoso porque a creatina é um pó muito fino, capaz de levar facilmente a engasgos e até à morte por asfixia.
Para quem deseja não se preocupar com horários específicos, tomar creatina diariamente, pela manhã ou antes de dormir, é uma opção válida. O importante é ser consistente com a dose recomendada para que os músculos mantenham níveis adequados da substância.
Sim, você pode! Apesar das preocupações, estudos sugerem que a combinação de cafeína e creatina não apenas é segura, mas também pode potencializar os efeitos de aumento de força e potência. Então, se você ama seu café e não quer abrir mão da sua dose de creatina, saiba que pode continuar com ambos sem preocupações.