Por que o ovo da galinha não precisa ficar perto da água?
O ovo da galinha não precisa ficar perto da água porque o ambiente interno do ovo é projetado para fornecer todas as condições necessárias para o desenvolvimento do embrião, bem como há a presença de uma casca que impede a perda de água.
O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.
O que acontece com o ovo se a galinha Sai temporariamente do ninho para beber água e se alimentar?
Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo a) diluir substâncias tóxicas.
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.
Quando os ovos não são bem acondicionados ou ficam em áreas quentes, ocorre a perda de umidade e de água pela porosidade da casca. “Isso faz aumentar a câmara de ar dentro do ovo. Se não tem embrião do pintinho, ela fica leve e aí boia quando faz o teste em copo com água”, afirma Figueiredo.
Por outro lado, assinala Paula Teixeira, quando um ovo flutua, “não deve ser consumido”. “Pode tratar-se, por exemplo, de um ovo muito velho. E, quanto mais velho for o ovo, se estiver contaminado, maior será a probabilidade de os níveis de contaminação aumentarem ao longo do tempo”, aponta.
Antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou em um recipiente fundo com água. Se o ovo estiver fresco, vai afundar. Se boiar, ele possivelmente está podre.
Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.
Simples: porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Sempre que um pássaro bebe algum líquido, esse vai direto para o intestino, onde é absorvido; depois passa para o sangue e chega aos rins, para ser purificado.
Quando as galinhas descobrem que o conteúdo dos ovos é rico em proteínas e gordura e que a casca é uma boa fonte de cálcio, começam comê-los e não param mais. Quando bem alimentadas e em condições favoráveis e adequadas de manejo, as galinhas têm excelente produção de ovos.
As unhas e o bico são outros indicadores da idade da ave. Quanto mais longas e largas forem as unhas, mais velha será a galinha. Também podemos observar o esporão: sofre desgaste com a idade e fica mais rugoso. O mesmo se aplica ao bico: quanto mais desgastado e rugoso, mais velha a galinha.
No ovo B, a solução saturada de açúcar (meio hipertônico) possui uma concentração maior que o interior do ovo (meio hipotônico), assim, este perde água para o meio, ficando murcho, o que resulta no aspecto flácido da membrana do ovo.
- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico; - Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana; - A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície.
Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.
Uma forma de saber se o ovo ainda está bom para consumir, é colocar o ovo ainda inteiro dentro de um copo com água. Se o ovo boiar é porque já contém muito ar em seu interior, e por isso, pode estar velho ou estragado, não devendo ser consumido.
Muito conhecido e usado pelas donas de casa, nesse teste o ovo é imerso em um copo ou vasilha cheia de água. Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.
O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade. Agora, o sal dissolvido na água faz com que sua densidade aumente e, assim, o ovo fica com densidade menor que a da mistura de água com sal e, portanto, ele bóia.
Qual o tempo de cozimento de um ovo? O tempo de cozimento de um ovo depende do grau de cozimento desejado: gema mole: 4-6 minutos; Gema média: 6-8 minutos; Gema dura: 8-10 minutos. Como saber se o ovo cozido está pronto?
Isso ocorre porque a casca de um ovo fresco é porosa e permite a entrada de pouco ar”. Ela, então, continuou: “À medida que o ovo envelhece, mais ar entra no seu interior, fazendo-o flutuar. Se ele flutuar, provavelmente está estragado e deve ser descartado”, explicou ao portal espanhol Saber Vivir.
Ao Band Receitas, o chef Rogério Holanda, do Melhor da Tarde, explica que a higienização do alimento com água e outros componentes químicos oferece riscos a saúde. “A casca do ovo é porosa. Ela absorve a água e as bactérias se proliferam dentro do ovo, podendo estragá-lo”, explica o especialista.
A galinha produz o ovo independente da presença do galo. A presença do macho é indispensável quando se quer aumentar o número de aves. Você sabia que as galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos?
Lavar ou não? Segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC/Food Research Center) da Universidade de São Paulo (USP), a resposta é não. Afinal, os ovos já vêm com uma película natural, chamada de “cutícula”, que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismos.