Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.
Estudos também afirmam que o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite. Além disso, o refluxo também pode favorecer o bruxismo.
Ouvir música, tomar um banho quente ou exercício pode ajudá-lo a relaxar e pode reduzir o risco de desenvolver o bruxismo. Evite substâncias estimulantes à noite. Não beba café com cafeína ou chá com cafeína depois do jantar, e evitar o álcool e tabagismo durante a noite, pois podem piorar bruxismo.
Praticar técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e exercícios de respiração, pode reduzir o estresse e aliviar a pressão na mandíbula. Pratique atividade física regularmente: fazer exercícios regularmente diminui o estresse e a tensão muscular, prevenindo o bruxismo.
Quando associado ao transtorno de ansiedade e depressão, pode ser tratado com métodos de relaxamento (biofeedback e psicoterapia) e uso de antidepressivos em casos específicos. Placas miorrelaxantes evitam a ocorrência de complicações dentárias.
Toma Café e Tem Bruxismo? DENTISTA EXPLICA Bruxismo, DTM e Dor
Que causa bruxismo?
Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.
O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o dentista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. Você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool.
Pratique a atenção plena: Ao fechar os olhos para adormecer, perceba a tensão na mandíbula. Às vezes, a simples ação de colocar a cabeça no travesseiro é um sinal para que você comece a apertar a mandíbula. Conscientemente, solte e relaxe os músculos da mandíbula e do rosto.
Qual a melhor posição para dormir para quem tem bruxismo?
As posturas que permitem a posição de repouso da mandíbula durante o sono são a postura dorsal com apoio cervical e dos joelhos e a postura lateral envolvendo o apoio do crânio e das extremidades supe- riores.
Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região, enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento, pelo menos, 3 vezes ao dia, até chegar a 10 vezes.
O blend calmante de bruxismo da fourlab. da linha Oral Health auxilia no relaxamento muscular, é anti-inflamatório e promove uma noite de sono mais eficaz.
Uso de antidepressivos: o efeito colateral destes medicamentos pode ser um agente do bruxismo. Alguns antidepressivos agem como inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou seja, regulam o humor e podem culminar no desenvolvimento da doença.
Consumo excessivo de álcool, tabagismo e uso de substâncias estimulantes podem aumentar a probabilidade de bruxismo. Além disso, fator hereditário, problemas respiratórios, distúrbios dos movimentos — como a doença de Parkinson —, uso de alguns medicamentos e questões neurológicas também podem estar relacionados.
Os principais sintomas acometem os dentes, causando desgaste e amolecimento dos mesmos. Outro sintoma dentre os mais comuns é a dor de cabeça, causada pela compressão excessiva que, através dos vasos sanguíneos, o que ocasiona a necrose dos vasos, da polpa e dos nervos dentários.
Para tratar o bruxismo, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura. Associando essa medida a uma mudança de comportamento do paciente — como o tratamento LIVA, método não invasivo e sem necessidade de medicação.
Técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda e ioga, podem ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular. Alimentação macia: Opte por alimentos mais macios e evite alimentos duros, como nozes e caramelos, que podem agravar a dor. Uma dieta balanceada também é importante para a saúde bucal.
Existem certos medicamentos que podem ser usados como tratamento de Bruxismo. Estamos falando de remédios como gabapentina e buspirona, por exemplo. Além desses medicamentos, a aplicação de toxina botulínica também vem sendo usada no tratamento de Bruxismo, bem como de Disfunções da ATM.
Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.
O principal deles é o uso das placas interoclusais flexíveis de silicone ou as rígidas de acrílico durante o sono. Elas vão impedir que os dentes entrem em atrito, evitando o desgaste. Relaxar todos os músculos do corpo antes de dormir. E, o principal, controle sua respiração.
Os médicos ainda não entendem completamente as causas que levam ao bruxismo. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir: Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão. Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão)
O bruxismo é perigoso? Enquanto o bruxismo em si não é geralmente considerado perigoso, ele pode levar a complicações a longo prazo se não for tratado, incluindo danos permanentes aos dentes, disfunção da articulação temporomandibular (ATM), e dor crônica.
O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.
Praticar técnicas de relaxamento, como meditação, ioga ou exercícios respiratórios, pode ajudar a reduzir a tensão e controlar o estresse. Evite alimentos e substâncias estimulantes: Cafeína, álcool e tabaco podem aumentar a probabilidade de ranger os dentes.