Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas. A octanagem é a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão.
Atualmente o mercado brasileiro tem cinco gasolinas de alta octanagem, as consideradas premium. Elas são a V-Power Racing, da Shell, a Petrobras Premium, e a ALE Premium, todas com octanagem IAD 91; a recém-chegada Ipiranga Octapro, com octanagem IAD 96 (95,95), e a Petrobras Pódium, com octanagem IAD 97.
Ela pode ser encontrada facilmente nos postos de combustível e possui uma octanagem mínima de 87, além de não conter corantes (podendo ser incolor ou levemente alaranjada).
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde.
Enquanto as gasolinas comum e comum aditivada têm 95 octanas RON, as premium têm 98 octanas RON (Shell V-Power Racing) e 102 octanas RON (Petrobrás Podium e Ipiranga Octapro).
Gasolina aditivada ou comum? E a Podium ou Premium? Qual a melhor | Boris Feldman explica
Qual gasolina é melhor, V-Power ou Podium?
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A Shell V-Power Racing vem em seguida com 91 octanas, limite mínimo para ser considerada gasolina premium. As gasolinas aditivadas, que incluem aditivos desenvolvidos por cada distribuidora para reduzir atrito entre peças móveis e para dissolver detritos sólidos, possuem as mesmas 87 octanas da gasolina comum.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A maior octanagem da Gasolina Petrobras Podium garante o máximo aproveitamento da potência projetada do motor, protegendo a câmara de combustão da detonação indesejada. Isso proporciona retomadas de velocidade mais rápidas e, consequentemente, ultrapassagens mais seguras.
Gasolina super premium obtida exclusivamente a partir das mais nobres correntes de refino, garantindo elevada octanagem de fábrica, sem uso de substâncias químicas para aumentar a octanagem.
Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem. Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão.
A gasolina premium apresenta uma maior octanagem que as outras, isto é, apresenta uma maior resistência a altas temperaturas que as demais, permitindo um melhor desempenho do motor.
Unica coisa que esqueceram de comentar é que Ipimax PRO é bem INFERIOR a OctaPro que ela veio substituir. A OctaPro possuia 103 octanas RON. A Ipimax PRO possui 97 octanas RON.
A gasolina de alta octanagem da Shell. Desenvolvida em parceria com a Scuderia Ferrari para que os motores de alto desempenho aproveitem ainda mais todo o seu potencial e com a exclusiva tecnologia Dynaflex que traz mais performance e rendimento¹ para o motor do seu carro.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
Gasolinas de alta octanagem, como é o caso da Petrobras Podium, favorecem não apenas a performance como também a conservação do motor. E podem, dependendo do veículo, reduzir o consumo. A octanagem da Petrobras Podium é 102 pelo método de pesquisa RON (Research Octane Number).
No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada . “Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
E o que “suja” os bicos injetores? Um dos principais fatores que sujam os bicos é falta de manutenção periódica e o uso do etanol. O etanol que você compra na bomba é chamado de hidratado, justamente pelo percentual de água.
Em casos de carros com mecânica mais simples, mas que a pessoa usa pouco o veículo e deixa ele parado por muito tempo, a gasolina Podium também pode ser uma opção. Isso porque ela oxida menos no tanque e pode ficar guardada por mais tempo.
Ela é composta por aditivos usados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
Desenvolvida com a mesma tecnologia originalmente criada para o estado da arte em motores para competições de esporte motor, a gasolina Petrobras Podium pode ser usada por qualquer veículo a gasolina ou flex, sendo mais indicada para aqueles com motores de alta taxa de compressão (automóvel ou motocicleta) e/ou ...