Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar; Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras; Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia; Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica.
O grupo que faz parte da Folia de Reis é constituído por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Há também a possibilidade de haver desfiles de grupos dedicados ao festejo pelas ruas.
Cada grupo é formado por 11 elementos representando os apóstolos, 1 Mestre da folia, um tipo de líder espiritual e 2 Palhaços, que representam Herodes e os soldados que perseguiram o Menino Jesus.
Qual o significado dos personagens da Folia de Reis?
Integrantes. Três reis magos: participantes que personificam os reis que visitaram o Menino Jesus, quando ele nasceu: Baltasar, Belchior e Gaspar. Bastiões (palhaços): geralmente três. Eles têm o costume de se chamar de irmãos e possuem obrigações e proibições específicas (como jamais dançar diante da Bandeira).
Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc.
Os palhaços representam os soldados do rei Herodes (ou o próprio Herodes), que perseguiram o Menino Jesus, encarnando assim, os “traidores de Cristo” e sendo associados ao mal, a Exu ou ao diabo dentro da fé popular.
A Bíblia deve ter um problema com o palhaço, porque o palhaço não pode chegar ao presépio. O palhaço foi que ajudou a trair Jesus. Então ele não é bem aceito, em qualquer reparfição. Se ele chegar num altar e fiver um presépio ele não pode presenciar, ele sai.
Comemorada de modo particular em cada região do Brasil, a Folia de Reis, também conhecida como reisado, é uma manifestação religiosa, católica e cultural com influências de origem europeia, mas que, por aqui, ganhou formas e expressões locais, seja nas danças, nos cantos ou nas rezas.
Outro representante da folia é o “bandeireiro” ou “alferes da bandeira”. Sua função é carregar respeitosamente a bandeira do grupo, a qual é apresentada ao chefe da residência onde a folia chega e na qual recebem os donativos oferecidos pelas famílias.
Para muitos espectadores, ele é o Palhaço da Folia. Para quem sabe, ele representa um dos Reis Magos, que se ocultavam, disfarçados desse jeito, para enganar os soldados de Herodes na busca pelo Menino Jesus recém-nascido.
Essa festa é uma manifestação folclórica que sempre ocorre no Ciclo Natalino, tendo seu início geralmente no dia 24 de dezembro, se estendendo até o dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis. Reisado trata-se de um cortejo composto por dois cordões, tendo como personagens principais o rei e a rainha.
O que significa Folia de Reis para os evangélicos?
Em alguns países cristãos a Folia de Reis é considerada um evento de grande importância, até se sobrepondo ao Natal, por se tratar do momento em que Jesus Cristo é apresentado à humanidade representado pela peregrinação dos três Reis Magos.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas.
O Reisado é formado por dois cordões que disputam a simpatia da platéia e são liderados pelas personagens centrais: o “Caboclo” ou “Mateus” e a “Dona Deusa” ou “Dona do Baile”. Também se destaca a figura do “Boi”, cuja aparição representa o ponto alto da dança.
Além da sua presença falada, pelos versos e barulhos, os palhaços tinham a função de guarda da bandeira, eles não só acompanhavam o cortejo, mas também atraíam a atenção das pessoas, brincavam e recolhiam esmolas e prendas.
Harris, Benjamim de Oliveira, Polidoro, Dudu das Neves, Piolin, Arrelia, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Xamêgo e Picolino, entre outros, são grandes palhaços que o Brasil já teve.
ARIANO, o Rei dos palhaços - O menino pobre, desnutrido, esfomeado e que não tem onde cair morto está desolado: ninguém gosta de suas poesias, de seus romances, de suas peças.
O que cada personagem da Folia de Reis representa?
Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar; Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras; Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia; Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica.
O palhaço, também chamado de alferes, mascarado, bastião ou matias, é uma figura ambiva- lente por carregar em si significados que denotam tanto a presentificação do mal quanto elementos de conversão e fidelidade.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz1.
O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.