O teste psicotécnico do Detran é composto por uma série de perguntas e exercícios que abrangem áreas como raciocínio lógico, processamento de informações, tomada de decisões, concentração, memória e comportamento.
Quais são as questões que caem no exame psicotécnico?
Ele geralmente inclui questões sobre atenção, concentração, memória, percepção, orientação espacial e temporal, capacidade de julgamento e tomada de decisão, entre outras habilidades relacionadas à segurança na estrada.
Durante o exame psicotécnico, o candidato é submetido a diversas atividades, como questionários, testes de personalidade, projetivos e de habilidades específicas, entrevistas individuais e em grupo, entre outros.
De qualquer maneira, seguem algumas dicas que podem ajudar você: Procure ter uma boa noite de descanso no dia anterior ao teste. Será exigido de você um esforço mental muito grande, então, estar com as horas de sono em dia auxiliará a não perder a concentração durante a avaliação.
Na verdade, o teste avalia apenas a sua capacidade momentânea, que pode não estar compatível com o volante temporariamente. O que costuma ser a grande causa de reprovações é o excesso de nervosismo. Isso porque em muitos dos testes não existem respostas certas e erradas.
Seu objetivo, inicialmente, era ser um teste de personalidade. Porém, acabou se tornando uma avaliação psicológica voltada para identificar comportamentos dominantes das pessoas. Também chamado de “Teste dos palitinhos”, esse teste é comumente utilizado nos exames para obtenção de carteira de habilitação (CNH).
O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.
Quantas questões tem que acertar no psicotécnico para passar?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário acertar todas as questões do exame psicotécnico para ser considerado apto. Os candidatos devem, na verdade, ter o mínimo de 50% de acertos na prova. Caso não alcance essa porcentagem, a pessoa é considerada inapta.
Em média, a taxa de aprovação no teste psicotécnico é de 85% e a taxa de reprovação fica em cerca de 15%. A boa notícia é que, entre esses 15% reprovados no psicoteste, muitos acabam conseguindo a aprovação em uma nova tentativa.
O que leva uma pessoa a não passar em um teste psicotécnico?
Se o perfil psicológico do candidato não estiver alinhado com as exigências do cargo, ele pode ser reprovado. 2. Falta de controle emocional: O psicoteste também avalia a capacidade do candidato de lidar com situações estressantes e manter um bom controle emocional.
CANETAS Além do documento de identificação original com foto, o candidato deve portar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. “O candidato deve ficar atento ao fato de que não será permitido o uso de lápis, lapiseira e borracha durante a realização das provas”, alertou.
1) Taxa do exame médico (pago diretamente na clínica): R$ 116,69. 2) Taxa da avaliação psicológica (em casos de renovação com atividade remunerada). Deverá ser pago diretamente à clínica: R$ 136,14.
Para realizar o psicotécnico é necessário dar início ao processo de habilitação, renovação (somente para motoristas profissionais) ou reabilitação de CNH, caso ela tenha sido cassada. Além disso, é obrigatório ter em mãos, o documento de identificação pessoal com foto, como o RG, no dia da perícia psicológica.
Ou seja, a reprovação no teste psicotécnico não significa que você não é apto a dirigir, mas, sim, que, momentaneamente, suas características psicológicas não são compatíveis com essa atividade.
Apesar de todos esses pontos, o exame psicotécnico não é longo, durando em média 30 minutos, mas é parte importante do processo de documentação e legislação veicular para motoristas profissionais.
No teste palográfico, avalia-se a maneira como cada pessoa desenha os palos no papel. A partir disso, é possível detectar suas características. A avaliação pode ser feita a partir da observação de diversos aspectos dos traços: inclinação, distância, direção, tamanho, pressão, velocidade.
O teste palográfico é uma avaliação feita para analisar as capacidades comportamentais de uma pessoa. Apesar de muito utilizado no RH de empresas, essa análise também é realizada em testes psicológicos para tirar a carteira de motorista, pesquisas de público e outros.
O teste palográfico, também conhecido como teste dos pauzinhos, destaca-se como um instrumento valioso na avaliação de características comportamentais por meio de técnicas gráficas. Considerado um teste expressivo, ele focaliza a análise das respostas do avaliado diante de uma mesma tarefa.
O teste palografico é um teste de personalidade, não reprova, pois seu objetivo é mostrar como você é. Não há necessidade de outro teste quando o psicólogo quer analisar apenas sua personalidade que pode ser confirmada com uma entrevista.
A decisão que reprova um candidato no exame psicotécnico deve ser devidamente fundamentada, não sendo aceitáveis justificativas abstratas, rasas ou subjetivas. É imprescindível estabelecer uma correlação entre o resultado do exame e as exigências da profissão, sempre embasada em estudos e métodos científicos.
Não tente fazer algo forçando algum dado que isso só vai te prejudicar. Um bom avaliador através de outras técnicas irá perceber seu comportamento e isso transparecerá algo negativo para você.