A eletricidade usada pelo nosso corpo é produzida a nível celular por meio de uma diferença na concentração de eletrólitos positivos e negativos: o sódio e o potássio, presentes no interior e no exterior das células em suas formas iônicas.
Muitas vezes nosso corpo fica tão eletrizado (com acúmulo de elétrons) que acaba descarregando essa energia no primeiro objeto condutor (metal ou o corpo de outra pessoa, por exemplo) que aparece pela frente.
O que pode gerar eletricidade estática em nosso corpo?
Essa carga elétrica que acumula progressivamente e fica parada no nosso corpo (estática) resulta da fricção do nosso movimento e do movimento das máquinas; da fricção de corpos isolados da terra, como nos carros, cujos pneus são isoladores ou os nossos sapatos, maioritariamente com solas de borracha.
Atrito: Movimentos que geram atrito podem causar acúmulo de eletricidade estática. Isso inclui caminhar em carpetes, esfregar objetos uns contra os outros e até mesmo tirar roupas com movimentos bruscos. Quanto mais atrito, maior a chance de acumular eletricidade estática.
O QUE SÃO OS CHOQUES ELÉTRICOS NO CORPO E CABEÇA COMO SINTOMAS DA ANSIEDADE
Porque sinto choque ao tocar nas coisas?
De acordo com Edval Delbone, professor do curso de Engenharia Elétrica do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), isso acontece devido ao acúmulo de energia estática, ou eletricidade estática.
Uma infinidade de fatores pode afetar sua energia. Além daqueles que já mencionamos – seus hábitos de sono, rotina de exercícios, dieta e nível de estresse – também existem fatores biológicos básicos que desempenham um papel. Isso inclui seus genes, idade, hormônios e ritmos circadianos.
Os riscos associados à eletricidade estática incluem incêndios, danos a equipamentos, interrupção de processos de produção, perdas de produtos e até mesmo riscos de choques elétricos nos trabalhadores.
Isso pode acontecer por diferentes causas, como: perda sanguínea que faz com que o volume de sangue no corpo diminua; vasos sanguíneos muito dilatados, que não conseguem fazer com que o sangue circule. coração que não consegue bombear o sangue da forma correta.
Sabe quando a sua roupa gruda no corpo? A estática é normal em tecidos delicados e sintéticos e pode ser amenizada de uma forma tão simples como usar amaciante de roupas. Este vai lubrificar o tecido e evitar a eletroestática.
Use uma pulseira antiestática ou tocando periodicamente em uma superfície metálica sem pintura, como o metal da parte traseira do computador. Enquanto você trabalha, toque periodicamente em uma superfície metálica sem pintura para dissipar a eletricidade estática, que poderia danificar os componentes internos.
O que fazer para parar de tomar choque nas coisas?
A dica para sentir menos é: aumente a área de contato. Repare que você sente mais a corrente quando toca só o dedo no objeto carregado ou em alguém. Então, se você encostar a mão inteira, o braço, a perna, aumentará a área de transição e certamente sentirá menos.
O que significa levar choque ao tocar em outra pessoa?
Corpos podem apresentar desequilíbrio em sua neutralidade em razão da diferença na quantidade de cargas positivas e negativas de sua estrutura e estes, quando em contato com outros corpos (carregados com cargas opostas ou neutros), ocasionam o movimento ordenado de cargas elétricas, gerando corrente elétrica.
Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.
A cada pulsação nossa, ou seja, a cada batida do nosso coração, é produzida uma corrente de um clico por segundo que produz um watt de potência elétrica. Esta potência varia de pessoa para pessoa, e dependem exclusivamente da constituição orgânica das células e da condutibilidade do corpo.
Isso acontece quando a carga estática de uma pessoa está diferente de outra ou do que ela toca, ou seja, um está mais "carregado". Nessa situação, o contato resulta em uma troca de cargas elétricas. Todos já tivemos essa sensação desagradável.
A faísca elétrica estática acontece quando o corpo que possui excesso de cargas elétricas negativas (com força de ligação mais forte) se aproxima de um corpo que possui menos cargas elétricas negativas (com força de ligação mais fraca).
Fenômeno é comum quando há secura. Com menos vapor d'água (umidade) no ar, não há condução eficiente da carga elétrica para longe do corpo. Ou seja, ficamos mais carregados, e quanto maior a carga, mais fácil é tomar ou dar um choque.
As sensações de choque são percebidas pelo nosso cérebro e demonstram que alguma coisa está errada com aquele nervo. As doenças da coluna, como as hérnias de disco e bicos de papagaio, são causas comuns de compressão das raízes nervosas e podem cursar com choques.
O culpado pode ser a pele seca. Tente usar uma loção hidratante na pele após cada banho e intermitentemente ao longo do dia. A pele seca pode acumular mais elétrons que a pele macia e úmida e pode estar contribuindo para suas saudações eletrizantes.
As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.
Quais são as principais causas da eletricidade estática?
O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente.
Alta Sensibilidade: Este eliminador de estática do corpo humano pode eliminar rapidamente a eletricidade estática, tocar a bola por cerca de 1 segundo ou mais pode efetivamente eliminar a eletricidade estática no corpo, com alta sensibilidade e resposta rápida.
Dia a dia corrido, estresse, poucas horas dormidas, exercícios físicos intensos e por aí vai. Essas são algumas situações comuns que causam cansaço excessivo. De modo geral, a sensação desaparece depois de uma bela noite de sono ou alguns dias de pernas para o ar.
Equipamentos eletrônicos em standby, lâmpadas incandescentes e aparelhos obsoletos podem estar consumindo eletricidade sem você perceber. Além disso, vazamentos de energia, como fios desencapados ou tomadas defeituosas, podem contribuir para um aumento no consumo.