A telangiectasia é causada por ferimentos na pele ou alterações hormonais devido à gravidez ou ao uso de anticoncepcional, mas também pode ser indicativa de problemas no fígado e doenças reumatológicas, como a dermatomiosite e a esclerodermia, por exemplo.
Alguns pesquisadores associam-nas com a exposição solar. Outras possíveis causas são: alcoolismo (pela alteração na velocidade do fluxo venoso), gestação (pelo aumento da pressão dentro das veias) e a idade (pelo enfraquecimento da parede vascular).
As aranhas vasculares geralmente podem ser eliminadas por tratamento com injeção (escleroterapia), de forma similar às varizes. Na escleroterapia, uma solução, como tetradecilsulfato de sódio, é injetada em cada uma das aranhas vasculares.
Possíveis Causas de Telangiectasias nas Pernas. Apesar de não se saber exatamente a causa para uma pessoa ser acometida por esses vasos sanguíneos localizados abaixo da pele, há indícios de que uma das principais razões seja o fator genético, de histórico na família, especialmente quando surgem nos pais e avós.
Telangiectasia (vasinhos nas pernas): Vlog de tratamento | Anatomia e etc.
Qual o motivo de aparecer vasinhos nas pernas?
“As causas das telangiectasias são genéticas, hormonais – gestação, anticoncepcionais – ou por permanecer longos períodos em pé. Lesões em outros órgãos podem gerar vasinhos no tórax e abdômen, mas não nos membros inferiores”, afirma. Existem diversos tratamentos para vasinhos no mercado estético.
As principais causas para o surgimento dos vasinhos nas pernas são: passar muito tempo em pé, histórico familiar, aumento de hormônios femininos (por medicamento ou gravidez) e traumas no local (como machucados, batidas, etc).
A escleroterapia é um tratamento em que o médico angiologista injeta um medicamento no local dos vasinhos. Pode ser tanto uma espuma especial quanto uma solução de glicose. Essas aplicações melhoram muito o aspecto da pele, uma vez que podem até “sumir” com as linhas indesejadas.
Em alguns casos, é possível melhorar a aparência dos vasinhos da telangiectasia por meio da escleroterapia, um tipo de tratamento em que se injeta um medicamento diretamente no local para que as veias fiquem mais discretas.
Quem tem vasinhos nas pernas pode fazer musculação?
Não há problema de fazer musculação com varizes. "Quem tem varizes pode fazer musculação. Não há problema. Pode fazer musculação priorizando muitas vezes exercícios que fortaleçam a panturrilha.
Embora não exista uma cura para a telangiectasia, alguns tratamentos, como laser ou escleroterapia, podem ser feitos por um dermatologista para ajudar a disfarçar os vasinhos.
As telangiectasias, em geral, não costumam causar sintomas específicos, mas, em alguns casos, é possível que as pessoas relatem sensações de ardor, queimação, coceira leve e desconforto. Para muitas mulheres, é no período pré-menstrual que os sintomas se intensificam, melhorando com a chegada da menstruação.
Quais são as causas dos vasinhos de sangue na perna?
Os vasinhos nas pernas, diferentemente das varizes, não causam sintomas como inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas e dor. Algumas mulheres relatam ardência no local das telangiectasias, especialmente no período pré-menstrual, mas de baixa intensidade.
A telangiectasia é causada por ferimentos na pele ou alterações hormonais devido à gravidez ou ao uso de anticoncepcional, mas também pode ser indicativa de problemas no fígado e doenças reumatológicas, como a dermatomiosite e a esclerodermia, por exemplo.
Atualmente, o melhor tratamento para os vasinhos nas pernas é a associação de escleroterapia (aplicação) com o Laser transdérmico no próprio consultório médico.
Genética, idade e gênero. Esses são os três principais fatores de risco para o desenvolvimento das varizes — veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função causando danos estéticos e danos circulatórios. O fator genético é determinante, e pode ser agravado com o envelhecimento.
Quais são os sintomas de vasos sanguíneos estourando?
Veias estouradas são vasos sanguíneos superficiais que se rompem devido à fragilidade da parede venosa ou a traumas, resultando em sangramento e hematomas visíveis sob a pele. Esse processo envolve a ruptura física da veia, geralmente sem grandes complicações.
Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço. É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria.
Elas têm mais de 3 milímetros de diâmetro e geralmente aparecem nas pernas e pés. Elas podem ser acompanhadas de dor, inchaço, sensação de peso nas pernas e coceira. À medida que as varizes pioram, elas podem levar a problemas mais graves, como úlceras na pele, coágulos sanguíneos e sangramento.
As microvarizes e varicoses têm cura, no entanto, a melhor opção terapêutica é se prevenir do aparecimento delas. Para manter a saúde vascular, é indispensável ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regulares, com o acompanhamento de um especialista.
Os remédios para varizes, como diosmina e hesperidina, ajudam a normalizar e aumentar a resistência e o tônus dos vasos sanguíneos, por terem ação anti-inflamatória, ajudando a aliviar os sintomas como sensação de pernas pesadas ou inchaço, por exemplo.