A situação "Pendente de Regularização" significa que você deixou de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) nos últimos cinco anos. Para regularizar o CPF neste caso, basta entregar as declarações que estiverem faltando.
Quanto tempo para regularizar CPF pendente de regularização?
Quanto tempo demora para regularizar o CPF na Receita Federal? O processo de mudança de status de pendente para regular depende do tempo de processamento da Declaração do Imposto de Renda na Receita Federal. O tempo médio costuma ser de 72 horas.
O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. O mais comum é que as inconsistências apareçam no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral.
Quando o CPF está pendente de regularização significa que houve uma ausência na entrega de alguma declaração do Imposto de Renda dos últimos cinco anos ou uma pendência na mesma. Utilize o Portal e-CAC ou app Meu Imposto de Renda para saber os detalhes e regularizar sua situação.
Para descobrir se está com CPF irregular, ou seja, verificar qual é a situação cadastral do CPF, é preciso acessar o site da Receita e realizar a consulta, neste link. O cidadão deverá preencher os dados solicitados (número do CPF e data de nascimento), fazer a verificação de segurança (CAPTCHA) e clicar em consultar.
💳CPF PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO ou SUSPENSO Como Resolver Online e Gratuito
Como saber qual é a pendência do CPF?
Nesse caso, é preciso acessar o site e-CAC, que é o centro virtual de atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, preencher os dados da conta gov.br e verificar qual declaração de Imposto de Renda está pendente ou com problema.
A restrição no CPF ocorre quando há pendências financeiras ou dívidas em nome do titular do CPF junto às instituições credoras. Isso pode acontecer por diversos motivos, como atraso no pagamento de contas, empréstimos não pagos, dívidas com cartões de crédito, entre outros.
Para resolver, atualize as suas informações pessoais no CPF. A situação "Pendente de Regularização" significa que você deixou de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) nos últimos cinco anos. Para regularizar o CPF neste caso, basta entregar as declarações que estiverem faltando.
É possível regularizar o CPF em uma agência dos Correios. Você também pode solicitar o CPF e alterar dados cadastrais. Para isso, reúna os documentos necessários e pague a taxa de serviço no valor de R$ 7.
A pessoa física tem duas opções: fazer o cadastro no REGULARIZE ou acessar diretamente por meio da conta gov.br (login único do Governo). Já para pessoa jurídica a única opção é fazer o cadastro no REGULARIZE.
No entanto, o CPF apenas pode ser suspenso ou bloqueado por dívidas relacionadas à Receita Federal. De modo geral, o CPF é bloqueado porque o titular do documento apresenta alguma irregularidade cadastral pendente, ou não está cumprindo os deveres de prestação de contas à Receita Federal.
Com o CPF irregular, você fica impedido de movimentar conta bancária, tirar passaporte, comprar imóveis e adquirir financiamento. De acordo com a Receita Federal, até junho deste ano, cerca de 25 milhões de CPF estavam suspensos, 1,8 milhão cancelados e 315 mil pendentes de regularização.
É possível consultar e regularizar o CPF direto pelo site da Receita Federal. Você não precisa sair de casa e pode fazer tudo em apenas alguns cliques.
– Pendente de regularização: indica que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos. – Suspensa: significa que o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. – Titular falecido: situação indica que foi informada data de falecimento no CPF.
Existem diferentes motivos que geram a irregularidade — como não entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) e até erros cadastrais. Dessa maneira, é necessário descobrir as razões do problema para escolher a melhor estratégia de regularização do cadastro no órgão.
Para saber a situação do CPF, o interessado deve acessar o site da Receita Federal, informar o número do CPF e a data de nascimento. Será emitido um comprovante da situação cadastral do cidadão.
Caso não possua o título de eleitor, o cidadão deverá comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou dos Correios. Custo: R$ 7 (valor máximo a ser cobrado do solicitante).
Para consultar a situação do CPF, é preciso acessar a página da Receita Federal dentro do gov.br, clicar em "Consultar CPF" e, na página seguinte, inserir o número do documento e, também, a data de nascimento do titular.
Quem tem pendência no CPF pode perder o Bolsa Família?
Não é verdade que ter o nome “sujo” na praça, por conta de pendências financeiras, vai cancelar ou deixar irregular o CPF de quem recebe o Bolsa Família.
Como ajustar um CPF pendente de regularização? Para regularizar a situação do CPF que aparecer o status “pendente de regularização”, o cidadão deverá apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado, mesmo que atrasadas.