O que causa fissuras no concreto?
As fissuras aparecem quando há uma sobrecarga, concreto com baixa resistência, laje fina, armadura inadequada ou mal posicionada e erros na execução ou no projeto. Quadro 5 – Quadro de manifestação patológica representando punções. Fonte: Adaptado de Alves (2017) e Marcelli (2007).Qual o motivo da fissura?
A movimentação térmica, que é originada pela dilatação e contração do material com a variação de temperatura. Essa movimentação é uma das principais causas de fissuras. Esse fenômeno acontece, pois, quando a estrutura se dilata ou contrai, é criada uma zona de concentração de esforços.Porque o concreto armado fissura?
Razões para o surgimento de fissuração no concretoDependendo da carga aplicada, podem aparecer fissuras ativas progressivas ou estacionárias. Esse excesso de carga pode ser um erro de projeto ou exceção, como também uma mudança no uso da edificação em relação ao objetivo inicial.
O que faz o concreto rachar?
Quando o cimento é exposto a altas temperaturas, ele tende a se expandir. Da mesma forma, quando o cimento é exposto a baixas temperaturas, ele tende a se contrair. Essas variações de temperatura podem causar tensões no cimento, levando ao surgimento de rachaduras.POR QUE O CONCRETO FISSURA?
Por que o concreto trinca?
O que acontece: O concreto se expande com o calor e se contrai com o frio. Mudanças bruscas de temperatura podem causar tensões no material, levando ao surgimento de trincas.Como evitar fissuras no concreto?
Umedecer as formas antes da concretagem é uma prática eficaz para reduzir a temperatura do concreto após a pega. Isso também melhora a aderência na superfície de contato entre a forma e o concreto, ajudando a evitar fissuras.É normal concreto trincar?
Existem vários motivos sobre a ocorrência de fissuras no concreto, mas a principal é a retração comum. A retração ocorre na secagem do concreto, e isso ocorre de maneira NÃO natural, seja causado pelo vento, temperatura, e umidade relativa.O que fazer para o concreto não trincar?
Umedeça as fôrmas. A reação no concreto, logo após a pega, causa muito calor. Portanto, é necessário utilizar métodos para diminuir a temperatura. Essa prática melhora a aderência na superfície de contato entre a forma e o concreto.Como tratar fissuras em concreto?
O método mais utilizado para o selamento e tratamento de fissuras no concreto é o de injeção. Os sistemas de injeção de resinas permitem preencher as fissuras de uma maneira rápida, efetiva e duradoura e, por isso, é o método mais indicado para esses casos.O que pode provocar fissura?
O que causa uma fissura? As causas comuns incluem evacuação de fezes duras ou grandes, constipação crônica, e, menos frequentemente, doenças inflamatórias intestinais ou infecções.Qual a diferença entre rachadura e fissura?
As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e acima de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas. O termo rachadura é uma expressão mais popular, que é usado para denominar quando as fissuras ou trincas tem uma abertura mais ampla.Como saber se a fissura é estrutural?
Uma dica para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da sua residência é verificar se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga.É normal aparecer fissuras na laje?
Variação térmicaEsta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
Em que momento a viga de concreto armado começa a fissurar?
Fissura devido a flexão Situação que pode surgir quando o engenheiro calculista não faz uma avaliação correta da carga que será aplicada no elemento estrutural, devido à deficiência dos materiais empregados ou em condições de uso quando se aplica uma carga maior que a prevista em projeto (MARCELLI, 2007).Quando a fissura é perigosa?
Uma rachadura na parede se torna perigosa quando começa a comprometer a integridade do imóvel e a segurança dos moradores. Quando elas são superficiais, o principal problema é de ordem estética, já que uma rachadura na parede interna prejudica a pintura e traz um aspecto desagradável para o imóvel.É normal o concreto rachar?
É certo que em praticamente todas as construções que são feitas com alvenaria e concreto vão aparecer fissuras. Isso se deve muito à baixa elasticidade destes materiais e que, por isso, são mais suscetíveis às movimentações da estrutura.O que faz o cimento rachar?
Mudanças bruscas de temperatura podem causar tensões no material, levando ao surgimento de trincas. Portanto, é recomendável proteger o piso de cimento queimado de fontes de calor excessivo ou frio intenso durante a cura.O que misturar no cimento para não rachar?
As Fibras são indicadas para uso de prevenção de microfissuras no concreto ou rebocos de parede, ou seja, elas eliminam a possibilidade da formação de craquelamento superficial, os famosos “pé de galinha” durante todo o processo de cura.Como evitar fissura no concreto?
Como evitar o surgimento de trincas e fissuras na concretagem
- 1 – Utilizar aditivos plastificantes no concreto. ...
- 2 – Umedecer as formas antes da concretagem. ...
- 3- Realizar a cura do concreto corretamente.