A exposição prolongada a condições climáticas adversas pode desencadear a resposta inflamatória que caracteriza essa condição cutânea. Atividades diárias, como lavar frequentemente as mãos com água fria, especialmente durante a realização de tarefas domésticas, contribuem para a vulnerabilidade das mãos às frieiras.
A frieira, também conhecida por pé de atleta, e clinicamente denominada tinea pedis, é uma infecção de pele causada por fungos chamados de dermatófitos. Esses fungos se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos, como vestiários, chuveiros, sapatos e meias.
A frieira ou pé de atleta pode ser tratado facilmente com medicamentos antifúngicos tópicos de venda livre, oferecidos na forma de creme, sprays e talcos.
A melhor forma de preparar um remédio caseiro para frieira é utilizar óleos essenciais, pois várias plantas, especialmente as aromáticas como alecrim e tomilho, possuem óleos com forte ação antisséptica, capaz de eliminar vários tipos de microrganismos, incluindo fungos, que são os causadores da frieira nos dedos do pé ...
Cremes. Os cremes à base de antifúngicos são uma opção eficaz para tratar frieiras, combatendo diretamente os responsáveis pela infecção. Esses medicamentos contêm ingredientes ativos, como clotrimazol, miconazol ou terbinafina, que têm propriedades antifúngicas.
Água morna com sal: Faça um banho de pés com água morna e sal para ajudar a reduzir a coceira e a inflamação das frieiras. Basta dissolver duas colheres de sopa de sal em um recipiente com água morna e deixar os pés de molho por cerca de 20 minutos.
Bicarbonato. O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato.
A frieira (pé de atleta) é transmitida facilmente por contato direto com a pessoa infectada ou com superfícies contaminadas, como pisos de banheiros e de vestiários, praias e piscinas.
A exposição constante à água fria retira a hidratação natural da pele, tornando-a mais propensa a irritações. Atividades profissionais que exigem o manuseio prolongado de água ou o contacto com gelo e produtos congelados podem aumentar o risco de desenvolver frieiras.
Isso porque se esse microrganismo continuar no calçado, pode haver uma reinfecção. “Todos os calçados têm que ser lavados e higienizados. Essa limpeza pode ser feita com álcool 70%.
"No caso da micose, por exemplo, são comuns o descolamento na unha, manchas e riscas nas extremidades e a aparência mais grossa e espessa. Já a frieira é muito conhecida pela coceira na região afetada. O famoso 'pé de atleta' incomoda bastante e pode provocar fissuras, inchaço, ardor local e mau cheiro.
Se você tem o hábito de usar muito calçado fechado no dia a dia, adote o uso do talco! Além de ser muito cheiroso, ele é um grande aliado na batalha contra a umidade, ajuda a evitar a proliferação dos fungos que causam a frieira e também a espantar o temido chulé.
Quanto tempo dura o tratamento? Dependendo do produto, o tempo de tratamento recomendado varia de 1 a 4 semanas. Os sintomas de infecção da pele, como coceira ou dor, devem melhorar após alguns dias de tratamento com todos os cremes para frieira ou pé de atleta Canesten® (clotrimazol).
Para fazer essa descontaminação, Schwarz recomenda misturar um copo de 200 ml de vinagre 6% (que não é o de cozinha) à água da lavagem. “O ácido acético tem um grande poder de eliminar fungos”, completa.
Os remédios para frieira são principalmente os antifúngicos, como o miconazol ou a terbinafina, por exemplo, pois ajudam eliminar os fungos que provocam pé de atleta e a aliviar os sintomas, como coceira, vermelhidão, rachadura, descamação e mau cheiro, e podem ser usados na forma de pomadas ou comprimidos.
O chá da vinagreira roxa (Hibiscus sabdariffae) é o medicamento indicado pela coordenadora do Programa de Fitoterapia da UFMA, Terezinha Rêgo, para combater os diferentes tipos da doença, como a frieira e a onicomicose. Para preparar o chá, cozinha-se a planta em 3 litros de água durante 10 min.
As pomadas com antifúngicos são frequentemente indicadas para o tratamento da frieira, podendo ser recomendado pelo médico o uso de pomadas contendo cetoconazol, fluconazol ou isoconazol, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia durante 4 semanas, ou de acordo com a recomendação médica.
Posso aplicar dipirona nas unhas, funciona para micose? ” A dipirona não funciona para tratar a micose de unha. A única forma realmente eficaz e definitiva de tratar micose na unha é com o uso de medicamentos antifúngicos, que devem ser indicados e orientados por um dermatologista.
O tratamento das frieiras pode não ser simples. Mas, a partir do final do inverno, com a aproximação do tempo mais quente geralmente desaparecem. Podem ser usados medicamentos de aplicação local para aliviar a comichão e ardor. Em alguns casos, podem estar indicados medicamentos sistémicos.
Cremes ou pomadas à base de nistatina servem para candidíase, mas não para dermatofitoses, como a frieira. Deve-se também evitar pomadas que contenham corticoides na sua fórmula, como a betametasona, pois ela pode atrapalhar o tratamento e mascarar os sintomas.
Cetoconazol Creme é um medicamento dermatológico utilizado para tratar infecções de pele causadas por fungos ou leveduras, como micoses, frieira e pano branco. Este creme dermatológico possui potente capacidade de combater micoses, fornecendo um alívio rápido na coceira procedente deste tipo de infecção cutânea.
Ao ser questionado sobre passar gelo no local da lesão (receita caseira, muito utilizada), o presidente da SBD/MS faz um alerta: “Além de não matar os fungos causadores da micose, o gelo pode ainda causar uma queimadura na pele, sendo assim, o recomendável combater a micose com as formas cientificamente aprovadas e ...