Ter uma irritação no olho, ficar com eles vermelhos pode ser causado por um ambiente mais seco, ou estar relacionado ao cansaço e stress. Pode ainda ser uma reação alérgica a algum produto cosmético. Ou ainda ser sinal de alguma doença da vista.
As causas de ardência nos olhos podem ser inúmeras, entre elas: rinite alérgica, olhos ressecados, alergias, miopia e presbiopia, conjuntivite, síndrome do olho seco, defasagem de vitamina A no organismo, alguns tipos de infecções bacterianas e falta de lubrificação nos olhos, decorrentes de muito tempo na frente de ...
A alergia ocular, cujos sinais e sintomas são a irritação, a ardência nos olhos e dor de cabeça, o prurido ou comichão, os olhos vermelhos ou vermelhidão e a sensibilidade à luz é uma das principais causas para a irritação ocular.
Se você estiver com irritação no olho, tente colocar uma compressa fria sobre eles. Pegue uma toalha de rosto macia, mergulhe-a na água fria e torça. Feche os olhos, incline a cabeça e coloque a compressa nos seus olhos. Tente ficar com a compressa por uns 20 minutos para aliviar a irritação.
Dores de cabeça, sensação de vista cansada, visão turva, coceira e ardência, ressecamento dos olhos, também são sinais de alerta. Eles podem aparecer tanto em pessoas com altos níveis de estresse, quanto em pacientes com um quadro de fadiga ocular, popularmente conhecida como vista cansada.
A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar: Visão embaçada, halos ou sombras. Nebulosidade na visão. Flashes de luz.
Ao identificar esses sintomas, é importante tomar medidas para aliviar a fadiga ocular, como fazer pausas regulares durante o trabalho em frente às telas, fechar os olhos por alguns momentos para descansar, aplicar compressas frias para reduzir a irritação e fazer os exercícios oculares.
A fadiga ocular, ou Astenopia, é a condição de cansaço ocular ocasionada principalmente pelo tempo de permanência de visão em um único ponto, como telas de computadores, por exemplo.
Alguns exemplos de colírios com ação anti-inflamatória, indicados para prevenção e tratamento da dor e da inflamação são o Acular LS, Maxilerg, Nevanac ou Voltaren DU, por exemplo.
Para isso, basta pegar uma toalha de rosto macia, mergulhá-la em água fria, torcer o excesso de água e aplicar suavemente sobre os olhos fechados. Manter a compressa por cerca de 20 minutos pode ajudar a diminuir a sensação de ardência e vermelhidão, proporcionando um tratamento para irritação nos olhos momentâneo.
Mas por que isso acontece? Quando estamos expostos a alérgenos como poeira, pólen ou pelos de animais, nosso sistema imunológico reage exageradamente, desencadeando uma série de sintomas característicos das alergias. E essa resposta inflamatória pode afetar não apenas o trato respiratório, mas também os olhos.
O consumo de alimentos alergênicos, como amendoim, leite, ovos e peixe, pode causar sintomas oculares. Se você perceber que alguns alimentos estão sempre envolvidos com as suas crises alérgicas, busque orientação médica para investigar a relação.
Lave os olhos para remover partículas ou cílios que causam o desconforto. Compressas frias com água também podem ajudar a acalmar a irritação. Ainda, procure descansar os olhos evitando o uso de telas, pois é importante minimizar o estresse. Se ainda assim houver desconforto, procure um oftalmologista.
O sintoma mais comum é uma súbita mudança no padrão de visão, ou mesmo a perda de visão. De acordo com Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, essa perda de visão pode abranger todo o olho, mas nem sempre é assim.
O que fazer quando o olho está irritado é vermelho?
Aplique compressas embebidas em água fria ou soro fisiológico sobre os olhos fechados para aliviar o desconforto; Repita estas operações várias vezes por dia até o problema estar resolvido.
Segundo a Dra. Juliana Petroni, oftalmologista aqui na CM Martins, “a ansiedade pode, também, acometer a visão, pois acontece um espasmo do músculo ciliar, deixando difícil a gente encontrar o foco adequado. Isso gera erros refracionais como miopia e hipermetropia falseada”.
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).
Uma massagem suave é muito relaxante para os olhos. Usando as pontas dos polegares, massage a área abaixo do sobrancelhas - a partir da parte superior do nariz até a borda externa da pálpebra - em movimentos circulares. Sente-se com a coluna reta e estique um braço à frente do nariz, com o polegar apontando para cima.
CLARITIN® é indicado para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos.
A blefarite é uma inflamação das bordas das pálpebras, possivelmente com escamas espessas, crostas, úlceras superficiais, ou vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras. A inflamação é causada por determinadas infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas.
Isso pode acontecer por causa de diferentes fatores, como envelhecimento, efeitos colaterais de medicamentos ou fatores ambientais, como ar seco ou vento. Também é importante contar que pessoas com síndrome do olho seco podem ter outros sintomas, por exemplo, coceira, queimação, vermelhidão ou olho inchado.
As complicações advindas do estresse mental são bem difundidas e temidas, como por exemplo, as doenças cardiovasculares (como infarto e AVC), distúrbios do sono e depressão. Porém, o que poucas pessoas sabem é que, o estresse também pode afetar e causar doenças oculares.
Para diminuir o desconforto, a pessoa deve manter o olho fechado algum tempo, evitando a exposição direta à luz, o que pode ajudar a acalmar a irritação.
O que é estresse visual? Também chamado “Síndrome Da Visão Por Computador”, o estresse visual é o estado de cansaço dos olhos ocasionado por longas horas de exposição às telas, algo que aumentou significativamente nos últimos dois anos.