A boca inchada pode ter diversas causas, desde problemas simples até situações mais sérias, como por exemplo, alergias, infecções, câncer de boca, questões emocionais, traumas, abcesso dentário ou impetigo; veja mais detalhes de cada um desses motivos abaixo.
Infecção. Infecções bacterianas ou virais podem causar o inchaço dos lábios, geralmente acompanhado de sintomas como dor, vermelhidão e, em alguns casos, pequenas bolhas ou feridas na área afetada. Ela pode surgir de um corte que não foi tratado adequadamente ou de outra situação que cause um machucado na boca.
Os primeiros sinais costumam surgir minutos após a exposição ao alérgeno. Os sintomas vão evoluindo dentro de algumas horas e o quadro tende a desaparecer por completo após cerca de 24 a 48 horas. Os sinais típicos são o inchaço dos lábios e da face ao redor da boca.
Um quadro clínico denominado angioedema hereditário pode causar inchaços recorrentes. Doenças não hereditárias – como eritema multiforme, queimaduras solares, clima frio e seco ou traumatismos – podem igualmente causar inchaço labial. O inchaço labial por si só não é perigoso.
Principalmente se a causa do inchaço em sua boca for herpes, o uso de antivirais como o Aciclovir, podem te ajudar. Comprimidos anti-inflamatórios ou analgésicos, como o ibuprofeno ou paracetamol, também podem ser usados para aliviar os sintomas causados na boca.
O angioedema é o inchaço de áreas de tecido subcutâneo que, por vezes, afeta a face e a garganta. O angioedema pode ser uma reação a um fármaco ou outra substância (fator desencadeante), uma doença hereditária, uma complicação rara do câncer ou uma doença imunológica; no entanto, às vezes, a causa é desconhecida.
A região dos lábios é extremamente sensível e possui muitos vasos sanguíneos, por esse motivo o inchaço é uma situação comum e pode durar até 48 horas após a aplicação. O médico responsável pelo procedimento recomendará o uso de compressa de gelo no local para aliviar o inchaço.
Angioedema. Esse tipo de alergia de pele causa um inchaço nas camadas profundas da nossa derme. Muitas vezes é visto em conjunto com urticária. O angioedema muitas vezes ocorre em tecidos moles, como pálpebras, boca ou genitais.
O diagnóstico é feito inicialmente com a mensuração do C4 – que se encontra geralmente abaixo do normal – e com a determinação quantitativa e funcional do C1-INH. A deficiência quantitativa caracteriza o angioedema hereditário tipo I, mais comum, enquanto a deficiência funcional, o tipo II.
Ser portador de Angioedema Hereditário significa estar sujeito a uma série de condições emocionais complexas. Muitos pacientes acabam deixando de realizar uma série de coisas por receio de ocasionar uma nova crise, vivendo em constante angústia, principalmente por temer um edema de glote, muitas vezes fatal.
A dermatite labial pode ser causada por fatores como alergias a ingredientes em produtos labiais, exposição ao sol excessiva, ressecamento dos lábios, infecções virais (como herpes labial) e irritantes, como saliva ou alimentos ácidos.
As causas do inchaço na boca por alergia podem variar, mas as mais comuns são: Alimentos: Alergias alimentares, como a nozes, peixes, mariscos e frutos do mar, podem causar inchaço na boca se ingeridos. Picada de insetos: Picadas de insetos, como abelhas e vespas, podem desencadear alergias que incluem boca inchada.
até 3 dias para alergias respiratórias. algumas horas ou até um dia para alergia alimentar (o início geralmente é imediato); reação imediata que pode durar de 30 minutos até uma hora (quando os sintomas aparecem depois de 24h, pode perdurar por semanas); de 4 dias até duas semanas para alergias cutâneas.
Os anti-histamínicos não-sedativos são a primeira e melhor linha de tratamento nos casos de angioedema adquirido idiopático. Os corticosteróides orais ou endovenosos podem ser necessários em situações de edema mais grave ou localizações mais perigosas.
O herpes na boca causa inchaço, bolhas e formigamento nos lábios. Além dele, outras infecções, como candidíase, também podem causar inchaço e vermelhidão ao redor dos lábios.
Para aliviar inflamações nos lábios, deve-se fazer compressa com água morna, e podem ser usados comprimidos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, prescrito pelo clínico geral, para aliviar a dor e o inchaço.
Quando uma pessoa está sob estresse extremo, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol, que podem afetar o sistema imunológico e desencadear respostas inflamatórias no corpo — causando sintomas como vermelhidão e coceira na pele, segundo Rosângela Casseano, psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental, ...
Nos casos mais simples, a boca inchada causada por traumas pode ser tratada de maneira caseira, com a aplicação de compressas de gelo. Se houver muita dor e sangramentos, é necessário procurar atendimento médico para que se avalie a necessidade de dar pontos no local e seja receitado medicamentos para aliviar a dor.
Costuma manifestar-se logo após a ingestão dos alimentos e não há uma época determinada para o seu aparecimento. Muitas pessoas comem certos alimentos durante toda a sua vida sem problemas, até que aparecem as reações. A sintomatologia mais comum apresenta-se como: Comichão, formigueiro, prurido.
A pomada de sulfadiazina de prata e nitrato de cério possui ação cicatrizante e antiviral, podendo ser usada para aliviar os sintomas de coceira ou sensação de queimação nos lábios. Além disso, também tem ação antimicrobiana, prevenindo a infecção da bolha ou ferida nos lábios.
Um corpo em reação alérgica demonstra o inchaço com comportamento acelerado, ou seja, ele se torna evidente logo após o contato com a substância alérgena. O angioedema como sinal de alergia responde (melhora) com as medicações utilizadas para tratamento dessas reações.
Angioedema é o edema da derme profunda e tecidos subcutâneos. Costuma ser uma reação aguda, mas às vezes mediada por mastócitos, causada pela exposição a um fármaco (p. ex., inibidores da enzima conversora da angiotensina), veneno, dieta, pólen ou alérgenos de pelo de animais, ou pode ser idiopática.
O inchaço é causado pela liberação de substâncias químicas (como a histamina) dos mastócitos na pele, que causam o vazamento temporário de líquido para fora dos pequenos vasos sanguíneos. A coceira pode ser grave. A urticária possui bordas definidas e pode ter uma parte central pálida.